A nova Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado brasileiro com design atualizado, motor adaptado às normas Promot 5 e novidades como iluminação em LED e painel digital. Disponível em três cores, a motocicleta traz melhorias e mantém sua proposta para trilhas e uso urbano.
Na última semana a Honda XRE 190 2025, chegou com atualizações importantes para o modelo. A motocicleta continua com o conhecido motor de 190 cc, agora ajustado para atender às exigências ambientais do Promot 5, programa que regulamenta as emissões de poluentes no Brasil. Mantendo seu espaço entre as versões Bros 160 e XRE 300, a nova XRE 190 chega com um design mais robusto e moderno, pronto para agradar os fãs do segmento trail.
Nova Honda XRE 190 2025 – Cores, preços e garantia
A Honda oferece a XRE 190 2025 em três cores: vermelho perolizado, azul metálico fosco e a versão Adventure em cinza perolizado, que conta com grafismos exclusivos. O preço sugerido da versão Standard é de R$ 22.060, enquanto a versão Adventure sai por R$ 22.496. Esses valores são sugeridos para a cidade de São Paulo, sem incluir o frete e o seguro.
Honda XRE 190 2025 – Preços sugeridos:
R$ 22.060 (Standard)
R$ 22.496 (Adventure)
O modelo conta com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de oferecer o óleo Pro Honda gratuito em até sete revisões. O intervalo de manutenção permanece de 6.000 km ou seis meses, com a primeira revisão obrigatória aos 1.000 km ou seis meses após a compra.
O destaque na Honda XRE 190 2025 é o design atualizado. As carenagens foram remodeladas para dar ao modelo uma aparência mais encorpada e sofisticada, envolvendo o tanque de combustível de maneira mais harmoniosa. A mudança é complementada pela adoção de faróis, lanternas e piscas em LED, o que não só melhora a visibilidade, mas também confere um ar mais moderno à motocicleta.
O painel digital do tipo “blackout” também faz parte das novidades. Ele oferece informações úteis como indicador de marcha, hodômetros total e parcial, além de um computador de bordo que informa o consumo médio e a autonomia da moto. Outro diferencial interessante é a inclusão de uma porta USB-C, permitindo ao piloto carregar dispositivos móveis durante os trajetos, um item cada vez mais valorizado.
A parte traseira também foi redesenhada, com a ponteira de escapamento da Sahara 300 e Tornado 300. O bagageiro integrado às alças laterais é uma adição prática para os usuários que utilizam a moto para transporte diário.
Motor e desempenho
A Honda XRE 190 2025 continua equipada com o motor monocilíndrico OHC de 184,4 cm³, que gera 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, ambos a 8.000 rpm. Embora os números de potência sejam ligeiramente menores que os da versão anterior, com 16,4 cv e 16,3 cv, essa redução foi necessária para atender às novas exigências ambientais do Promot 5.
O torque, no entanto, permanece praticamente o mesmo: 1,66 m.kgf com etanol e 1,65 m.kgf com gasolina, a 6.000 rpm. A transmissão segue a mesma, com cinco marchas, embreagem multidisco em banho de óleo e transmissão final por corrente.
Ciclística e suspensões
No que diz respeito à ciclística, a Honda XRE 190 2025 traz melhoria na suspensão dianteira. A moto agora conta com um garfo telescópico de tubos com 33 mm de diâmetro e curso de 180 mm, aumentando a resistência a torções e melhorando a performance em terrenos irregulares. A suspensão traseira, por sua vez, manteve o monoamortecedor com curso de 150 mm, oferecendo uma boa absorção de impactos em trilhas leves e uso urbano.
As rodas seguem o padrão de motos trail, com aros de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, ambas equipadas com pneus mistos Pirelli MT 60, garantindo boa aderência em diferentes superfícies. O sistema de freios também não mudou: um disco de 240 mm na dianteira com ABS e um disco de 220 mm na traseira.
Outro ponto positivo é o leve ajuste no peso do modelo, que caiu de 127 kg para 126 kg, favorecendo a relação peso/potência e facilitando a condução, tanto em áreas urbanas quanto em trilhas.
Nova Honda XRE 190 2025 – Ficha Técnica
MOTOR: 1 cilindro, OHC, 184,4 cc
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL: Gasolina e etanol
POTÊNCIA ETANOL: 16 cv a 8.000 rpm
POTÊNCIA GASOLINA: 15,9 cv a 8.000 rpm
TORQUE ETANOL: 1,66 kgfm a 6.000 rpm
TORQUE GASOLINA: 1,65 kgfm a 6.000 rpm
DIÂMETRO x CURSO: 61,0 x 63,1 mm
CÂMBIO: 5 marchas
CHASSI: Semi berço duplo
COMPRIMENTO: 2.075 mm
LARGURA: 821 mm
ALTURA: 1.167 mm
ENTRE-EIXOS: 1.356 mm
DISTÂNCIA DO SOLO: 243 m