quarta-feira, 25 maio 2022

Nova Leoncino é “rugido” da Benelli para o segmento retrô

Nova Leoncino é "rugido" da Benelli para o segmento retrô
Leoncino 500 – reedição de um modelo da década de 50 – Fotos: Divulgação Benelli
Há cerca de dois anos, a onda retrô chegou com tudo ao mercado Europeu. Ducati, Triumph e Yamaha apresentaram modelos que fazem uma releitura dos clássicos de décadas do século passado. Agora alguns os fabricantes resolveram encolher a capacidade cúbica das motos, baixar preços e, consequentemente, ampliar suas vendas. A sino-italiana Benelli entra neste segmento com a Leoncino, uma versão atualizada de um antigo modelo da marca dos anos de 1950, porém com formas mais arredondadas e um novo motor bicilíndrico de apenas 500cc.

Nova Leoncino é "rugido" da Benelli para o segmento retrô
Modelo da década de 50 que serviu de inspiração para a nova Leoncino – Foto: Silodrome.com

A Leoncino que, em italiano significa leãozinho, foi desenhada no Centro de Estilo da marca – que fica na região Marche, que é banhada pelo Mar Adriático -, e tinha como missão apresentar formas harmoniosas e que incentivasse o motociclista a viver novas experiências em duas rodas.
Em um primeiro passar de olhos, o que chama a atenção é a figura de um “leãozinho” fixado no pequeno paralama dianteiro. O animal é o símbolo de Pesaro, cidade natal da Benelli, marca que hoje é controlada pelo grupo chinês Qian Jiang. O passeio pela modernidade continua pelo farol redondo, lanterna e piscas que usam LED. Já o tanque de combustível – de 15 litros – em conjunto com o assento forma praticamente uma peça única, que dão certa personalidade e fluidez ao desenho da Leoncino.
Canela da suspensão, chassi, motor, balança e os aros são pintados de preto. A parte ciclística é toda ancorada por um quadro de treliça, fabricado em aço, que abriga o novo propulsor. O modelo mede 2.100 mm de comprimento e pesa 170 quilos (a seco).
Nova Leoncino é "rugido" da Benelli para o segmento retrô

Motor e ciclística

Este novo projeto da marca italiana ganhou um motor de média cilindrada com arrefecimento líquido. O propulsor de dois cilindros tem 499,6 cm³ de capacidade e gera 47,6 cv de potência máxima (a 8500 rpm) e 4,6 kgf.m de torque máximo (a 4.500 rpm). Para respostas mais rápidas e vigorosas o motor de duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, é alimentado por injeção eletrônica de combustível. A transmissão conta com câmbio de seis velocidades. 
Já na parte ciclística, o conjunto dianteiro é formado por suspensão invertida (upside-down) com 50 milímetros de diâmetro e 135 mm de curso, e freio dianteiro de duplo disco de 320 mm de diâmetro mordidos por pinça radial de quatro pistões. Na traseira, disco simples de 260 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões. A suspensão é monoamortecida, como nas motos trail, e oferece 145 mm de curso. O sistema de freios ABS é de série e o conjunto de amortecimento conta com múltiplos ajustes. 
Para completar o conjunto, a Leoncino 500 usa aros de alumínio, 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçados com pneus de uso misto: 110/80 ZR19 (D) e 150/70 ZR17 (T). Segundo o fabricante, este tipo de pneu de uso misto garante estabilidade e esportividade em qualquer condição de uso ou terreno. 
Enfim, a nova Leoncino chegará ao mercado em um momento muito especial, no aniversário dos 115 anos da marca. Assim, a Benelli aposta em um produto que atenda aos desejos dos novos consumidores e, ao mesmo tempo, tem a missão de rejuvenescer a marca e se transformar em um sucesso de vendas nesta segunda fase da onda retrô, que busca originalidade e motores com menor e potência, porém transmitindo boas emoções.
Nova Leoncino é "rugido" da Benelli para o segmento retrô
Estande da Benelli no Salão Duas Rodas de 2013: a marca ficou pouco mais de 1 ano no Brasil .


Bye Bye Brasil

A Benelli teve um “affair” com o Brasil se apresentando no Salão Duas Rodas de 2013. Os planos da empresa no país, gerida pela Bramont, eram ambiciosos com previsão de uma série de lançamentos e investimentos. 
O relacionamento no entanto foi rápido, durou pouco mais de um ano. A fábrica aberta em janeiro de 2014, com festa e presença de altos executivos da empresa, anunciou seu fechamento em meados de fevereiro de 2015.
Em um comunicado, a marca apresenta como motivo para o fim da Benelli do Brasil “ o completo panorama adverso do mercado automobilístico brasileiro, agravado pela depreciação do real”.
Nesse caso, só resta a nós brasileiros ver os lançamentos de longe e torcer para que a crise não agrave ainda mais o mercado de motos.
Com informações: Agência INFOMOTO
Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.