Mais uma vez a Honda Tornado 300 teve mais de 2.000 unidades fabricadas em um mês. Dessa vez em fevereiro de 2025. Mas as vendas, pelo menos no mercado nacional continuam baixas. Tem explicação?
Pelo segundo mês seguido, a Honda Tornado 300 registrou mais de 2 mil unidades fabricadas no Brasil. Em números específicos, foram fabricadas 2.160 neste mês de fevereiro de 2025. Os dados são da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Mas por algum motivo, pelo menos até o momento, a produção não condiz com as vendas. Pelo menos vendas no Brasil. A não ser que o modelo esteja sendo exportado. A Honda Brasil não deixa essa situação clara e até ano o ano passado, existiam filas de espera nas concessionárias.
Em uma pesquisa rápida, no site de vendas online Webmotors, o modelo aparentemente já está disponível nas lojas pelo Brasil. Em vários anúncios, a Honda Tornado 300 aparece com os preços entre R$ 31.370 – preço mais baixo – a R$ 38.990 – preço mais alto.

Lembrando que o preço sugerido pela marca é de R$ 30.240, sem frete ou impostos. Já o preço, segundo a Tabela Fipe, para o modelo zero, é de R$ 34.558. Consulta feita em 18 de março de 2025.

Vendas x Fabricação
Pelos números até o momento, a Honda Tornado 300 está com uma produção maior que suas vendas. No mínimo o dobro. Segundo os números da Abraciclo, em janeiro de 2025 foram produzidas 2.080 unidades e em fevereiro, como já dito acima, 2.160. O total produzido até o momento, é de 4.240 unidades.

Nas vendas, temos o seguinte quadro: em janeiro foram emplacadas 798 unidades e em fevereiro, 787. O total de unidades vendidas (segundo a Fenabrave) da Tornado 300 até o momento, neste ano de 2025, é de 1.585. Ou seja, temos uma diferença considerável de 2.655 unidades sobrando.
Porém, não sabemos se isso faz parte de alguma estratégia da Honda Brasil. Pode estar por exemplo, fazendo um certo estoque para conseguir atender uma posterior demanda. De todo jeito são apenas suposições.

O fato é que, passados 7 meses desde que foi Tornado 300 começou a chegar nas lojas, até agora está longe de ser uma concorrente a altura da Yamaha Lander 250. Pelo menos na questão das vendas! E a expectativa de muitos, era justamente essa disputa de mercado na mesma faixa de segmento.

O que diz a Honda
Em comunicado que recebemos no ano passado, a assessoria da Honda Brasil, deixou claro que a XR 300L Tornado não é um modelo de alta demanda nas vendas, como a Bros 160 ou a CG 160. Mas isso foi antes do aumento da produção. Ao que parece, o modelo que foi cercado de mistério antes do lançamento, não está atraindo o consumidor final. De todo jeito, vamos aguardar o próximo mês… Quem sabe tudo muda?

Honda XR 300L Tornado – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
Cilindrada: 293,5 cc
Potência Máxima: (24,3 cv) a 7500 rpm (Gasolina) / (24,8 cv) a 7500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: (2,70 kgf.m) a 5750 rpm (Gasolina) / (2,74 kgf.m) a 5750 rpm (Etanol)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 77,0 x 63,03 mm
Relação de Compressão: 93:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: LED
CAPACIDADE
Tanque de Combustível: 13,8 litros (Reserva 3,7 litros)
Óleo do Motor: 2,0 litros (1,5 litros p/ troca)
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2201 x 828 x 1298 mm
Distância entre eixos: 1429 mm
Distância mínima do solo: 268 mm
Altura do assento: 890 mm
Peso Seco: 143 kg
CHASSI
Tipo: Semi berço duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 227 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 90/90-21M/C 54S M+S
Pneu Traseiro: 120/80-18M/C 62S M+S