Segundo novas informações, a Yamaha vai fazer lançamento um neste mês de outubro de 2024. Nova Lander 250, Fazer 250, X-Max ou ainda a Factor 150? Vamos às possibilidades?
A Yamaha não confirma, mas segundo o Canal de Youtube, Duas Rodas Segurança e Aventuras, do “Tio Montanha”, a marca deverá fazer uma atualização de peso neste mês de outubro de 2024 para pelo menos 1 de seus modelos, que ainda não estão homologados pelo Promot 5 como linha 2025. Assista ao vídeo completo no final do artigo.
Yamaha vai fazer um lançamento neste mês de outubro
Segundo o apresentador, a sua “fonte informante” é bastante segura, mas o modelo que será lançado é segredo total. Entre as motos mais prováveis de lançamento estão uma possível nova Lander, Fazer 250, X-Max 250, N-Max 160 e até a Factor 150, que até agora não teve a atualização para 2025. Porém, não é possível dizer com exatidão a data exata.
Ainda como informação, a Yamaha Brasil teria inaugurado em julho deste ano, um centro tecnológico para testes, desenvolvimento e como função mais recente, homologar suas motos. Ou seja, a partir deste mês, a marca deverá apresentar seu primeiro lançamento, ou atualização (utilizando esse centro tecnológico), e posteriormente as próximas.
Antes de qualquer tentativa de adivinhar qual moto é essa que colocamos coberta na primeira foto, esqueça… a imagem é apenas ilustrativa, ok?
Absolutamente nenhum dos modelos que serão mostrados aqui tiveram qualquer tipo de confirmação oficial da Yamaha Brasil. O que iremos colocar “possíveis” é uma lista do que pode ou não acontecer de verdade.
Qual será o lançamento da Yamaha?
Nova Lander 2025
Desde aproximadamente setembro/ outubro do ano passado, os fãs da Lander sonham com um modelo maior que poderia ser uma 320cc ou 330cc. A imagem acima é apenas CG (Computer Generated), que circulou em algumas redes sociais, sobretudo no Instagram do Clube da Lander Oficial.
De todo jeito existe um boato sobre uma aproximação de alguns engenheiros que vieram diretamente da Yamaha para o Brasil, e poderiam trazer algo como a atualização da Lander para um motor acima de 300cc ou uma Ténéré 320.
Nada disso é de fato confirmado pela Yamaha. Nem mesmo qualquer tipo de registro de uma Lander acima de 300 cilindradas foi feito aqui ou qualquer lugar do mundo.
Achamos pouco provável que isso aconteça. Até porque uma provável “Nova Lander” já foi fotografada, filmada (veja a imagem do Canal Bill Motoka) e a mudança aparentemente é no farol dianteiro. Obviamente a outra mudança terá de ser no motor, com a redução de emissão de poluentes. Mas, sonhar não custa.
Nova Yamaha X-Max
Um outro modelo com amplas possibilidades de se tornar o lançamento da Yamaha é a nova X-Max 300. O modelo foi patenteado no Brasil e existe uma expectativa de que a X-Max 250 que temos por aqui seja atualizada.
No exterior, existem as versões 250 e 300 cilindradas. Mas, caso seja para acontecer uma atualização, apostamos na X-Max 300. Os diferenciais são, além do motor maior com 28 cv de potência, um novo visual, com os faróis (LED) em forma de “X”. Na parte tecnológica, um painel totalmente digital com conexões em smartphones.
A nova XMax 300 foi lançada no mercado europeu no final de 2022. Ela é esperada no Brasil. Porém, a Yamaha Brasil não se manifestou em absolutamente nada em relação a isso. OU SEJA, deveremos continuar com a X-Max 250, apenas adaptada para o Promot 5.
Os outros modelos que poderão (deverão!) ter atualizações são:
- Fazer 250: Modelo de sucesso no Brasil. Mas não acreditamos que terá grandes mudanças, além da atualização no motor para se adequar à homologação.
- N-Max 160: Scooter que terá de receber atualização para seguir competitiva no segmento.
- Factor 150: Ainda sem atualizações confirmadas para 2025, a Factor 150 também entra na lista como sendo a candidata a receber a atualização do motor.
A maior expectativa está a para a nova Lander 2025. Mas a possibilidade de lançamento neste mês de outubro é igual para qualquer um dos modelos.