A KTM 1290 SuperDUKE R 2022 – “The Beast” – chega oferecendo altos padrões de tecnologia e desempenho, inspirada na RC16 MotoGP.
Grande agressividade visual e toda a tecnologia e desempenho que lhe renderam o apelido, The Beast (A Fera), por R$ 149.990,00 – neste mês de julho.
Na última atualização completa, o novo modelo apresenta vários ajustes e melhorias de engenharia por meio de alterações no motor e no chassi LC8 redesenhados, tornando-o mais leve que a geração anterior.
Motor: o coração da fera
As paredes internas do motor foram reduzidas, o que a torna mais leve. Na caixa de ar, algumas mudanças foram adicionadas para melhor combustão em toda a faixa de rotação, e o sistema de escape maior manda um “rugido” impressionante e de tirar o fôlego. Além do novo posicionamento do braço oscilante de amortecimento traseiro integrado na carcaça do motor.
A KTM 1290 SuperDUKE R é uma naked extrema, que ostenta e exibe orgulhosa o motor de 1.301cc e 180 hp de potência.
Atualização também no pacote eletrônico. É uma das melhores motos em termos de avanço tecnológico para ruas, estradas e pistas de corrida.
Com a finalidade de proporcionar aos pilotos um feedback sobre o que o motor está fazendo, os modos de condução Rain, Street, Sport e opcional Track e Performance podem ser selecionados em tempo real com os novos punhos de comandos, que aprimoram a pilotagem com controle de tração e anti-empinadas.
Outra novidade esportiva nesta versão é a resposta do acelerador com o novo punho veloz, reduzido em 7 graus para 65 graus para reduzindo o ângulo no punho do piloto e a posição dos cotovelos em aceleração máxima.
[arve url=”https://youtu.be/C_P-j_IQ-pg” title=”2022 KTM 1290 SUPER DUKE R” description=”2022 KTM 1290 SUPER DUKE R” align=”center” duration=”1M48S” maxwidth=”800″ /]
A inspiração na RC16 MotoGP
A forma musculosa é familiar para a maioria, novas cores foram introduzidas, com uma pintura marcante realçando o prata e o laranja e complementando o apelo agressivo e bruto. Estas cores são inspiradas na MotoGP KTM RC16, que define perfeitamente o vinco musculoso da KTM 1290 SuperDUKE R.
Esta versão também traz rodas forjadas de cinco raios medindo 6 polegadas na traseira e 3,5 polegadas na dianteira, ambas na cor laranja exclusiva da KTM, e um chassi em forma de treliça.
O novo conceito do chassi utiliza o motor para obter três vezes mais rigidez torcional, enquanto o braço oscilante reduziu o peso e aumentou em 15% a rigidez torcional, para melhor estabilidade nas retas, aceleração e ângulo de inclinação nas curvas, o que oferece um importante feedback ao piloto sobre a roda traseira. O pivô do braço oscilante foi elevado em 5 mm para um comportamento mais neutro quando pressionado para baixo e, por consequência, aumenta o desempenho do chassi sob forte aceleração.
A suspensão é composta por amortecedores da classe, WP Apex com várias funções na dianteira e amortecedores WP Apex ajustáveis com tanques de gás e óleo na traseira. Freios Brembo com pinças Stylema de 4 pistões e discos de 320 mm garantem o melhor sistema e frenagem da categoria atual.
Uma gama de tecnologias projetadas para enriquecer a experiência de pilotagem, visuais impressionantes com faróis de LED e entradas de ar integradas, todas projetadas com entusiasmo para mostrar todas as capacidades digitais sem sacrificar qualquer realismo analógico.
O desenvolvimento do modelo foi focado em oferecer uma grande quantidade de tecnologias, para tornar os pilotos rápidos ainda mais rápidos e ao mesmo tempo oferecer uma moto com comportamento bem responsivo e fácil de pilotar. Foi realizado um grande esforço para a melhor atuação dos pilotos adeptos às pistas.
A KTM SuperDUKE R 2022 chega ao Brasil e estará disponível já neste mês de julho nas concessionárias KTM em todo o país.
Cores: Black e Orange
Disponibilidade: a partir do mês de julho de 2022
Preço KTM SuperDUKE R 2022: R$ 149.990,00
Ficha Técnica – KTM 1290 SuperDUKE R 2022
Motor:
V-twin 75°, DOHC, 8V, quatro tempos, 1.301 cc.
Diâmetro e Curso 108 mm x71 mm.
Ignição Keihin EMS com Ride-by-Ride e controle de cruzeiro, com dupla Ignição.
Arrefecimento por líquido.
Potência 180 hp @ 9,500 rpm.
Torque 140 Nm @ 8,000 rpm.
Transmissão de 6 velocidades.
Tipo de transmissão via Corrente.
Embreagem hidráulica com PASC Slipper.
Chassi:
Formato treliça em aço de cromo-molibdênio e subchassi em alumínio.
Suspensão dianteira 48 mm, com ajustes de mola, compressão e retorno, curso de 125 mm.
Suspensão traseira com ajustes de mola, compressão e retorno, curso de 140 mm.
Freio dianteiro com dois discos de 320 mm, pinças de fixação radial Brembo Stylema de 4 pistões.
Freio traseiro com disco simples de 240 mm e Pinça de 2 pistões.
Dimensões:
Capacidade do tanque 16 litros.
Altura do assento: 835 mm.
Peso a seco: 189 kg.
Mais informações, acesse o site da KTM Brasil.