A Honda GB 350S 2025 está sendo relançado na Europa. O modelo é praticamente o mesmo da CB 350 lançado neste ano em boa parte da América do Sul. Destaque para o motor de 21 cv, design clássico com tecnologia moderna e homologação Euro5, o que a aproxima do nosso Promot 5.
A Honda GB 350S 2025 foi relançada oficialmente no mercado europeu, marcando a expansão de um modelo que combina o charme retrô com inovações tecnológicas. Conhecida como CB350 na Índia e América do Sul, onde já faz sucesso, a moto destaca-se pelo motor monocilíndrico de 348 cc refrigerado a ar, capaz de entregar 21 cv de potência a 5.500 rpm. Com homologação Euro5, que facilita sua adaptação ao Promot 5 brasileiro, ela surge como uma promessa no segmento de baixa cilindrada com estilo clássico.
Embora o preço para o mercado europeu ainda não tenha sido revelado, na Colômbia a CB 350, foi lançado por $ 18.990.000 Pesos Colombianos. Na verdade esses 18 milhões e 990 mil, equivalem, em conversão direta, algo perto de R$ 25 mil reais. A chegada ao Brasil permanece incerta, mas “há sinais” de que a Honda está avaliando a receptividade do público nacional para um lançamento futuro.
O modelo se posiciona como uma concorrente direta das motos 350 da Royal Enfield, com visual minimalista e funcionalidades modernas, como embreagem deslizante, controle de tração (HSTC) e iluminação full LED. Essas características tornam a Honda GB 350S 2025 uma opção interessante para o mercado europeu e quem sabe, possíveis mercados emergentes, incluindo o Brasil.
Vem para o Brasil?
A Honda CB 350 foi registrada no Brasil através do INPI, há algum tempo. A notícia ganhou fama, sendo noticiada em todos os grandes portais especializados em motos, indicando que a montadora quer proteger o design do modelo contra cópias. Mas até o momento sem confirmar (nem negar!) seu lançamento.
Como já dissemos, a CB 350 é o equivalente da Honda para esse mesmo modelo na Índia e América do Sul.
Durante a Capital Moto Week deste ano, em Brasília, a Honda apresentou conceitos de visual clássico baseados na CB 300F Twister, reforçando a conexão com suas antecessoras. A marca a princípio coletou opiniões dos visitantes sobre os conceitos “clássico” apresentados, sugerindo que a empresa está avaliando a receptividade do mercado para um modelo com estilo retrô. Mas como todos os segredos da Honda, nenhuma palavra a respeito de um possível lançamento.
Com a GB 350S 2025 já homologada para o Euro5, programa de controle de emissões de poluentes da Europa que é muito semelhante ao Promot 5 brasileiro, o lançamento por aqui pode ficar mais próximo. Mas neste momento, apenas especulações. Como vimos em outros lançamentos no Brasil, a Honda nega qualquer informação até horas antes de um modelo novo ser lançado.
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Estilo GB 350S 2025
O design da Honda GB 350S 2025 reforça a identidade clássica da marca. O tanque de combustível em aço, os painéis laterais e os para-lamas dianteiros em resina complementam o visual “Neo retrô“, enquanto o painel de instrumentos mistura um velocímetro analógico com um display digital que informa as marchas.
Na parte estrutural, a moto é construída sobre um quadro de berço semi-duplo, que garante rigidez e estabilidade, ideal para diferentes tipos de terreno. As suspensões também reforçam o conforto e a funcionalidade: na dianteira, há um garfo telescópico de 41 mm, enquanto na traseira estão presentes dois amortecedores.
Os freios, equipados com ABS, incluem um disco dianteiro de 310 mm, assegurando eficiência em frenagens e maior segurança para o piloto. Além disso, o Sinal de Parada de Emergência (ESS) aciona automaticamente as luzes de emergência em situações de frenagem brusca, reforçando o compromisso com a segurança.
Motor
O motor monocilíndrico de 348 cc refrigerado a ar é uma das grandes atrações da Honda GB 350S 2025. Com torque de 29 Nm a 3.000 rpm, a moto oferece aceleração consistente e desempenho adequado tanto para deslocamentos urbanos quanto para viagens mais longas.
