Além do visual, tem mais alguma diferença entre a Honda Sahara 300 e XRE 300? Vamos ver alguns pontos de diferença entre as duas versões da XRE, com a ajuda de um especialista da Honda.
Não foi apenas tirar o “bico”. Existe uma evolução natural na nova versão da XRE 300 Sahara. Como assim versão? Sim, por mais que muita gente não admita, a Sahara 300 é sim uma nova geração da XRE 300. Não é um novo modelo, o nome homologado oficialmente pela marca é Honda XRE 300 Sahara. Na Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito – o modelo continua cadastrado como XRE 300.
A Honda XRE 300 surgiu em 2009. A Sahara 300 marca a terceira geração da XRE. Mas dessa vez a Honda resolveu apelar também para a parte emocional, além da natural evolução do modelo. O resgate do nome Sahara, alusiva à NX Sahara 350, que fez sucesso na década de 1990.
A intenção da Honda foi mostrar que o lançamento não é apenas uma continuidade para a linha XRE, mas também uma moto que dá uma cara nova para a sua linha trail. Que tal um comparativo entre as duas? É algo que todos os fãs da antiga XRE 300 buscam antes de ir à concessionária para conhecer a novidade. Quem vai nos ajudar nessa tarefa é o consultor de vendas Cristiano Rodrigues, da Honda Blokton, concessionária tradicional da Honda no Paraná, e uma das mais antigas do Brasil.
Sahara 300 e XRE 300: Visual semelhante, mas conjunto diferente
Apesar de serem parecidos visualmente, apresentam diferenças significativas em aspectos como chassi, motorização, eletrônica, transmissão e suspensão traseira.
“Destaca-se que o motor da Sahara 300 é mais potente e oferece recursos adicionais em comparação com a XRE 300. Entre as novidades, destacam-se a presença de uma tomada USB-C no guidão para recarga de dispositivos móveis, embreagem assistida e deslizante, sistema ESS (alerta de frenagem de emergência) e indicação no painel de troca de marchas. Além disso, adotou-se o quadro de instrumentos digital da CB 300F, mais completo em comparação ao da XRE”, comenta Cristiano.
O projeto da Sahara é mais recente, baseado nos modelos CRF 250F e CB 300F lançados em 2015 e 2022, respectivamente, enquanto a XRE 300 deriva da XR 250 Tornado de 2001, o que tem impacto direto na ciclística.
A XRE 300 tinha um perfil mais voltado para uso misto, adequado tanto para deslocamentos urbanos quanto para aventuras off-road e viagens em estradas. Por outro lado, a Sahara foi projetada com uma maior ênfase no desempenho fora de estrada, oferecendo agilidade e conforto para lidar com terrenos desafiadores com mais eficiência.
“O chassi mais leve da Sahara proporciona uma ciclística superior, adaptando-se facilmente a diversos tipos de terreno, incluindo trilhas fora de estrada”, destaca o consultor da Blokton.
Além disso, o amortecedor traseiro da Sahara conta com um ajuste de pré-carga em sete posições, característica ausente na XRE. Esse sistema permite que o piloto ajuste o nível de amortecimento de acordo com a carga transportada, seja apenas o piloto, com um passageiro ou com carga adicional.
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Motor da CB Twister 300F
Embora os números de desempenho da XRE 300 sejam ligeiramente superiores, a Sahara é impulsionada por um motor mais moderno e suave. É o mesmo que equipa a CB Twister 300F, com alguma atualização que resultou em ganhos de 0,5 cv de potência e 0,14 kgf.m de torque em comparação com a Twister.
A Honda Sahara 300 entrega 25,2 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque, enquanto a XRE 300 oferecia 25,6 cv de potência e 2,8 kgf.m de torque. A diferença nos números é compensada pelo comando simples no cabeçote (SOHC) da Sahara, que prioriza o torque em baixas rotações. Por outro lado, na XRE 300, o comando duplo no cabeçote (DOHC) favorece o desempenho em altas rotações.
Na prática, de acordo com o consultor, a Sahara proporciona “mais força” em rotações mais baixas, com respostas rápidas já a partir de 2.500 rpm, criando a sensação de que o motor é mais ágil. Enquanto na XRE 300, o motor precisava girar mais para alcançar o mesmo desempenho.
Câmbio de 6 marchas
O novo conjunto na Sahara apresenta um câmbio de seis marchas, a XRE 300 contava com 5 velocidades. Ele acrescenta a embreagem assistida e deslizante, uma tecnologia comumente encontrada em motos de alta cilindrada. Esta tecnologia evita o travamento da roda traseira durante reduções abruptas.
A função “assistida” do câmbio proporciona uma operação mais suave da alavanca de embreagem, tornando viagens e deslocamentos urbanos menos fatigantes.
“O motor gerenciado por uma transmissão de seis velocidades era algo que os clientes pediam há tempos. Ter uma marcha a mais garante um fôlego maior, principalmente para rodar na estrada”, diz Cristiano Rodrigues. E também garante uma condução mais suave e a redução no consumo e na vibração do motor.
Ambos os modelos praticamente se equiparam em termos de consumo e desempenho. A média de consumo para ambos gira em torno de 30 km por litro de gasolina no ciclo cidade-estrada. O tanque de combustível tem a mesma capacidade (13,8 litros), resultando em uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros – ideal para os entusiastas das viagens longas. Quanto à velocidade máxima, a Honda anuncia 129 km/h para a Sahara, em comparação aos 130 km/h da XRE.
Sahara é uma mini Africa Twin
O visual entre ambas é parecido, no entanto a Sahara apresenta uma linguagem visual semelhante à da Africa Twin, com novas carenagens. Uma distinção chamou a atenção dos fãs da linha trail da Honda: a Sahara não traz o “bico” visto na XRE. Por sua vez, as linhas, formas, cores e materiais unem bastante as duas gerações.
A Sahara 300 manteve as três versões já usadas pela XRE. A de entrada Standard (cor cinza), a intermediária Rally (vermelho e preto) e a topo de linha Adventure (bege), que ganhou itens de série exclusivos – para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem, não vistos no modelo aposentado.
As opções de cores disponíveis e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, são os seguintes:
• Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00
• Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00
• Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00
Para efeitos de comparação, a versão da entrada da XRE 300 ABS 2023, estava em R$ 25.000 e as versões Rally e Adventure eram oferecidas as R$ 25.600.