Definidos os preços e a data de venda da nova Honda XRE 300 Sahara 2024. As 3 versões chegam às concessionárias Honda ainda em dezembro de 2023. O modelo de entrada por R$ 27.090.
Em uma decisão estratégica, o nome Sahara foi escolhido para dar vida ao novo modelo de moto, buscando resgatar os valores de versatilidade completa. A XRE 300 Sahara 2024 surge como uma resposta às diversas necessidades dos usuários, desde os aventureiros que desejam percorrer o Brasil de ponta a ponta até aqueles que se limitam a trajetos urbanos cotidianos, e, em alguns casos, ambos simultaneamente. O novo lançamento apresenta-se em três versões: Standard, Rally e Adventure.
A fórmula técnica por trás da XRE 300 Sahara 2024 incorpora o chassi moderno da CRF 250F, reconhecido no cenário off-road, e o motor derivado da CB 300F Twister, o resultado, segundo a Honda, é uma moto que tenta unir o melhor dos dois mundos.
O MOTOR DA XRE 300 SAHARA 2024
Como já dissemos anteriormente, motor da Sahara 300 é o monocilíndrico, refrigerado a ar, com características técnicas que o diferenciam mesmo em comparação com o motor da XRE 300, apesar da pequena diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cm³ para 293,5 cm³. O novo motor, derivado da CB 300, apresenta uma relação entre diâmetro e curso do pistão que destaca o torque em baixas e médias rotações, resultando em uma resposta mais robusta e elástica. A redução do diâmetro do pistão (de 79 para 77 mm) e o aumento do curso (de 59,5 para 63 mm) contribuem para um ganho de cerca de 8% no torque a 3.000 rpm, proporcionando uma “pegada” mais forte na faixa de rotações mais utilizada.
A opção pelo comando simples OHC – Single Overhead Camshaft, em substituição ao anterior DOHC – Double Overhead Camshaft, destaca-se no cabeçote do motor. Essa escolha, com balancins roletados, não só mantém a potência máxima, mas também reduz dimensões, peso e complexidade mecânica. Essa seria a justificativa da Honda para a troca do DOHC pelo OHC.
FLEXIBILIDADE NO ABASTECIMENTO
Quanto à alimentação, a Sahara oferece sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne para abastecer com gasolina ou etanol, ou ainda a mistura de ambos em qualquer proporção. Importante ressaltar que o novo motor da XRE 300 Sahara 2024 está em conformidade com a legislação PROMOT 5.
O modelo ganhou a 6ª marcha, acompanhada por um novo sistema de assistência da embreagem, do tipo assistida e deslizante. Esses aprimoramentos resultam em um reduzido esforço para operar a alavanca, enquanto a embreagem deslizante proporciona segurança nas reduções de marchas mais extremas, evitando a perda de aderência da roda traseira.
O radiador de óleo, segundo a Honda, foi estrategicamente posicionado para resistir a tombos eventuais, contribuindo para a durabilidade do motor e reduzindo as chances de superaquecimento em condições de uso intensivo, garantindo a eficiência do lubrificante ao longo do tempo.
Veja também:
XRE 300 Sahara: agora é oficial; Honda confirma o lançamento no Brasil
Honda XRE 300 Sahara: confira 7 novos detalhes (e novas fotos!) sobre a trail
Vem aí a Honda XRE 300 Sahara. Possivelmente ainda em 2023.
Honda Sahara 300 é lançada em 3 versões; conheça a nova trail com fotos e ficha técnica
Honda XRE 300 Sahara: agora será que é verdade? Lançamento já teria data e até preço! Confira.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
SUSPENSÃO
A suspensão dianteira telescópica (não invertida), com tubos de 41 mmØ, oferece 245 mm de curso à roda. O aro de alumínio de 21 polegadas, combinado com o pneu de medida 90/90, proporciona estabilidade e resposta ágil em uma variedade de terrenos.
Na traseira, a XRE 300 Sahara 2024 apresenta uma nova balança de suspensão de alumínio, derivada da CRF 250F. Com um curso de 225 mm e um conjunto mola-amortecedor que oferece regulagem na carga da mola em sete níveis, a moto proporciona um controle personalizado.
O pneu traseiro, com medida 120/80 – 18, complementa a performance, garantindo aderência tanto em vias pavimentadas quanto em terrenos off-road. Os pneus Metzeler Karoo Street, desenvolvidos especificamente para a Sahara 300, contribuem para uma maior aderência em diversas condições de terreno.
Um fator que influencia positivamente a maneabilidade, frenagem e desempenho é a redução do peso a seco. Nas versões Standard e Rally, o peso diminuiu de 148 kg da XRE 300 atual, para 147 kg, enquanto na versão Adventure permanece em 149 kg.
SISTEMA ABS EM TODAS AS VERSÕES
O sistema de frenagem da XRE 300 Sahara 2024 apresenta ABS (Antilock Brake System) de dois canais para garantir a máxima segurança. O disco dianteiro, com 256 mm de diâmetro, é acompanhado por um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. Na roda traseira, o disco de 220 mm de diâmetro, associado a um cáliper de pistão simples com comando hidráulico, assegura uma frenagem eficaz em todas as condições.
Ainda como parte do sistema de segurança, o sistema ESS – Emergency Stop Signal aciona pisca alerta em frenagens bruscas acima de 50 km/h automaticamente.
PAINEL LCD BLACKOUT
A XRE 300 Sahara 2024 apresenta um novo painel digital LCD Blackout, também muito parecido com o da CB 300F. Este painel moderno não só confere um visual sofisticado, mas também oferece informações cruciais para um controle efetivo. Com indicador de marcha e dados essenciais, como velocidade instantânea, média, rotação do motor, nível do combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível e média, e tensão da bateria, você está sempre no comando.
A alta taxa de contraste da tela e o design do grafismo garantem uma visualização fácil em diversas condições de iluminação. O relógio, o indicador de manutenção periódica e as tradicionais luzes-alerta estabelecem um novo padrão de excelência no quesito painel para a Sahara 300.
PREÇOS DAS 3 VERSÕES DA HONDA SAHARA 300
Oferecida nas versões, Standard, Rally e Adventure, a XRE 300 Sahara estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de dezembro de 2023.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).
O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
As opções de cores disponíveis e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, são os seguintes:
• Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00
• Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00
• Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00
Para efeitos de comparação, a versão da entrada da XRE 300 ABS 2023, estava em R$ 25.000 e as versões Rally e Adventure eram oferecidas as R$ 25.600.