O remapeamento da moto é a reprogramação do mapa de injeção eletrônica da moto. O mapa de injeção controla quanto de combustível será injetado dentro do motor.
A quantidade de combustível varia de acordo com a quantidade de ar que entra no sistema, de forma resumida, quanto mais ar entra, mais combustível deve ser injetado, tomando suas devidas proporções. A quantidade de ar admitida no motor varia de acordo com a RPM, posição da borboleta e outros fatores como o filtro de ar e escapamento utilizado na moto.
O remapeamento, quando realizado por profissionais, ajusta o que é necessário ser ajustado na moto, permitindo que o funcionamento se torne mais linear e o motor funcione com temperaturas menores, prolongando a vida útil do motor. O remapeamento da moto é necessário ser realizado toda vez que é alterado algum componente na admissão ou na saída dos gases (ex. filtro de ar e escapamento), visando corrigir a proporção Ar x Combustível. Mesmo os remapeamentos realizados em motos com seus componentes originais apresentam resultados positivos, tendo em vista que são corrigidos problemas de excesso de temperatura, mistura pobre e outros.
Mesmo os motociclistas que não visam o ganho de velocidade final, sentem-se muito satisfeitos após realizar o remapeamento da moto, considerando que a moto trabalha mais linear com respostas melhores e temperatura do motor mais baixa. Pra quem busca um aumento de velocidade final, força na arrancada e ultrapassagens, o remapeamento é o upgrade mais indicado!
O que é o Dinamômetro?
O dinamômetro é a ferramenta mais importante de todo o processo, com ele é possível identificar através de sonda lambda de alta precisão os pontos no gráfico onde é necessário empobrecer ou enriquecer a mistura.
Com o dinamômetro é possível também realizar a medição de torque e potência antes e depois do remapeamento da moto, permitindo que o cliente saiba exatamente o quanto a sua moto melhorou em termos de performance.
É possível também identificar o melhor momento de troca de marcha, distância para atingir a potência máxima, velocidade final, simulação de circuito, simulação de velocidade final com arrasto aerodinâmico baseado no coeficiente de arrasto aerodinâmico da moto e outros.
Remapeamento de motos na Motoluc: Nosso dinamômetro possui freio eletromagnético e o que há de mais avançado no mercado, tudo isso para atingir a melhor performance da sua motocicleta.