InícioRoupas-AcessóriosCapacetesComo está a Lei do Capacete no Brasil? Afinal o que pode...

Como está a Lei do Capacete no Brasil? Afinal o que pode e o que não pode? Confira e evite multas.

Se tem uma coisa que ainda causa muitas dúvidas, é como ficou a Lei do Capacete no Brasil. Afinal, todos os tipos de capacete estão valendo ou não? E quais os valores das multas? É o que vamos ver agora.

Lei do Capacete no Brasil: Afinal, todos os tipos de capacete estão valendo ou não?
Lei do Capacete no Brasil: Afinal, todos os tipos de capacete estão valendo ou não? Imagem: Freepik

Primeira coisa, e coisa básica: se você utiliza motocicleta (com motor a combustão ou elétrica), motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado ou quadriciclo motorizado em vias públicas, então sim, você deverá usar um capacete! E isso vale para piloto e/ou garupa.

O capacete tem a função crucial de proteger a cabeça do motociclista, prevenindo concussões e traumatismos cranianos em caso de queda. De acordo com estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do capacete reduz os riscos de lesões graves na cabeça, cérebro e rosto em 72%, além de diminuir a probabilidade de morte em até 40%.

Lei do Capacete – Tipos de Multa

O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro classifica como infração gravíssima o não uso do capacete. A lei estipula como punição uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da suspensão do direito de dirigir. Nesse caso, perde o direito de dirigir qualquer coisa em vias públicas.

A viseira pode render outro prejuízo. Pilotar sem viseira ou com a viseira levantada, é considerada infração média com multa de R$ 136,16 reais, além de 5 pontos na CNH.
A viseira pode ser aberta quando a moto estiver parada, como no sinal por exemplo, mas deve ser baixada novamente antes de entrar em movimento.

E os capacetes abertos sem viseira? Nesse caso se faz necessário o uso de óculos de proteção com elástico (como os de pilotos de motocross) e que tenham espaço suficiente para colocar os óculos de correção de grau. Só o seu óculos de grau, ou óculos escuros não dá certo: § 2º Fica proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) de forma singular, em substituição aos óculos de proteção.

Outro caso de multa é se o capacete não estiver afivelado corretamente. A infração nesse caso é considerada leve, com 3 pontos na carteira e multa de R$ 88,38 reais.

Capacete é o principal item de segurança ao pilotar, além de obrigatório.
Capacete é o principal item de segurança ao pilotar, além de obrigatório.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Veja Também:
Maio Amarelo: uso de capacete reduz em até 70% a gravidade de ferimentos em acidentes de moto
Capacete Bom e Barato: Fly, da mesma Fábrica da Bieffe, lança a Linha Jet; Conheça
Acessível e Seguro: Conheça o novo Capacete da Peels
Motociclista pode ser autuado em vias públicas por causa do capacete

Diretrizes para o Uso do Capacete

Para circular em vias públicas, o uso do capacete é obrigatório para todos os motociclistas. No entanto, a lei do capacete no Brasil, também exige que o item tenha certificação de um órgão acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Portanto, ao adquirir um capacete, é necessário verificar se ele possui o selo do Inmetro afixado no casco e também uma etiqueta interna comprovando a certificação.

As etiquetas reflexivas nas laterais e na parte de trás, também é um item obrigatório de segurança. Não tire essas etiquetas! O tamanho de capacete 64, por ser um capacete difícil de ser encontrado no mercado brasileiro, é a única exceção ao selo do Inmetro.

A dita Lei do Capacete no Brasil foi publicada em março de 2022. Na ocasião, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 940, que estabelece as diretrizes para o uso do equipamento de proteção. Como já dissemos lá no começo, o texto regulamenta o uso de capacete por condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados em vias públicas.

uso de capacete reduz em até 70% a gravidade de ferimento
Uso de capacete reduz em até 70% a gravidade de ferimento

Quais são os capacetes permitidos no Brasil?

Antes de mais nada, os capacetes tipo “coquinho” não são permitidos, segundo a lei do capacete no Brasil. Apesar de estiloso, ele não protege a nuca, nem a região temporal e o queixo. Talvez, o capacete coquinho que você esteja usando até possua o selo do Inmetro, mas isso pode render um grande problema se for parado por um guarda de trânsito. Ou seja, evite dor de cabeça.

A certificação de segurança é realizada pelo Inmetro e se aplica a diferentes tipos de capacetes:

1. Capacete Integral (Fechado)

Capacete Integral (Fechado)
Capacete Integral (Fechado)

O capacete integral, também conhecido como capacete fechado, oferece a máxima proteção ao motociclista, cobrindo toda a cabeça. Este tipo de capacete é altamente recomendado por especialistas em segurança no trânsito devido à sua eficácia na prevenção de lesões graves em caso de acidente.

2. Capacete Modular e Escamoteável

Capacete Modular e Escamoteável
Capacete Modular e Escamoteável

Os capacetes modulares e escamoteáveis são uma opção versátil para os motociclistas, pois combinam a proteção de um capacete integral com a praticidade de um capacete aberto. Estes modelos possuem queixeira móvel, que pode ser levantada para facilitar a comunicação ou a ventilação durante a condução.

3. Capacete Aberto (Tipo Jet)

Capacete Aberto (Tipo Jet) - Esse modelo já vem com uma viseira.
Capacete Aberto (Tipo Jet) – Esse modelo já vem com uma viseira.

 

Os capacetes abertos, também conhecidos como capacetes tipo jet, são uma escolha popular entre os motociclistas que buscam mais conforto e ventilação. Embora ofereçam menos proteção em comparação com os capacetes integrais, eles ainda são permitidos por lei, desde que atendam aos padrões de segurança estabelecidos pelo Inmetro.

Dúvidas? Comentários? Mande o seu! O espaço para comentários lá embaixo, depois da publicidade.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.