InícioMarcasDucatiDucati Monster completa 30 anos: Conheça a história da lenda italiana.

Ducati Monster completa 30 anos: Conheça a história da lenda italiana.

A Ducati Monster, está completando 30 anos em 2023. Desde o seu lançamento em 1993, a Monster tem sido sinônimo de estilo e potência. Vamos falar um pouco da história dessa lenda italiana que salvou a Ducati da falência no início dos anos 90, seu design inovador, que praticamente criou o conceito Naked, e a evolução com a Monster 937 2022.

Ducati Monster 2022 - a Monster mais recente
Ducati Monster 2022 – a Monster mais recente

Nascimento da Ducati Monster

A Ducati Monster nasceu da visão e coragem do designer Miguel Angel Galluzzi. Na década de 1990, a Ducati estava passando por dificuldades financeiras e precisava de um novo modelo para impulsionar as vendas. Foi então que Galluzzi concebeu a ideia de uma motocicleta minimalista, com uma estética crua e despojada, baseada na Ducati 900 SuperSport, sem a carenagem.

Ducati Supersport inspiração o designer Miguel Angel Galluzz
Ducati Supersport inspiração o designer Miguel Angel Galluzzi

Uma das características mais marcantes da Ducati Monster é o seu design revolucionário. Galluzzi conseguiu criar uma motocicleta que combinava elementos clássicos e modernos, resultando em um estilo único. A ausência de carenagens e o quadro exposto deram à Monster uma aparência agressiva e distintiva, que ainda hoje é reconhecida instantaneamente.

Ducati Monster M900 - 1993. Sim, existiu uma Monster amarela.
Ducati Monster M900 – 1993. Sim, existiu uma Monster amarela.

Quando a Ducati Monster foi apresentada pela primeira vez no Salão de Colônia (Alemanha), em 1992, sua recepção foi fenomenal. A motocicleta atraiu imediatamente a atenção do público e da imprensa especializada, tornando-se um sucesso instantâneo. A Monster revolucionou o mercado de motocicletas ao criar uma nova categoria, conhecida como “naked bikes”, que rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.

Ducati Monster M900 - 1993
Ducati Monster M900 – 1993

A primeira geração da Ducati Monster foi lançada em 1993, com o modelo M900. O chassi treliçado exposto, se tornaria uma das marcas registradas da Monster. A motocicleta era equipada com um motor V-twin de 900cc.

O design da Ducati Monster sempre foi uma das suas características mais marcantes. Com seu estilo agressivo, a Monster M900 se destacava pelo chassi treliçado exposto, que não era apenas esteticamente atraente, mas também fornecia rigidez e leveza, garantindo uma boa pilotagem.

Ao longo dos anos, a Monster passou por evoluções, atualizações de design e novas versões com diferentes cilindradas. A adição de carenagens parciais, novas linhas aerodinâmicas e detalhes sofisticados aprimoraram ainda mais sua aparência.

Ducati Monster 797 - lançada em junho de 2018, com as treliças à mostra
Ducati Monster 797 – lançada em junho de 2018, com as treliças à mostra

A Ducati também lançou edições especiais e limitadas, como a Monster S4RS Tricolore e a Monster 1200 25° Anniversario, para comemorar marcos importantes na história da motocicleta.

Monster 1200 25° Anniversario
Monster 1200 25° Anniversario

Ducati Monster 937 – 2022 – a Monster mais recente

A Ducati Monster lançada no Brasil em setembro de 2022 é versão mais recente da naked trintona. Ela busca ser uma evolução do modelo anterior, a Monster 821.

Ducati Monster 937 - 2022
Ducati Monster 937 – 2022

Segundo informações da marca, a Ducati fez uma revisão completa, resultando em uma motocicleta totalmente reformulada. A primeira grande mudança foi a redução de peso. Comparada à geração anterior, a Monster perdeu 18 kg. Essa redução de peso é um feito notável e contribui para tornar a moto mais ágil e econômica.

Um dos principais responsáveis por essa redução de peso é o chassi. O tradicional quadro de treliça foi substituído por um chassi em liga de alumínio inspirado no da Panigale V4. Essa mudança não apenas ajudou a reduzir o peso, mas também trouxe maior rigidez e estabilidade à motocicleta.

Além do chassi, outros elementos também contribuíram para a redução de peso. As rodas estão mais leves, com uma redução de 1,7 kg. O braço oscilante teve uma diminuição de 1,6 kg, e o sub-quadro traseiro ficou 1,9 kg mais leve. O sub-quadro traseiro apresenta a tecnologia GFRP (Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), que além de torná-lo mais leve, também o torna mais resistente e robusto.

Motor 937 cc

O Motor V2 também ficou mais leve, com uma redução de 2,1 kg. A cilindrada aumentou de 821 para 937 cc, resultando em um aumento de potência significativo. O motor rende agora 111 cavalos de potência a 9.250 rpm e 9,5 kgfm a 6.500 rpm.

Apesar do aumento na potência, a Monster ainda está em conformidade com as novas regras de emissões do Euro5. Além disso, a Ducati deu uma atenção especial à entrega de torque, que agora está mais presente em baixos giros. Essa melhoria no desempenho garante uma experiência aprimorada tanto na cidade quanto na estrada.

Motor V2 de 937 cv
Motor V2 de 937 cv

Tecnologia e Recursos

A nova Ducati Monster vem equipada de série com o Quick Shift Up & Down, que permite a troca de marchas sem a necessidade de acionar a embreagem. Além disso, a Monster conta com sistemas eletrônicos avançados, como cornering ABS, controle de tração, controle de wheelie e launch control para arrancadas emocionantes.

Painel full-TFT de 4,3 polegadas
Painel full-TFT de 4,3 polegadas

O painel full-TFT de 4,3 polegadas é responsável por fornecer todas as informações necessárias ao piloto. Completando o pacote tecnológico, a Ducati garante uma experiência de pilotagem moderna e segura.

O preço sugerido continua sendo de R$ 86.990. O mesmo preço desde a apresentação no Brasil em setembro de 2022.

Ficha Técnica da Ducati Monster 2022

Motor: Testastretta 11° a 90°, 4 válvulas por cilindro, distribuição desmodrômica refrigeração líquida
Cilindrada: 937 cc
Potência: 111 CV @ 9.250 rpm
Torque: 9.5 kgfm @ 6.500 rpm
Embreagem: com acionamento hidráulico
Chassi: em liga de alumínio
Suspensão dianteira: com ø43 mm
Suspensão traseira: monoamortecida, com ajuste de pré-carga e balança em alumínio
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Rosso 3 – 120/70 ZR17
Pneu traseiro: Pirelli Diablo Rosso 3 – 180/55 ZR17
Freio dianteiro: 2 discos semiflutuantes, ø320 mm, pinças Brembo M4 32, 4 pistões montados radialmente, Bosch ABS Cornering
Freio traseiro: 1 disco ø245 mm, pinça Brembo de 2 pistões flutuante, Bosch ABS Cornering
Peso seco: 166 kg
Peso em ordem de marcha: 188 kg
Altura do solo: 820 mm, com disponibilidade de banco como acessório que reduz a altura para 800 mm ou kit de molas de suspensão que reduz a altura para 775 mm
Capacidade do tanque: 14 litros

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.