A Suzuki GSX-R150 é uma esportiva de 150cc, assim como a R15 da Yamaha. Ela chega renovada em sua versão 2025, mas até o momento somente no mercado asiático. Será que ela supera a esportiva da Yamaha? Confira os detalhes da comparação!
A Suzuki GSX-R150 não está disponível no Brasil, mas segue há alguns anos, como uma escolha popular em países asiáticos, como a Malásia. Na versão 2025, o modelo ganhou novas cores e atualizações, reforçando sua competitividade no segmento das esportivas compactas. Seria bem-vinda ao nosso mercado?

No mercado malaio, a Suzuki GSX-R150 2025 chega com preço inicial de RM 13.888 (Ringgit malaio), o que seria aproximadamente R$ 18.200 em conversão direta do dia, sem impostos ou taxas de importação. Entre as novidades, destacam-se as cores Titan Black e Pearl Brilliant White, que oferecem um visual atualizado para a motocicleta.
O que a Suzuki GSX-R150 oferece?
A moto é equipada com um motor monocilíndrico DOHC de 147,3 cc, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Esse conjunto proporciona uma potência máxima de 19,2 cv a 10.500 rpm e torque de 1,4 kgfm a 9.000 rpm. A transmissão conta com seis marchas e transmissão final por corrente.
No quesito ciclística, a GSX-R150 traz garfos telescópicos na dianteira e um sistema monochoque na traseira. O sistema de freios possui discos simples nas duas rodas, mas não conta com ABS. As rodas de 17 polegadas vêm equipadas com pneus 90/80 na dianteira e 130/70 na traseira.

Outros destaques incluem o farol em LED, painel digital e um tanque de combustível com capacidade para 11 litros. A moto pesa 135 kg, com altura do assento de 785 mm, o que garante conforto para diferentes tipos de pilotos.
Suzuki GSX-R150 vs. Yamaha R15
No Brasil, a Yamaha R15 é a representante do segmento das esportivas compactas. É também a esportiva mais vendida, segundo dados da Fenabrave. O modelo 2025 foi lançado em novembro de 2024 e recebeu como destaque a nova cor “Greenish Blue Pearl”, que altera seu tom conforme a iluminação e o ângulo de visão.

A Yamaha R15 tem preço sugerido aqui no Brasil, de R$ 22.690. Na conversão direta, o preço é maior que o da Suzuki GSX-R150. Mas nesse caso, não estamos contando margens de mercado, nem impostos.
Seu motor monocilíndrico de 155 cc também conta com refrigeração líquida e comando de válvulas variável, entregando 18,8 cv a 10.000 rpm. Nesse caso, potência ligeiramente inferior à da Suzuki GSX-R150.

No quesito tecnologia, a Yamaha sai na frente ao oferecer iluminação em LED no conjunto óptico duplo e lanterna traseira, além de painel digital completo. Outra vantagem está no sistema de freios, que inclui discos nas duas rodas e ABS de duplo canal, um item ausente na Suzuki GSX-R150.
Tabela comparativa: Suzuki GSX-R150 e Yamaha R15
Característica | Suzuki GSX-R150 | Yamaha R15 |
---|---|---|
Cilindrada | 147,3 cc | 155 cc |
Potência | 19,2 cv a 10.500 rpm | 18,8 cv a 10.000 rpm |
Torque | 1,4 kgfm a 9.000 rpm | 1,5 kgf.m a 8.500 rpm |
Transmissão | 6 marchas | 6 marchas |
Suspensão dianteira | Telescópica | Upside-down |
Suspensão traseira | Monochoque | Monochoque |
Freios | Discos simples, sem ABS | Discos com ABS duplo canal |
Rodas | 17 polegadas | 17 polegadas |
Peso | 135 kg | 141 kg |
Altura do assento | 785 mm | 815 mm |
Tanque de combustível | 11 litros | 11 litros |
Preço no exterior | R$ 18.200* | R$ 22.690 |
(Valores estimados sem impostos e taxas adicionais.)
Embora as duas motos tenham propostas semelhantes, cada uma se sobressai em pontos específicos.
Não existe previsão alguma da pequena esportiva da Suzuki vir para o nosso mercado, até porque as motos de baixa cilindrada do grupo JTZ, que controla as vendas da Suzuki no Brasil, são da Haojue. De todo jeito, você gostaria de ver a Suzuki GSX-R150 no Brasil?