A Dafra acaba de anunciar o fim da parceria com a TVS. O modelo mais recente Apache RTR 200 não será mais produzido pela marca brasileira.
Em comunicado oficial na noite desta terça-feira 12 de março de 2024, a Dafra anunciou o fim da parceria com a TVS Motors, após 14 anos. Pelo comunicado, o acordo foi mútuo e amigável, apesar de não citar ou justificar razões.
Foram mais de 40.000 unidades da TVS Apache comercializados no Brasil pela Dafra. Isso, entre os modelos 150 e atualmente o de 200 cilindradas. A Dafra em comum acordo com a TVS continuará prestando serviços nas suas concessionárias aos modelos Apache 150 e Apache 200, assim como comercialização das peças de reposição. Entretanto, não foi estimada uma data até quando isso irá acontecer.
As últimas unidades da Apache RTR 200 ainda deverão serem comercializados pela marca brasileira até o que se encerre o estoque da linha de montagem.
Concentrar na marca SYM
Ainda pelo comunicado, a Dafra afirma que deverá concentrar suas atividades e foco no desenvolvimento da marca SYM, parceria também está completando 14 anos.
Haverá uma atualização do portfólio com o fim da parceria com a TVS, devendo chegar novos modelos da Taiwanesa SYM, inclusive um modelo que irá ocupar a mesma faixa de cilindrada e categoria da Apache RTR 200, ainda em 2024.
O modelo não foi divulgado, mas temos 2 “palpites” para a vaga da Apache RTR 200. O primeiro seria uma moto que foi comercializada no mercado norte americano, denominada SYM T2 250i.
Essa seria certeira: uma street, com motorização semelhante, de 250cc e injeção eletrônica. A única questão é que essa moto já é considerado um modelo descontinuado da SYM.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Nosso segundo chute, seria um modelo atual, que está no mercado europeu mas que nesse caso, não se encaixaria exatamente na mesma categoria da RTR 200. Trata-se da SYM NH-X. Seria uma variação digamos, mais “urbana” dos modelos NH que a Dafra já disponibiliza no Brasil.
Chegada da TVS Motors ao Mercado Nacional
No final de 2023 alguns rumores davam conta de que a indiana TVS estaria vindo para o Brasil e isso talvez fosse enfraquecer a parceria com a Dafra.
Oficialmente não existe nada da TVS Motors a respeito. Porém, já foi dito que a Mottu, que atualmente já monta a TVS Sport 110i em Manaus, estaria com um acordo de produção das motos da TVS no Brasil. Ambas empresas são indianas e isso poderia facilitar a parceria para uma entrada no mercado nacional. Mas essa história não é oficial, portanto considera-se apenas como uma possibilidade.
Caso a TVS Motors realmente se estabeleça como marca no Brasil, um dos modelos mais aguardados, seria a nova versão da Apache, a RTR 310. Além é claro de uma possível abertura de venda da Sport 110i para o mercado nacional. Atualmente ela só pode ser adquirida para serviços de entrega da Mottu.
Além da Apache e da Sport 110, a TVS conta com diferentes modelos de Scooters, Moped (que é um tipo de ciclomotor, parecido com antiga Mobilette), Motos Elétricas, Tuc-Tucs e claro, toda a gama de motos, sendo a maioria, modelos até 160cc.
Vamos aguardar as definições que essa história nos reservar para este ano de 2024. O mercado de motos no Brasil continua bem aquecido, e isso vai continuar despertando o interesse da marcas.