A Yamaha anunciou Ténéré 700 no Brasil. Mas a moto tão aguardada pelos brasileiros só chega de fato em 2025. Ainda assim, vale conhecer todos os detalhes.
O Festival Interlagos de 2024 teve uma enxurrada de lançamentos. Pode-se dizer que é o principal evento voltado para público duas rodas. Seja pelas experiências de pilotagem e contato com as motos ou pelos lançamentos das marcas, que guardam os modelos a 7 chaves até o dia da revelação.
Para quem achava que a internet iria “simplificar” os lançamentos dos novos modelos de motos, eventos como o Festival Interlagos estão provando exatamente o contrário. O festival ainda vai até domingo, 9 de junho de 2024. Mas já entra pra história como sendo da revelação que pode-se dizer, mais aguardada da Yamaha dos últimos anos. Que fez inúmeros “memes” e até notícias falsas: a Ténéré 700 no Brasil, finalmente!
A Yamaha Ténéré 700 foi lançada em 2019 na Europa, logo depois que a linha Ténéré deixou o Brasil. Mesmo com um atraso de 5 anos, parecia ser uma obstinação ter esse modelo da big trail Yamaha por aqui. Ainda assim, ela não chega em 2024. Vamos ter que esperar mais um ano. A pré-venda acontece no primeiro trimestre de 2025, quando iremos saber de fato o preço que será comercializada e a data que de fato chega nas lojas.
Para que tenhamos pelo menos uma base, na Europa o preço da T7 (apelido da Ténéré 700 no Brasil) parte de 10.950 Euros, o equivalente a cerca de R$ 60.800 reais em conversão direta do dia.
Inclusive esperamos variações da T7. Uma delas inclusive foi o modelo escolhido pela Yamaha Brasil para a apresentação no dia 05 de junho, com o para-lama dianteiro alto, que se parece com a versão Extreme.
Vamos conhecer Ténéré 700 em detalhes
Cockpit
A carenagem superior e os protetores de mão oferecem proteção contra vento e intempéries, ideais para viagens longas. O guidão de alumínio tipo Fat Bar proporciona maior resistência e um posicionamento elevado, facilitando a pilotagem em pé, comum no off-road. O cockpit também acomoda dispositivos de navegação, como GPS ou road book de rally.
Painel
O painel da Ténéré 700 é moderno e elegante, com display TFT colorido de cinco polegadas em estilo tablet. Existem duas opções de temas: um com design moderno e dinâmico, e outro com uma aparência tradicional, remetendo à era analógica.
Iluminação
O conjunto de iluminação frontal conta com um farol múltiplo de 4 projetores de LED, que oferece excelente iluminação, garantindo mais segurança e conforto durante a pilotagem noturna.
Cores
A Ténéré 700 está disponível em duas cores: Azul Metálico (Icon Blue) e Cinza Fosco (Tech Kamo).
Motor
O motor CP-2 da Yamaha, utilizado na Ténéré 700, possui tecnologia Crossplane, similar à da M1 da MotoGP. Este bicilíndrico em linha, de 689cc e DOHC, com arrefecimento líquido e injeção eletrônica, desenvolve 73,4 cv a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. O câmbio de seis velocidades tem engates precisos e acionamento suave, com relações de transmissão otimizadas para torque em baixa e média velocidade.
Suspensões
Na dianteira, a Ténéré 700 possui amortecedores Up Side Down com tubos de 43 mm de diâmetro e ajuste hidráulico, garantindo maior controle na pilotagem off-road. Na traseira, a suspensão monoamortecida com balança e links oferece uma pilotagem confortável e estável, tanto em estradas de terra quanto em rodovias.
Chassi
Construído em aço tubular com berço duplo, o chassi da Ténéré 700 é resistente, leve e compacto, contribuindo para uma curta distância entre eixos de 1.595 mm e um corpo estreito.
Freios
O sistema de freios da Ténéré 700 inclui dois discos dianteiros flutuantes e ventilados de 282 mm com pinças Brembo de duplo pistão, e um disco traseiro de 245 mm com pinça de um pistão. O ABS possui três modos: modo 1 (ABS em ambas as rodas), modo 2 (ABS apenas na roda dianteira) e modo 3 (ABS desligado).
Rodas
As rodas dianteira de 21 polegadas e traseira de 18 polegadas, ambas raiadas e com aros reforçados em alumínio da marca DID, combinam baixo peso com alta resistência a impactos.
Pneus
A Ténéré 700 vem equipada com pneus Pirelli Scorpion Rally, que oferecem excelente tração no off-road e durabilidade nas ruas. As medidas são 90/90 – 21 M/C 54V na dianteira e 150/70 R 18 M/C 70V na traseira.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!