Lubrificar a corrente da moto parece algo simples, mas uma corrente mal lubrificada pode, além de danificar o conjunto de relação, causar travamento – e isso pode ser a origem de um futuro acidente.
Dicas úteis para lubrificar a corrente da moto
Selecionamos 4 dicas com os especialistas da Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos. São as dicas úteis para utilização adequada do lubrificante na corrente da moto:
1 – Escolha o óleo adequado
É essencial selecionar o produto correto para a lubrificação da corrente da sua moto. Recomenda-se também que você limpe minuciosamente qualquer sujeira ou resíduo presente antes da aplicação do produto. Além disso, é importante estar atento às condições da corrente e verificar regularmente o estado do conjunto de transmissão.
“A aplicação exagerada de lubrificante pós-limpeza pode provocar o esparramamento do produto por outras partes, sujando paralamas, quadro, balança, entre outros componentes, devido à rotação da roda, podendo até contaminar os pneus e interferir em sua aderência”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil.
2 – Aplicação adequada
A limpeza cuidadosa de sujeiras e resíduos é tão importante quanto a lubrificação da corrente. No entanto, é crucial seguir os procedimentos corretos para garantir uma lubrificação eficaz. Por exemplo, ao lidar com correntes que possuem retentores, é recomendado evitar o uso de solventes genéricos, pois eles podem danificar esses anéis de vedação. O uso de gasolina, diesel ou querosene, por exemplo, pode causar danos ao funcionamento adequado do conjunto.
“Em correntes com retentores, o uso de solventes genéricos pode danificar o funcionamento do conjunto. Esses anéis de vedação podem sofrer avarias por conta de gasolina, diesel e querosene, por exemplo”, diz Freitas.
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3. Frequente observação das condições da corrente
A periodicidade para lubrificar a corrente da moto varia de acordo com o tipo de uso. Condições de alta contaminação, como sujeira, poeira, terra, areia ou dias chuvosos, podem acelerar a necessidade de limpeza e lubrificação. Em geral, é recomendado verificar o estado da corrente semanalmente ou diariamente, se a moto for utilizada de forma intensa, e reaplicar o lubrificante quando necessário.
4. Verificação regular do estado do conjunto de transmissão
Os componentes mais afetados pela falta de lubrificação da corrente são a coroa, o pinhão e a própria corrente, que formam o conjunto de transmissão final. A ausência de lubrificação adequada pode causar folgas excessivas, reduzindo significativamente a vida útil de todo o conjunto. Portanto, é fundamental verificar regularmente o estado dessas três peças, realizar a limpeza e lubrificação apropriadas, e verificar o conjunto após situações críticas, como chuvas.
Freitas ressalta que produtos inadequados para limpeza podem dificultar a aderência do lubrificante à corrente, complicando a lubrificação correta. “Para a limpeza de correntes sugerimos o MOTUL MC CARE C1 CHAIN CLEAN, um desengraxante extraforte capaz de remover a lubrificação anterior e as sujeiras. O Chain Clean é compatível com todos os retentores do mercado sem causar ressecamento”, indica.
“Vale utilizar, durante a aplicação do C1 CHAIN CLEAN, uma escova com cerdas plásticas para auxiliar na remoção da sujeira”, destaca Freitas. “É importante que a aplicação seja uniforme e feita em todos os elos da corrente. Para uma melhor aderência é preciso aguardar até o lubrificante secar e, se necessário, reaplicá-lo para garantir a proteção.”
Você não entende p**** nem uma Você não nem nascido eu já andava de moto sempre usei diesel querosene e a máquina de alta pressão depois é passar ar comprimido e C4 da 30 minutos e segura uma escova de dentes e vai girando a roda até os roletinhos se igualaram na lubrificação e pronto fala que querosene estraga corrente é brincadeira????