A Ducati Monster, está completando 30 anos em 2023. Desde o seu lançamento em 1993, a Monster tem sido sinônimo de estilo e potência. Vamos falar um pouco da história dessa lenda italiana que salvou a Ducati da falência no início dos anos 90, seu design inovador, que praticamente criou o conceito Naked, e a evolução com a Monster 937 2022.
Nascimento da Ducati Monster
A Ducati Monster nasceu da visão e coragem do designer Miguel Angel Galluzzi. Na década de 1990, a Ducati estava passando por dificuldades financeiras e precisava de um novo modelo para impulsionar as vendas. Foi então que Galluzzi concebeu a ideia de uma motocicleta minimalista, com uma estética crua e despojada, baseada na Ducati 900 SuperSport, sem a carenagem.
Uma das características mais marcantes da Ducati Monster é o seu design revolucionário. Galluzzi conseguiu criar uma motocicleta que combinava elementos clássicos e modernos, resultando em um estilo único. A ausência de carenagens e o quadro exposto deram à Monster uma aparência agressiva e distintiva, que ainda hoje é reconhecida instantaneamente.
Quando a Ducati Monster foi apresentada pela primeira vez no Salão de Colônia (Alemanha), em 1992, sua recepção foi fenomenal. A motocicleta atraiu imediatamente a atenção do público e da imprensa especializada, tornando-se um sucesso instantâneo. A Monster revolucionou o mercado de motocicletas ao criar uma nova categoria, conhecida como “naked bikes”, que rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.
A primeira geração da Ducati Monster foi lançada em 1993, com o modelo M900. O chassi treliçado exposto, se tornaria uma das marcas registradas da Monster. A motocicleta era equipada com um motor V-twin de 900cc.
O design da Ducati Monster sempre foi uma das suas características mais marcantes. Com seu estilo agressivo, a Monster M900 se destacava pelo chassi treliçado exposto, que não era apenas esteticamente atraente, mas também fornecia rigidez e leveza, garantindo uma boa pilotagem.
Ao longo dos anos, a Monster passou por evoluções, atualizações de design e novas versões com diferentes cilindradas. A adição de carenagens parciais, novas linhas aerodinâmicas e detalhes sofisticados aprimoraram ainda mais sua aparência.
A Ducati também lançou edições especiais e limitadas, como a Monster S4RS Tricolore e a Monster 1200 25° Anniversario, para comemorar marcos importantes na história da motocicleta.
Ducati Monster 937 – 2022 – a Monster mais recente
A Ducati Monster lançada no Brasil em setembro de 2022 é versão mais recente da naked trintona. Ela busca ser uma evolução do modelo anterior, a Monster 821.
Segundo informações da marca, a Ducati fez uma revisão completa, resultando em uma motocicleta totalmente reformulada. A primeira grande mudança foi a redução de peso. Comparada à geração anterior, a Monster perdeu 18 kg. Essa redução de peso é um feito notável e contribui para tornar a moto mais ágil e econômica.
Um dos principais responsáveis por essa redução de peso é o chassi. O tradicional quadro de treliça foi substituído por um chassi em liga de alumínio inspirado no da Panigale V4. Essa mudança não apenas ajudou a reduzir o peso, mas também trouxe maior rigidez e estabilidade à motocicleta.
Além do chassi, outros elementos também contribuíram para a redução de peso. As rodas estão mais leves, com uma redução de 1,7 kg. O braço oscilante teve uma diminuição de 1,6 kg, e o sub-quadro traseiro ficou 1,9 kg mais leve. O sub-quadro traseiro apresenta a tecnologia GFRP (Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), que além de torná-lo mais leve, também o torna mais resistente e robusto.
Motor 937 cc
O Motor V2 também ficou mais leve, com uma redução de 2,1 kg. A cilindrada aumentou de 821 para 937 cc, resultando em um aumento de potência significativo. O motor rende agora 111 cavalos de potência a 9.250 rpm e 9,5 kgfm a 6.500 rpm.
Apesar do aumento na potência, a Monster ainda está em conformidade com as novas regras de emissões do Euro5. Além disso, a Ducati deu uma atenção especial à entrega de torque, que agora está mais presente em baixos giros. Essa melhoria no desempenho garante uma experiência aprimorada tanto na cidade quanto na estrada.
Tecnologia e Recursos
A nova Ducati Monster vem equipada de série com o Quick Shift Up & Down, que permite a troca de marchas sem a necessidade de acionar a embreagem. Além disso, a Monster conta com sistemas eletrônicos avançados, como cornering ABS, controle de tração, controle de wheelie e launch control para arrancadas emocionantes.
O painel full-TFT de 4,3 polegadas é responsável por fornecer todas as informações necessárias ao piloto. Completando o pacote tecnológico, a Ducati garante uma experiência de pilotagem moderna e segura.
O preço sugerido continua sendo de R$ 86.990. O mesmo preço desde a apresentação no Brasil em setembro de 2022.
Ficha Técnica da Ducati Monster 2022
Motor: Testastretta 11° a 90°, 4 válvulas por cilindro, distribuição desmodrômica refrigeração líquida
Cilindrada: 937 cc
Potência: 111 CV @ 9.250 rpm
Torque: 9.5 kgfm @ 6.500 rpm
Embreagem: com acionamento hidráulico
Chassi: em liga de alumínio
Suspensão dianteira: com ø43 mm
Suspensão traseira: monoamortecida, com ajuste de pré-carga e balança em alumínio
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Rosso 3 – 120/70 ZR17
Pneu traseiro: Pirelli Diablo Rosso 3 – 180/55 ZR17
Freio dianteiro: 2 discos semiflutuantes, ø320 mm, pinças Brembo M4 32, 4 pistões montados radialmente, Bosch ABS Cornering
Freio traseiro: 1 disco ø245 mm, pinça Brembo de 2 pistões flutuante, Bosch ABS Cornering
Peso seco: 166 kg
Peso em ordem de marcha: 188 kg
Altura do solo: 820 mm, com disponibilidade de banco como acessório que reduz a altura para 800 mm ou kit de molas de suspensão que reduz a altura para 775 mm
Capacidade do tanque: 14 litros