Cuidar da manutenção da moto é essencial para garantir a sua segurança e a durabilidade. Algumas tarefas podem ser feitas em casa, mas outras exigem o suporte de uma oficina especializada. Não existe uma regra, mas vamos ver algumas situações comuns de oficina X casa.
Manter a manutenção da moto em dia é fundamental para evitar problemas futuros e garantir a segurança nas ruas. Algumas tarefas básicas podem ser realizadas em casa, como o cuidado com pneus, óleo e sistema de iluminação. No entanto, existem situações em que é necessário recorrer à oficina, principalmente em casos de ajustes complexos ou diagnósticos mais detalhados. Vamos explorar quais dessas manutenções podem ser feitas pelo próprio motociclista e o que deve ser deixado para os profissionais.
Manutenção da moto: o que dá pra fazer em casa
Muitos cuidados com a manutenção da moto podem ser feitos na garagem de casa, sem a necessidade de ferramentas sofisticadas ou conhecimento avançado de mecânica. De todo jeito, se você não sentir segurança para realizar, o melhor é buscar o atendimento de um profissional.
Monitoramento do nível de óleo
O óleo é vital para o funcionamento do motor, e verificar seu nível regularmente é uma prática que todo motociclista deve adotar. Em muitas motos, há um visor ou vareta que facilita essa verificação. Se o nível estiver baixo, o óleo pode ser completado em casa. Atenção para o tipo de óleo que estiver utilizando. Misturar um tipo de óleo com outro pode fundir o motor!
Caso opte por troca completa, o descarte adequado do óleo usado devem ser feitos em uma oficina para garantir a eficiência e evitar danos ambientais.
Lubrificação e ajuste da corrente
A corrente é outro componente que pode ser cuidado em casa. O ajuste da folga da corrente e sua lubrificação regular são tarefas que aumentam a vida útil da transmissão e garantem uma pilotagem mais segura. Tenha cuidado! Jamais coloque as mãos na corrente com a moto ligada!
No entanto, ajustes mais complexos, como a troca da relação completa (pinhão, coroa e corrente), devem ser realizados por um mecânico de confiança.
Verificação e calibração dos pneus
A manutenção dos pneus é uma tarefa simples, mas essencial. Verificar regularmente a pressão dos pneus é uma das primeiras coisas que um motociclista deve aprender a fazer. A calibragem de pressão ideal do pneu deverá estar no manual de sua moto. A maioria recorre aos postos de gasolina, mas existem aparelhos portáteis que medem e já fazem a calibragem. Veja abaixo.
- Mini Compressor De Ar Portátil Digital: R$ 457,51 (em 10 vezes pelo Mercado Livre – Clique)
- Bomba Ar E Calibrador Pneu: R$ 128,25 (em 12 vezes pelo Mercado Livre – Clique)
Pneus mal calibrados podem comprometer a aderência ao solo e a segurança, além de aumentar o consumo de combustível. O ideal é sempre verificar a pressão dos pneus antes de sair para a estrada ou ao abastecer. Um pneu com desgaste excessivo ou bolhas, no entanto, deve ser trocado em uma oficina especializada.
O que deve ser feito na oficina
Embora muitas tarefas da manutenção da moto possam ser realizadas pelo próprio motociclista, há situações em que é necessário contar com o suporte de uma oficina.
Troca de óleo e também do filtro
Embora o monitoramento do nível de óleo possa ser feito em casa, a troca completa do óleo, especialmente em motos com filtros internos, exige conhecimento especializado e um local adequado para o descarte do lubrificante antigo. Fazer essa manutenção em uma oficina também garante que o filtro de óleo seja trocado corretamente, otimizando o desempenho do motor.
Diagnóstico de falhas eletrônicas
Com o avanço das motos com sistemas eletrônicos, como a injeção eletrônica, os diagnósticos se tornaram mais complexos. Se a moto apresentar falhas no motor ou estiver “fraca”, pode ser necessário usar um aparelho e conhecimentos especiais para identificar o problema. Em oficinas especializadas os reparos serão adequados.
Manutenção do sistema de arrefecimento
Motos com refrigeração líquida também exigem atenção especial. Embora o nível do líquido de arrefecimento possa ser monitorado em casa, a troca completa desse líquido é um processo mais trabalhoso e delicado, que deve ser feito por profissionais capacitados.
Sistema de iluminação e ajustes de embreagem
Manter o sistema de iluminação em ordem é não apenas uma questão de segurança, mas também de cumprimento da legislação de trânsito. O motociclista pode verificar o funcionamento das lâmpadas regularmente e trocá-las em casa, no caso de luzes como piscas e faróis auxiliares. No entanto, para motos carenadas ou que utilizam LEDs, o ideal é levar a moto à oficina em caso de falha, já que a substituição pode ser mais complexa.
Outro ajuste que pode ser feito em casa é o dos manetes de embreagem e freios. Pequenas regulagens podem ser realizadas com ferramentas simples, mas ajustes mais precisos, como o da embreagem ou dos freios, devem ser feitos por profissionais, especialmente quando envolvem freios a disco ou sistemas mais complexos como ABS ou até mesmo CBS.
Manter sua manutenção da moto em dia não é apenas uma questão de economia, mas também de segurança. Por isso, siga as orientações do manual e, sempre que necessário, consulte um mecânico de confiança.