Exatamente isso. A Honda XRE 300 aparece no site nacional da Honda Motos como “Indisponível Temporariamente”. Segundo a marca, por um detalhe de fornecimento de produtos. Algo semelhante ao que aconteceu com as montadoras na época mais dura da pandemia. Porém, isso apenas aumenta a especulação a respeito de um novo modelo: a XRE 300 Sahara.
Honda XRE 300: indisponível por tempo indeterminado
A constatação foi feita pelo jornalista Thiago Moreno em reportagem para o UOL, e verificamos que realmente procede. No site da Honda a veterana XRE 300 aparece apenas como “Indisponível Temporariamente”.
Não existe nenhuma posição oficial da Honda a respeito do novo modelo que já está registrado no INPI como XRE 300 Sahara. Mas segundo a publicação de Thiago Moreno, a resposta da Honda para a interrupção nas vendas da XRE 300 existe, e seriam problemas não previstos no fornecimento de suprimentos. A indisponibilidade do modelo, ainda segundo a nota, seria durante todo o mês de abril.
Obviamente, cada modelo tem suas particularidades. Mas esses problemas de fornecimento de peças não afetam nenhum outro modelo da Honda. Nem mesmo a XRE 190, que tem o desenho muito parecido com o da XRE 300.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
A falta de um comunicado oficial da montadora apenas aumenta a especulação e expectativa para o novo modelo.
Ao que tudo indica, a nova XRE 300 Sahara, teria sua base de motor de acordo com a nova CB 300F Twister. Um novo motor monocilíndrico com câmbio de 6 seis marchas. Muito provável com embreagem deslizante e assistida. A potência deverá ficar em torno de 22,6 cv a 7.500 rpm.
Quanto a Honda XRE 300, a última grande mudança no modelo aconteceu para a linha 2019, quando recebeu freios ABS, iluminação full LED e o painel passou a apresentar informações completas sobre consumo e autonomia.
Vamos continuar acompanhando o caso!
Ficha Técnica da Honda XRE 300 2023
Tipo: DOHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 291,6 cc
Potência Máxima: 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,80 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 79,0 x 59,5 mm
Relação de Compressão: 9,0:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 6 Ah
Farol: Full LED
Tanque de Combustível: 13,8 litros
Óleo do Motor: 2,0 litros
Comprimento x Largura x Altura: 2.195 x 838 x 1.215 mm
Distância entre eixos: 1.417 mm
Distância mínima do solo: 259 mm
Altura do assento: 860 mm
Peso Seco: 148 kg