O câmbio de 5 marchas vem acompanhado de uma embreagem assistida e deslizante, que reduz os esforços do piloto e garante trocas de marcha mais suaves. A velocidade máxima declarada é de 114 km/h, e o consumo médio (segundo a Honda) chega a 40 km/l, conforme testes no padrão WMTC.
Outras inovações incluem a tecnologia HSTC (Honda Selectable Torque Control), que gerencia o controle de tração e oferece maior estabilidade em pisos variados.
Cores e Preço
No mercado europeu, a Honda GB 350S 2025 estará disponível em três cores: Puco Azul, Gunmetal Preto Metálico e Pérola Cinza Lama Profundo. Além disso, a marca oferece uma linha completa de acessórios, incluindo alforjes, protetores de motor e opções de telas, permitindo personalização e maior funcionalidade.
O preço para o mercado europeu não foi revelado, mas segundo divulgação oficial da Honda, o modelo terá um “preço imbatível”.
Na América do Sul, a CB 350, que é mesma moto, com pouquíssimas alterações, chegou em maio deste ano. O preço de lançamento ficou em $ 18.990.000 Pesos Colombianos! Não se impressione com a quantidade de zeros. Na verdade esses 18 milhões e 990 mil, equivalem, em conversão direta, algo perto de R$ 25 mil reais. Obviamente se chegar ao Brasil, o preço deverá mudar bastante.
Honda GB 350S 2025 – Ficha Técnica
MOTOR | |
Tipo | Monocilíndrico a 4 tempos, SOHC, 2 válvulas, arrefecido por ar |
Cilindrada | 348 cm³ |
Diâmetro e curso | 70 mm x 90,5 mm |
Relação de compressão | 9,5 : 1 |
Potência máxima | 15,5 kW (21 CV) às 5500 rpm |
Binário máximo | 29,0 N·m às 3000 rpm |
Nível de ruído | Urbano: 80,8 dB; Aceleração total: 77 dB |
Capacidade de óleo | 2,5 L |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO | |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 15 L (incl. reserva) |
Emissões de CO2 (WMTC) | 57 g/km |
Consumo de combustível (método WMTC) |
2,5 litros/100 km – 40 km/litro (modo WMTC) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Capacidade da bateria | 12 V 6,3 Ah |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, assistida com função de escorregamento, discos múltiplos |
Tipo de caixa | 5 velocidades |
Transmissão final | Por corrente |
CHASSI | |
Tipo | Berço, tubos de aço |
DIMENSÕES | |
Dimensões (C x L x A) | 2175 mm x 790 mm x 1100 mm |
Distância entre eixos | 1440 mm |
Ângulo da coluna da direção | 27° |
Eixo de arraste (trail) | 120 mm |
Altura do banco | 800 mm |
Altura ao solo | 168 mm |
Peso em ordem de marcha | 178 kg |
Raio de viragem | 2,4 m |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica de 41 mm de diâmetro – 106 mm de curso. |
Traseira | Amortecedor duplo – 120 mm de curso |
RODAS | |
Dianteira | Alumínio fundido, 14 raios |
Traseira | Alumínio fundido, 14 raios |
Dimensão da jante dianteira | 19M/C X MT2.50 |
Dimensão da jante traseira | 17M/C X MT4.00 |
Pneu dianteiro | 100/90-19 |
Pneu traseiro | 150/70-R17 |
FREIOS | |
Tipo de sistema ABS | 2 canais |
Dianteira | Um disco de 310 mm x 4 mm com pinça de dois êmbolos |
Traseira | Um disco de 240 mm x 4 mm, com pinça de um êmbolo |
INSTRUMENTOS E SISTEMAS ELÉTRICOS | |
Instrumentos | Velocímetro analógico descentrado Indicador digital para mudança engrenada, consumos médio e instantâneo, distância restante em reserva e indicador ECO |
Farol | LEDs |
Luz traseira | LEDs |
Entrada USB | Opcional |
Caraterísticas Adicionais | HSTC e ESS |