A partir da temporada de 2023, a Ducati será a única fornecedora de motocicletas para a Copa do Mundo FIM Enel MotoE, a classe elétrica do Campeonato Mundial da MotoGP. Recentemente a Ducati MotoE participou de novos testes com o piloto Alex De Angelis, que esteve na temporada 2019 da MotoE
O protótipo da moto elétrica da Ducati para a MotoE, com o codinome “V21L”, é o resultado do trabalho conjunto da equipe da Ducati Corse e dos engenheiros de P&D da Ducati, liderados por Roberto Canè, Diretor da Ducati eMobility, e foi levado para a pista em dezembro do ano passado por Michele Pirro, profissional piloto e piloto de testes da Ducati desde 2013, que avaliou as características técnicas e potencial da primeira moto elétrica da Ducati.
[arve url=”https://youtu.be/236PpdYhWWs” title=”Ducati MotoE em ação na pista” description=”Ducati MotoE em ação na pista” align=”center” duration=”1M” maxwidth=”800″ /]
No vídeo que acontece na pista de Vallelunga, a Ducati MotoE está nas mãos do piloto italiano Alex De Angelis , que participou da edição de 2019 da Copa do Mundo FIM Enel MotoE e que está muito familiarizado com isso mundo. De Angelis se juntou oficialmente à equipe de desenvolvimento, que entre seus pilotos de teste também pode contar com o experiente Michele Pirro, o primeiro a pilotar o protótipo.
O caminho que levará a fábrica de Borgo Panigale ao papel de único fornecedor de motocicletas para a Copa do Mundo FIM Enel MotoE a partir da temporada 2023, segue com grande entusiasmo tanto em na pista e em Borgo Panigale, graças ao trabalho em equipe que envolve diversas áreas da empresa.
O protótipo “V21L” surge da estreita colaboração e troca constante de know-how entre a Ducati Corse e a pesquisa e desenvolvimento de produtos para criar uma motocicleta de alto desempenho e com um objetivo de referência leve para uma motocicleta elétrica.
O projeto MotoE é um passo importante na história da empresa, pois representa o início da era elétrica da Ducati.
Ao longo dos próximos testes, a Ducati deve compartilhar as informações sobre a evolução da moto e os passos do projeto ambicioso.
Atualmente o piloto brasileiro Eric Granado lidera o campeonato de MotoE com duas vitórias em Jerez.