Curitiba testa sinalização especial para motos
Projeto piloto de implantação de espaços exclusivos para motos. – Foto: Marco Charneski – Tribuna do Paraná

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a prefeitura de Curitiba lançaram nesta quarta-feira (21), um projeto piloto de implantação de espaços exclusivos para motos.

A nova sinalização foi instalada nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, próximo à sede do Detran.

Os bolsões, ou box, são áreas delimitadas nos cruzamentos e permitem que os veículos menores aguardem a abertura dos semáforos na frente de carros, ônibus e caminhões. A expectativa é que a medida, que já funciona em cidades como São Paulo, Brasília e Rio Branco, melhore a visibilidade e ajude na redução de acidentes.

Como motociclista e motorista, entendo que o projeto pode ser uma importante medida de proteção e segurança, além de ajudar na melhoria do fluxo de veículos e redução dos engarrafamentos. É preciso planejar, projetar e implantar esquemas especiais de circulação para melhorar a segurança do trânsito”, defende do diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Curitiba testa sinalização especial para motos
Motociclistas acompanharam a apresentação – Foto: Detran-PR

Segundo Traad, o bolsão serve para evitar que as motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado e assim diminui o risco de acidentes na hora da saída dos veículos. “Este sistema também facilita a visibilidade dos motoristas e dos pedestres que atravessam na faixa”, completa.

O projeto piloto vem para atender os anseios de vários motociclistas que já vinham indagando os órgãos de trânsito. Analisamos, em parceria com o Detran, projetos que já deram certo em cidades como São Paulo e Brasília. Com a intenção de proporcionar maior segurança aos nossos motociclistas e tranquilidade no trânsito para todos, criamos o projeto”, explica o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Guilherme Rangel.

Segundo Rangel, os bolsões serão analisados por um período de 60 dias. Serão levados em consideração não apenas as opiniões dos motociclistas mas de todos aqueles que fazem uso, como motoristas, pedestres e ciclistas.

Curitiba testa sinalização especial para motos

 

Informações: Assessoria Detran-PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui