A Ducati Desert X já estava sendo esperada no Brasil e todos sabíamos que o preço não seria o item mais atrativo. Pois bem, a big trail da Ducati, que carrega o visual Rally Paris Dakar anos 80 e 90, está confirmada para chegar nas concessionárias da marca, a partir do dia 28 de junho de 2023 pelo preço de R$ 97.990.
Ducati Desert X – confirmada em 28 de junho de 2023 no Brasil
A Ducati Desert X foi projetada para enfrentar os terrenos off-road mais exigentes. Possui roda dianteira de 21″ e roda traseira de 18″. A Ducati combinou seu conhecimento em estradas com um foco específico no off-road para criar uma moto responsiva e fácil de pilotar.
O design da Desert X é uma interpretação contemporânea das motocicletas de Enduro dos anos 80. A moto é visualmente composta por três macroelementos: o tanque e as proteções laterais, o banco e o para-brisa com farol duplo. O uso de áreas em preto e branco dá ênfase estilística ao design. As superfícies em contato com o piloto foram cuidadosamente projetadas para oferecer conforto durante a pilotagem off-road.
A Desert X possui um novo quadro de treliça de aço que foi otimizado para oferecer uma operação eficaz em condições on ou off-road. A suspensão de longo curso com configurações dedicadas garante uma condução suave mesmo nos terrenos mais acidentados. A big trail tem o peso seco de 202 kg.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Motor Ducati Testastretta 11
O motor Testastretta 11 bicilíndrico de 937 cm³ refrigerado a líquido é o coração da nova Ducati Desert X. Com uma excelente confiabilidade, ele entrega uma potência de 110 cv a 9.250 rpm e um torque máximo de 9,4 kgf.m a 6.500 rpm na configuração Euro5.
O motor incorpora melhorias provenientes dos modelos Monster e Multistrada V2, incluindo uma embreagem de 8 discos extremamente leve e compacta, e uma caixa de câmbio equipada com um tambor montado sobre rolamentos para reduzir o atrito, melhorar a precisão e suavizar as trocas de marcha. Essas melhorias também contribuíram para a redução do peso total do motor em 1,7 kg em relação à versão anterior.
Freios
O sistema de freios recebeu a função ABS Cornering. A dianteira apresenta pinças radiais monobloco Brembo M50 com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial com alavancas ajustáveis e discos duplos de 320 mm com flanges de alumínio.
Na traseira, a moto possui único disco de 265 mm de diâmetro no qual funciona uma pinça flutuante de pistão duplo, sempre da Brembo. A regulação da potência de frenagem foi concebida para oferecer uma grande modulação tanto em condução fora de estrada como em pisos escorregadios, para não falar do fato de garantir a dose certa de potência na utilização em estrada.
Autonomia para Viagens Mais Longas
A Ducati Desert X oferece uma boa autonomia para enfrentar viagens mais longas. Seu tanque de combustível possui 21 litros de capacidade. Além disso, é possível adicionar um tanque extra na parte traseira como um acessório opcional, aumentando a capacidade em mais 8 litros. A transferência de combustível do tanque traseiro para o dianteiro é ativada automaticamente quando o nível de combustível no tanque principal fica abaixo de um determinado ponto, podendo ser controlada pelo painel.
Painel vertical
Um dos destaques deste modelo é o seu painel orientado verticalmente, posicionado para fornecer informações claras mesmo quando o piloto está em pé. Equipado com um display colorido TFT de 5” de alta resolução, esse painel apresenta recursos tecnológicos avançados e está preparado para integrar o Ducati Multimedia System, permitindo que o piloto se conecte ao telefone e desfrute de funções adicionais, como música e chamadas recebidas/efetuadas, além da navegação Turn-by-Turn (opcional), que exibe as direções diretamente no painel.
O piloto pode escolher dois modos de informação: Standard e Rally. No modo Standard, todas as informações essenciais sobre a estrada são fornecidas. O tacômetro e o velocímetro são claramente visíveis, assim como a marcha engatada, o nível de combustível e outras informações úteis sobre a viagem. Já o modo Rally apresenta a função tripmaster, que replica a operação do tripmaster utilizado em motos de rali. Com essa função, o piloto pode ajustar manualmente a indicação do hodômetro usando os botões do bloco de controle, proporcionando um maior controle sobre as informações exibidas.
Iluminação Full LED para uma Pilotagem Segura
A Ducati Desert X possui recursos tecnológicos premium, incluindo um sistema de iluminação full LED. O farol dianteiro duplo é equipado com dois módulos polielipsoidais de função dupla, que garantem excelente visibilidade em todas as condições. O farol possui luz diurna (DRL), proporcionando uma melhor identificação da motocicleta durante o dia. A luz traseira da DesertX também é equipada com o Ducati Brake Light, um sistema especial que, em caso de travagem brusca, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos seguintes.
Ducati Desert X no Brasil – Resumo das informações
• Sistema de iluminação Full LED