Parceria entre as empresas Horwin Brasil, CBMM e Toshiba num projeto inédito para aplicar bateria em Nióbio de recarga ultrarrápida em motocicletas elétricas
Veículo será pioneiro na utilização da bateria em Nióbio. Modelo será apresentado no primeiro semestre deste ano, com previsão de chegar ao mercado em 2024
O Nióbio a gente já ouviu falar bastante. Principalmente porque o Brasil possui a maior parte da reserva de Nióbio do planeta. O Nióbio é um metal capaz de transformar as propriedades de outros materiais, aumentando a resistência e a condução elétrica. Agora, a questão prática é algo que no Brasil, normalmente, estamos acostumados com muita burocracia e lentidão para transformar coisas boas em realidade.
Não é o que acontece nesse caso. Enquanto vemos discussões intermináveis a respeito da oscilação do mercado em torno do preço do petróleo, as pesquisas com Nióbio não estacionaram. Na última semana, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) trouxe uma notícia no mínimo, inspiradora. Com base em uma parceria que envolve a fábrica de motos Horwin – fábrica chinesa que está no Brasil desde 2019 – e pesquisas da CBMM com a japonesa Toshiba, a boa notícia é a criação de uma moto elétrica com recarga de aproximadamente 10 minutos, graças à bateria em nióbio, que faz com que os elementos de base tenham alta resistência e consigam uma condução elétrica muito além do normal.
COMO FUNCIONA A BATERIA EM NIÓBIO
As baterias têm o princípio ativo de Lítio, e o Nióbio atua nos íons de forma que os processos sejam mais estáveis e muito mais rápidos. Para quem é leigo, a ideia que se tem, é de que o Nióbio potencializa as características do Lítio. Mas não é a mesma coisa pois estamos falando de elementos diferentes das baterias tradicionais e não simplesmente de um “aditivo”, como o que parece. A forma de construção é outra. Foram alguns anos de pesquisa até se chegar a esse formato seguro de bateria.
Segundo o Prof. Rogério Ribas – gerente do Programa de Baterias da CBMM – a tecnologia que será empregada na bateria da motocicleta elétrica é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento da parceria entre a CBMM com a japonesa Toshiba Corporation. Ele explica que “o uso do óxido de Nióbio no ânodo das baterias de íons de lítio, fornece características especiais para esse componente. Por ser um elemento muito estável, permite operações mais seguras e eficientes. Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, o que facilita a intercalação do lítio, permite a recarga total em menos de 10 minutos, sem causar danos à bateria”. Ribas completa que, por estas características únicas, as baterias com Nióbio apresentam mais segurança e uma vida útil muito maior do que as baterias tradicionais.
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A Toshiba Corporation explica que está focada na possibilidade do uso de óxido de nióbio e titânio (NTO) como um material para o ânodo da próxima geração de baterias, que ajudará a aumentar a capacidade da bateria, mantendo as excelentes características do óxido de titânio e lítio (LTO), o material anódico das baterias SCiB™. O NTO tem uma densidade de energia volumétrica e capacidade teórica aproximadamente três vezes maior do que o LTO, ao mesmo tempo em que oferece as mesmas vantagens, como aumento de vida útil e carregamento rápido.
Ou seja, uma próxima geração de baterias, combinando Titânio e Nióbio, pode ter seu carregamento ainda mais rápido, ser mais leve e com uma duração ainda maior. De forma consciente e com energia limpa, esse deverá ser o nosso futuro.
HORWIN CR6 – A MOTO BASE DA BATERIA EM NIÓBIO
Segundo a CEO da Horwin Brasil, Pricilla Favero, o protótipo deste projeto será apresentado ainda no primeiro semestre deste ano. Será utilizada a motocicleta de modelo CR6 da Horwin, que atualmente com 6.200W de potência de motor e até 150 km de autonomia. “Com a expertise e pioneirismo da CBMM somados ao nosso time altamente capacitado em desenvolvimento de novas soluções, a expectativa é que a motocicleta com a bateria com Nióbio esteja disponível no mercado brasileiro já em 2024.”
“Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma moto elétrica com carga ultrarrápida de até 10 minutos. Além do diferencial da recarga, a bateria em Nióbio traz benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permite até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos”, complementa Pricilla.
A CR6 atual, aparentemente tem um layout de uma Naked retrô, estilo Cafe Racer. Para chegar a autonomia de 150km, ela usa duas baterias e o teste foi feito a partir de uma pessoa com peso até 75kg. O peso liquido da moto é de 134kg. Torque de 5000 R/Min e velocidade máxima de 95km/h.
Atualmente estão disponíveis nas cores preta, branca, azul e verde. Ela é vendida por R$ 43 mil. Com a nova bateria em nióbio ultrarrápida, a CR6 deverá usar somente uma bateria. Ainda Segundo Pricilla Favero, “Fizemos estudos e o uso da nova bateria em nióbio não deverá aumentar muito o preço do modelo para o consumidor”.
Me deixou muito curioso a moto em questão, quero um triciclo pra deficiente, pro meu caso.
Olá! Sim, uma ótima sugestão para a fábrica José!
Consulte a da zub
Preço de 43.000. Deus me livre, não será moto para pobres. Precisamos de motos populares. Infelizmente tou fora dessa aí! E ainda falou assim: que o preço não deve aumentar muito!
Verdade Osmar, o preço tá complicado. Mas a tendência vai ser reduzir. Principalmente com novos elementos como o titânio futuramente… E a concorrência também deverá ser grande. ABS
Eu prefiro ter uma bicicleta que participar dessa concorrência. Vixe, esse valor não dá pra engolir
Opa, beleza?
Então, o que eu me refiro a concorrência é que as “grandes” vão sim olhar pra essa tecnologia. E a tendência é o preço melhorar, isso acontece com todos os setores em relação a tecnologia. Vai acontecer com as baterias elétricas.
Bicicleta é ótimo! Não consigo ver minha vida sem bicicleta! É sério! Mas a precificação é outra história. Tem bicicleta pelo dobro do preço dessa moto! Duvida? Veja: https://itabike.com.br/produto/bicicleta-turbo-levo-pro/?attribute_pa_cor=vermelho-cinza&attribute_pa_tamanho=s2
Precificação a marca leva em consideração outros tantos fatores. Enfim, o importante nesse caso é a notícia da bateria carregando em 10 minutos. Qual marca e qual preço, a gente vai ver lá na frente ainda.
Meu amigo a intenção no momento não é vender motocicletas e sim desenvolver a tecnologia da bateria com composto de nióbio para vender para o mundo, pois nós somos o país que tem a maior reserva mundial.
Assim como tbm produzimos e exportamos muita carne e nem por isso o povo tem acesso!!!
Pois é, a Voltz tem motos por menos de 20mil.
Deveriam pensar mais nos motoboys,esse preço não condiz com a realidade,
Oi Cleverson, dê uma olhada nessa aqui: https://tudodemotos.com.br/shineray-she-s-moto-eletrica-autonomia-de-150km/
ABS
Meu amigo a intenção no momento não é vender motocicletas e sim desenvolver a tecnologia da bateria com composto de nióbio para vender para o mundo, pois nós somos o país que tem a maior reserva mundial.
Dependendo do uso, o custo benefício compensa rapidamente. O importante é o início do desenvolvimento. Parabéns aos envolvidos.
A relação gera muito desperdicio de energia deveriam ter alterado isso, talvez não mudaram pois a moto fica feia sem ela
Acho que essa bateria na Voltz evs ia ser uma aposta mais interessante.*
Acredito que assim que popularizar as motos elétricas, eles vão criar e disponibilizar várias outras opções de baterias.
Legal, mas 43 mil aí não dá né, dessa forma isso se torna piada com o consumidor brasileiro
Como sempre, o Brasileiro vai correr para comprar. Por isso que o preço para nós é alto, os carros lá fora são vendidos pela metade do preço dos que são vendidos das montadoras no Brasil. O que encarece, são os impostos. Se vc importar pela metade do preço, a outra metade é imposto, e se comprar aqui, não tem o imposto da importação, mas o preço fica igual. Infelizmente, temos que sustentar o SISTEMA.