Motos elétricas da Kawasaki. No ano passado, durante o Salão de Milão, a marca japonesa surpreendeu ao revelar oficialmente os detalhes de suas motos elétricas. Na época foram chamadas de Z EV (Electric Vehicle) e Ninja EV. Nesta última apresentação, as motos renomeadas como Ninja e-1 e Z e-1.
Ninja e-1 e Z e-1; as Motos elétricas da Kawasaki
Em termos de potência, os dados divulgados em outubro do ano passado, não foram muito animadores. Apesar do visual, a equivalência de cilindrada seria entre 50 e 125 cc ou potência de até 11 kW, já que as motos ocupariam na Europa, a categoria A1.
Porém na apresentação desse ano, a motos elétricas da Kawasaki tiveram alguma modificação, em termos técnicos. O motor elétrico é de 5 kW (equivalente a 6,8 cv), com a capacidade de atingir até 9 kW (equivalente 12,3 cv) no modo “boost”(impulso). Seriam 2 baterias: sistema de bateria dupla removível, onde as baterias funcionam em paralelo.
Apesar do visual, muito próximo dos modelos esportivos a combustão da Kawasaki, o desempenho não deverá chegar nem perto da Ninja 400 ou da Z400. A velocidade máxima declarada pela marca é de 99 km/h em ambos os modelos elétricos.
Chegam ao Brasil?
Em entrevista com o presidente mundial da Kawasaki, Hiroshi Ito, ainda no EICMA 2022, o jornalista Rafael Mioto, conseguiu uma declaração do executivo, garantindo que as motos elétricas da Kawasaki vêm para o Brasil. No entanto, na Europa, a Kawasaki está prestes a revelar a data de lançamento e os preços dos seus modelos elétricos. Tudo indica que essas informações serão divulgadas já em outubro de 2023.
As motocicletas elétricas da Kawasaki estarão disponíveis em duas cores: prata e verde.
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Os modelos possuem painel em tela TFT com informações essenciais. Os pilotos podem verificar o status da moto, incluindo o nível de carga das baterias, a autonomia restante e até mesmo selecionar o modo de pilotagem desejado, seja o “Road” para um desempenho mais dinâmico ou o “Eco” para uma condução mais econômica.
Para recarregar as baterias, os proprietários têm algumas opções convenientes à disposição. Primeiro, existe a possibilidade de utilizar um posto de recarga dedicado, onde a bateria pode ser inserida para um carregamento rápido e eficiente. Além disso, há a opção de usar um cabo que pode ser conectado à moto por meio de uma tomada localizada sob o banco, tornando o processo de recarga acessível e flexível.
As motos elétricas da Kawasaki oferecem uma média de 72 km com uma única carga. Essa informação foi passada pela fábrica.
Além disso, esses modelos vêm equipados com um sistema de frenagem com dispositivo regenerativo. Essa tecnologia inovadora desempenha um papel fundamental no recarregamento das baterias durante a frenagem. Basicamente, parte da energia cinética gerada durante a desaceleração é capturada e direcionada de volta para as baterias, ajudando a prolongar a autonomia das motos elétricas.
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