InícioMarcasBMWNova BMW F800 R: Confira as mudanças no modelo 2015.

Nova BMW F800 R: Confira as mudanças no modelo 2015.

Modelo abandona os característicos faróis assimétricos e ganha discretas modificações mecânicas
Apresentada em Milão, a nova geração da naked já está disponível no País – Foto Infomoto
RAPHAEL PANARO E HÉCTOR MAÑÓN
AUTO PRESS
Com o crescimento do segmento de alta cilindrada nos últimos anos, as fabricantes duas rodas sempre abastecem o mercado brasileiro com novidades. No caso da reestilizada BMW F800 R, essa desfasagem foi de apenas quatro meses. Mostrada em outubro de 2014 no Salão de Milão, na Itália, a naked começou a ser montada em Manaus, no Amazonas, já em fevereiro desse ano. Com visual renovado e mais potente, a moto está à venda por R$ 37.900.
A BMW Motorrad mexeu em uma das principais características da F800 R: o design. O que mais chama a atenção é a mudança dos faróis. A peça dupla assimétrica – traço marcante na linha 800 – deu lugar a um conjunto único, com aquele mesmo jeitão “transformer” das motos japonesas. No resto, carenagens redesenhadas para receber melhor o piloto e novas rodas de 17 polegadas. O banco foi redesenhado e as pedaleiras ficaram maiores. A roadster, como a BMW define o modelo, traz mais novidades além do visual: manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus, cavalete central e tomada 12V.
O motor de dois cilindros paralelos de 798 cm³ rende agora até 90 cv – Foto: BMW – Divulgação
Mecânica
As diferenças mecânicas, por outro lado, são bem discretas. A nova F800 R continua a ser empurrada pelo motor bicilíndrico de 798 cm³ arrefecido a líquido e com quatro válvulas por cilindro. Porém o propulsor passou por algumas modificações que fizeram a potência subir de 87 cv para 90 cv – sempre a 8.000 rpm. Já o torque se manteve: 8,8 kgfm a 5.800 giros. A transmissão também segue de seis velocidades, mas os engenheiros da Motorrad encurtaram a relação das duas primeiras marchas para alcançar o torque máximo em velocidades menores e dar mais agilidade ao modelo.
Já o conjunto suspensivo evoluiu: o garfo telescópico dianteiro agora é invertido, e, na traseira, a balança que sustenta o monoamortecedor é em alumínio fundido. Cargas de amortecimento e retorno podem ser ajustadas para uma utilização mais personalizada. Já os freios são a disco duplo flutuante na dianteira, com 320 mm de diâmetro e pinça Brembo com quatro pistões. Já na traseira, o disco simples tem 265 mm, com um pistão. O peso em ordem de marcha fica em 202 kg, e o tanque de combustível tem capacidade para 15 litros. A altura em relação ao solo diminuiu 10 mm – para 790 mm –, com o objetivo de melhorar a utilização em ambiente urbano para pilotos com menor estatura.
O farol e as entradas de ar são as principais novidades visuais da moto – Foto: Infomoto
Simples e versátil
A posição de condução da F800 R é um pouco “jogada” à frente, porém bastante confortável. Apenas o vento deslocado diretamente contra o rosto e o peito do piloto pode tornar a viagem desconfortável, principalmente se for adotado um ritmo elevado.
A entrega de potência do motor de 798 cc é muito boa. Há torque disponível já em baixas rotações, graças a primeira e segunda marchas encurtadas. A prova é que a F800 R leva 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h partindo da imobilidade. A velocidade máxima ultrapassa os 200 km/h. Andar em um intervalo entre 120 e 150 km/h é cômodo. Com a sexta marcha engatada, a rotação fica abaixo dos 5.000 giros, o que ajuda muito na economia de combustível. O som que o propulsor produz também é original, oco e metálico ao mesmo tempo.
A suspensão é macia mesmo no modo de pilotagem esportivo. O ajuste Comfort é reservado a situações de tráfego intenso e baixas velocidades. Sem dúvida, o fato de o garfo dianteiro agora ser invertido melhora a confiança com que o piloto entra na curva, especialmente em pavimento desnivelado. A dualidade da F800 R é certamente seu trunfo: trata-se de uma moto confortável para trajetos urbanos e bastante ágil para quem gosta mais de esportividade. 
Foto: Motorrede
Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.