Será que alguma moto pode sair de linha em 2024? Algumas motos populares ainda estão usando o sistema carburado, como é o caso de boa parte da linha da Shineray. E não apenas a Shineray, como outras marcas estão correndo contra o tempo para se adequarem às novas normas brasileiras. O Promot 5 é a quinta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares. O objetivo do programa é reduzir os níveis de emissão de poluentes e de ruído por ciclomotores, motociclos e veículos similares
Quais são as motos que deverão sair de linha em 2024?
A bem da verdade, é que na prática, nenhuma marca quer que sua linha fique fora do mercado por causa das normas relacionadas à motores. Principalmente sendo elas contra poluição. E isso não acontece somente no Brasil. Na Europa, as marcas também estão há algum tempo se adequando.
Com a entrada em vigor do Promot 5, alguns modelos de motos que ainda utilizam carburador deverão se adequar durante o ano de 2024, ou realmente terão de sair de linha.
Da Shineray, alguns modelos como a Phoenix S e a JET 125 SS se adaptaram e deverão ficar somente com a versão em injeção eletrônica. As motos elétricas da marca evidentemente não se aplicam à regra, mas existem alguns modelos que ao longo do próximo ano deverão se adaptar:
– Shineray SHI 175
– Shineray JEF 150S
– Shineray Worker 125
A Haojue é uma marca chinesa que tem parceria com a Suzuki no Brasil desde 2011. Da HaoJue, a DK 150 é uma moto urbana com motor carburado, que também não atende aos limites de emissão de escapamento e evaporativa.
No caso específico da DK 150, a HaoJue está comercializando em paralelo a DK 160, que já conta com sistema de injeção eletrônica. Provavelmente a DK 150 saia realmente de linha, já que a DK 160 ocupa exatamente a mesma faixa de consumo. Os outros modelos carburados da HaoJue são a Chopper Road 150 e a Lindy 125. Esses dois últimos provavelmente serão atualizados, se adequando ao longo de 2024.
Existe um caso específico que é o da marca Avelloz. A empresa de importação e exportação com sede em Recife, vende no Brasil, um único modelo, a scooter cinquentinha AZ1, que importa diretamente da China. Porém o modelo possui motor carburado. Nesse caso, ainda não temos uma confirmação da marca se o modelo irá ou não continuar.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
O que é o Promot 5?
O Promot 5 é a quinta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, que foi instituído pela Resolução Conama nº 297/2002. O Conama é o Conselho Nacional do Meio Ambiente, um órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), que tem como função estabelecer normas e critérios para a proteção ambiental no país.
O objetivo do programa é reduzir os níveis de emissão de poluentes e de ruído por ciclomotores, motociclos e veículos similares novos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde pública. O programa é dividido em fases, que são definidas de acordo com os limites máximos de emissão de escapamento, emissão evaporativa e permeabilidade dos materiais, além dos requisitos de durabilidade, ensaios e certificação dos veículos.
A fase Promot 5 entrou em vigor em 1º de janeiro de 2023 para novos modelos e deverá abranger em 1º de janeiro de 2025 todos os modelos de motos. Isso significa que, a partir dessas datas, todos os veículos do tipo deverão atender aos requisitos da nova fase para serem comercializados no Brasil.
Quais são as exigências do Promot 5?
As exigências do Promot 5 são mais rigorosas do que as da fase anterior, o Promot 4, que está em vigor desde 2016. As principais diferenças são:
- Emissão de escapamento: os limites de emissão de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) foram reduzidos em cerca de 50% em relação ao Promot 4. Além disso, foi introduzido um limite de emissão de material particulado (MP), que é uma das principais fontes de poluição atmosférica nas cidades.
- Emissão evaporativa: os limites de emissão de hidrocarbonetos (HC) provenientes da evaporação do combustível armazenado no tanque e no sistema de alimentação do motor foram reduzidos em cerca de 80% em relação ao Promot 4.
- Permeabilidade dos materiais: os limites de permeabilidade dos materiais que compõem o tanque e o sistema de alimentação do motor foram reduzidos em cerca de 90% em relação ao Promot 4. A permeabilidade é a capacidade de um material de permitir a passagem de um fluido através dele, o que pode resultar em perda de combustível e emissão de poluentes.