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Ducati DesertX: a big trail italiana é esperada no Brasil para o 2º semestre

A Ducati Brasil não bate o martelo, mas muitos apostam que Ducati DesertX, deverá chegar no segundo semestre de 2023. Motivos para isso existem, e não são poucos! Enquanto não temos um veredito da marca (e nem uma data), vamos conhecer um pouco melhor a big trail italiana, que parece ter saído direto de um rali dos anos 90.

Ducati DesertX: visual inspirado nos anos 80 e 90
Ducati DesertX: visual inspirado nos anos 80 e 90

Ducati DesertX: a big trail que alia visual clássico à tecnologia

A Ducati DesertX impressiona pelo porte e pelo visual diferenciado e claro, atualmente pelo que tem de melhor da tecnologia da marca italiana.

O modelo apareceu inicialmente no Salão de Milão de 2019. Ainda era apenas conceito, mas fez bastante sucesso. Dois anos depois, a Desert X estava sendo lançada nos mercados Europeu e Americano.

No seu lançamento em 2021 recebeu o motor bicilíndrico Testastretta em V com 937cm³, com 110cv, refrigeração líquida. Esse é o conjunto da Multistrada V2 e Monster, com as devidas adaptações. Mas, o visual de 30 anos atrás continuou.

A big trail raiz é esperada no Brasil no segundo semestre. Com o devido crédito, a informação inicial é do jornalista Téo Mascarenhas, do site Vrum. Segundo ele, a chegada da Ducati DesertX em solo nacional é certa. Oficialmente a Ducati não confirma. Porém, muitos dos lançamentos da marca italiana seguem esse modus operandi. Apesar de não haver confirmação, acreditamos que possa realmente chegar no segundo semestre.

Não existe base de preço. Pelo menos não até haver uma sinalização da Ducati Brasil. Mas no mercado americano, quando foi lançada, chegou por U$ 17.095 dólares. Equivalente hoje, (abril 2023) em conversão direta em real, por R$ 86.400. A Ducati Multistrada V2 S, atualmente está custando por aqui, R$ 96.990 enquanto que a Multistrada V4 S está em R$ 144.990. Caso a DesertX seja lançada no Brasil, acreditamos em preço intermediário entre os dos modelos Multistrada.

Ducati DesertX - big trail bastante aguardada no Brasil
Ducati DesertX – big trail bastante aguardada no Brasil

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Motor Testastretta da Multistrada

Como já dissemos, o motor é o mesmo que equipa a Ducati Multistrada V2 S e a Monster. Um bicilíndrico Testastretta de 937cm³ em V, com quatro válvulas por cilindro, refrigeração líquida. Potência de 110cv a 9.250rpm e torque de 9,4kgfm a 6.500rpm.

Transmissão secundária por corrente, com seis marchas. A relação de marchas foi encurtada até a quinta para que se consiga um melhor desempenho off-road. Já a sexta marcha é longa para proporcionar baixa vibração na estrada.

Por falar em estrada, o tanque de combustível da Ducati Desert X tem 21 litros. Mas existe um segundo tanque, na parte traseira, onde cambem mais 8 litros.

A DesertX carrega um segundo tanque na parte traseira

Na suspensão dianteira invertida, 46mm de diâmetro e 23cm de curso. Na traseira, monochoque, com 22cm de curso, ambas podem ser ajustadas. Freios ABS: na dianteira disco duplo de 32cm, pinças Brembo monobloco radiais de quatro pistões. Atrás disco simples de 26,5cm, com pinça flutuante.

Na eletrônica e tecnológica, carrega 6 modos de pilotagem: Enduro, Rally, Sport, Touring, Urban e Rain. Nos modos Enduro e Rally, o sistema ABS de três estágios pode ser desativado. Rodas raiadas com aros de 21 polegadas na dianteira, e 18 polegadas na traseira, com pneus Pirelli Scorpion Rally STR sem câmara.

 

Iluminação em LED com luzes diurnas (DRLs) em ambos os faróis.  Painel TFT colorido de cinco polegadas em formato tablet com dois modos de exibição. Sistema de navegação (opcional). Pode ser conectado ao smartphone pelo Ducati Multimedia System. Na lanterna traseira, o dispositivo Ducati Brake Light. Em caso de frenagem de emergência, acende automaticamente a luz de freio traseira.

Vamos acompanhar os próximos passos Ducati Brasil em relação à DesertX.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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