A Royal Enfield Scram 411 foi apresentada internacionalmente há um ano. O modelo é praticamente uma variação “scrambler” da Himalayan e deve sim, ser lançada no Brasil ainda neste mês de abril de 2023. Não existem comunicados oficiais da Royal, mas já existem publicações em redes sociais que praticamente confirmam a Scram 411 como o próximo lançamento da marca indiana no Brasil.
Verdade: Royal Enfield Scram 411 será lançada no Brasil
A apresentação oficial da Royal Enfield Scram 411 deverá acontecer entre os dias 26 e 28 de abril de 2023. Somente então deveremos saber o preço que será praticado no Brasil. O que se acredita, é que não deveremos ter uma variação grande em relação ao que já praticado com a Himalayan. Ou seja, algo em torno de R$ 20 a R$23 mil reais. A Himalayan atualmente está com o preço de R$ 22.990.
A informação já aparece como expectativa nas redes sociais. No Instagram oficial da Royal Enfield, há alguns dias, as imagens da Scram 411 aparece dando a intender como sendo a nova moto que vai compor o portfólio da marca.
Como será a Royal Enfield Scram 411 no Brasil?
A nova Scram 411, assim como acontece com a Himalayan, não será fabricada no Brasil, mas chega através de importação. Ou seja, dificilmente terá uma especificação diferente daquilo que foi lançada em março do ano passado.
A Royal Enfield Scram 411 utiliza praticamente o mesmo motor da Himalayan, somente alguns diferenciais em relação ao desenho e adaptação na moto. Trata-se de um motor monocilíndrico refrigerado a ar de 411 cc, com injeção de combustível, 4 tempos, SOHC. O motor tem desempenho máximo de 24,3cv a 6.500 rpm e torque máximo de 32 Nm a 4.000-4.500 rpm.
O quadro é o mesmo da Himalayan, mas a Scram 411 tem suas próprias rodas e suspensão. Na frente, garfo de telescópio com tubo de 41 mm e curso de 190 mm. Na traseira, monoamortecedor de 180 mm. Segundo a marca, esse conjunto pode trazer uma direção estável em estradas de asfalto e terra.
Também da Himalayan, a Royal Enfield Scram 411 recebeu o mesmo conjunto de freios. Na frente, possui um disco de 300 mm. Na parte de trás, é 240 mm. Sistema de freio ABS nas duas rodas chega como padrão.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Diferença no tamanho das rodas
A 411 Scram tem uma roda traseira de 19 polegadas e 17 polegadas. A Himalayan usa roda de 21 polegadas na frente. Segundo explicação da marca indiana, a roda menor na dianteira é para dar mais agilidade, se comparada com a Himalayan.
A definição da Royal a respeito da Scram 411 seria como uma Adventure Crossover. Os pneus são de uso misto, tanto para asfalto como off-road.
Já o assento ganhou um redesenho, que segundo a marca, é mais confortável para viagens mais longas. Como o a roda traseira é menor, isso acaba facilitando a montada, em conjunto justamente com redesenho do banco traseiro. Redesenho em relação à Himalayan, que fique bem claro.
O painel de instrumentos é analógico com alguns elementos digitais. Possui um hodômetro automático, além de relógio, medidor de combustível e aviso de manutenção. O sistema de navegação Royal Enfield Tripper está disponível como opção em todas as variantes da Scram 411.
Uma das características marcantes no desenho da Scram 411 é a “falta” da bolha para-brisa. Não sabemos se isso foi somente para se diferenciar da Himalayan, mas como a moto tem um desenho de banco para longas distâncias, a bolha seria muito bem-vinda.
Breve teremos mais informações sobre a próxima novidade da Royal Enfield no Brasil. Entre no nosso grupo do Whats para não perder nada!