InícioNotíciasBrasil tem uma motocicleta para cada 8 habitantes

Brasil tem uma motocicleta para cada 8 habitantes

Quase 32 milhões de pessoas têm carteira “A” (de motocicleta) no Brasil. A Região Sudeste concentra a maior parte dos motociclistas. Homens são maioria, mas o número de mulheres está crescendo bastante.

mapa da motocicleta no Brasil
Reunião de motociclistas no Brasília Capital Moto Week – o maior encontro motociclístico da América Latina

Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro semestre de 2019 foram emplacadas 530.034 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 16% ante o mesmo período de 2018 (456.729 unidades). Quando falamos em produção, a proporção no Brasil é de uma motocicleta para cada oito habitantes. Na comparação com o mesmo período de 2018 o crescimento foi de 8,4%. São mais 27 milhões de motocicletas que rodam o país. O total de homens habilitados é de 24 milhões e setecentos mil e o de mulheres é de mais de 7 milhões e duzentos mil. Motociclistas acima de 50 anos correspondem a cerca de 30% dos habilitados.

“O segmento teve um aumento grande e percebemos esse crescimento dentro do festival. A expectativa é que mais de 350 mil motocicletas passem pelo Brasília Capital Moto Week e o passeio reúna aproximadamente 450 mil motocicletas”, conta Pedro Affonso Franco, um dos organizadores do evento.

Este ano, o festival reuniu mais de 500 mil pessoas entre os dias 23 de julho e 1º de agosto de 2019.

mapa da motocicleta no Brasil
Brasília Capital Moto Week

Perfil do motociclista brasileiro

Atualmente, 31.944.502 pessoas possuem habilitações da categoria A no País, que permite ao cidadão pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, conforme levantamento publicado pelo Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas 2019. Estas habilitações envolvem a categoria A isoladamente e também esta associada a outras, como AB, AC, AD e AE, correspondendo a 44,5% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) emitidas no Brasil. Entre estes habilitados, 77,3% são homens e 22,7%, mulheres.

Brasília Capital Moto Week
Perfil do brasileiro motociclista: homens são a maioria, mas “elas” estão pilotando cada vez mais

A região Sudeste do País concentra o maior número de motociclistas habilitados (42,2%), seguida pela Sul (20,3%), Nordeste (18,5%), Centro-Oeste (11,2%) e Norte (7,8%).

A maior faixa etária dos motociclistas brasileiros, tanto homens como mulheres, está entre 31 e 40 anos, com 31% para eles e 36,8% para elas, em relação ao total de faixas. Na somatória das principais faixas etárias, entre os homens quase 52% têm idade de 31 a 50 anos. Entre as mulheres, mais de 54% apresentam idades variando de 31 a 50 anos.

A motocicleta é utilizada como meio de locomoção por 92% de seus usuários no País. Simultaneamente a isso, é utilizada para o lazer por 67% e para o trabalho e geração de renda por 3% deles, considerando-se o múltiplo uso do veículo pelo mesmo condutor.

Cerca de 50 mil motos se reuniram no maior passeio motociclístico do mundo para celebrar a data e as conquistas do mundo das duas rodas no dia 27 de julho, o dia do motociclista e último dia do festival Brasília Capital Moto Week.
Cerca de 50 mil motos se reuniram no maior passeio motociclístico do mundo para celebrar a data e as conquistas do mundo das duas rodas no dia 27 de julho, o dia do motociclista e último dia do festival Brasília Capital Moto Week.

Fotos: rede social Brasília Capital Moto Week

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

MAIS ACESSADOS

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.