Viajar de moto é sempre um prazer, mas nem todos encaram pilotar com garupa. Quando não falta vontade ou coragem, faltam alguns conhecimentos importantes! Veja agora as dicas.
O prazer de pilotar, seja sozinho ou acompanhado, é incomparável. No entanto, nem todos gostam de ter um garupa. Seja por receio de expor o companheiro a riscos ou pela preocupação com o peso adicional, alguns motociclistas optam por sempre pilotar sozinhos. As dicas são do instrutor de pilotagem da Triumph, Pablo Berardi.
Condução Segura: Mitigando Riscos
Respeitamos as opiniões sobre o medo de pilotar com garupa, mas é fundamental destacar que uma condução segura, com técnicas apropriadas e manutenção preventiva, reduz significativamente os riscos. A Triumph TRX tem uma série de cursos de pilotagem para perder o receito de pilotar com garupa e também para aprender como preparar a moto para as viagens com o peso extra do garupa. Para mais informações, acesse o LINK.
Ajuste de Suspensão: Um Detalhe Crucial
Muitos pilotos negligenciam o ajuste de suspensão ao pilotar com garupa. O peso adicional influencia consideravelmente o desempenho da moto. Regular a pré-carga da mola, conforme indicado no manual do proprietário, é essencial. Anote as configurações ideais e ajuste sempre que adicionar ou remover o garupa. Isso faz uma diferença significativa na pilotagem.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja também:
Dicas de segurança para o dia a dia dos motociclistas, com o piloto Leandro Mello
Dicas de manutenção fundamentais para motos de alta cilindrada
Revisão da moto pode garantir uma viagem tranquila nas férias
Sete dicas Harley-Davidson para uma viagem segura e tranquila nas férias
Dicas para quem está começando a pilotar
Acessórios de segurança indispensáveis para sua moto
Regulagem do Farol: Garantindo a Visibilidade
Ajustar a suspensão adequadamente reduz a necessidade de regulagem frequente do farol. Caso não tenha o manual, utilize uma parede branca como referência. Isso garante que o facho principal do farol permaneça estável, mesmo com o garupa a bordo. Uma suspensão bem ajustada contribui para uma pilotagem mais segura, mesmo em situações noturnas.
Evitando “Capacetadas”: Técnicas Cruciais
A falta de suavidade nas trocas de marchas e frenagens pode resultar em desconforto para o garupa. Durante a frenagem, utilize o freio traseiro com mais potência para evitar o efeito “catapulta”. Estabilize a rotação e a velocidade antes de subir marcha para evitar movimentos bruscos. Essas práticas minimizam as conhecidas “capacetadas”.
Pilotagem Fora de Estrada: Orientações Adicionais
Em situações fora de estrada, é recomendável que o garupa permaneça sentado, enquanto o piloto pode se posicionar em pé, proporcionando maior estabilidade. Além das dicas mencionadas, essa prática é adequada para ambientes off-road.
Pablo Berardi é instrutor da TRX Triumph e atua como gestor de experiência com motocicletas desde 2006.