BMW R 18 One Eight C foi o nome escolhido pelo designer e customizador, Paul Yaffe para sua impressionante transformação. Confira mais esse belo trabalho.
O designer Paul Yaffe, renomado no mundo da customização desde 1991, é reconhecido por sua habilidade única em criar obras-primas motorizadas. Fundador da American Legend Motorcycle Company e posteriormente da Bagger Nation, Yaffe acumula prêmios, incluindo “Motocicleta Mais Bonita do Mundo” e “Construtor do Ano”. Seu novo trabalho envolve a BMW R 18 Transcontinental.
Antes de iniciar a customização, Yaffe imergiu na essência da BMW R 18, percorrendo mais de 6 mil quilômetros pelos Estados Unidos, explorando a fundo suas características. Determinado a criar uma “bagger” de rodas grandes, encomendou uma roda dianteira de 26” x 5,5”, esculpida a partir de um bloco de alumínio maciço. O projeto exigiu o alongamento do quadro e ajustes para otimizar o manuseio, mantendo a autenticidade da BMW.
Inspiração no Mercury Lead Sled
A equipe de Yaffe, inspirada no icônico Mercury Lead Sled dos anos 1950, modificou elementos da R 18, como o para-lama dianteiro em aço e a carenagem original. Componentes exclusivos foram criados, incluindo um defletor frontal estratégico para ocultar o radiador. Um conjunto exclusivo de Yaffe Monkey Bars foi feito para complementar o design geral.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
A atenção aos detalhes é evidente na preservação das características originais da BMW. A equipe desenvolveu um novo conjunto de ‘peles’ para as bolsas, mantendo funcionalidade e engenharia. O para-lama traseiro foi ampliado, garantindo perfeita integração com as novas malas.
Na fase final da customização, Yaffe reimaginou as lanternas traseiras originais da R 18, integrando-as artisticamente em painéis de preenchimento feitos à mão. A área da placa no para-lama recebeu um tratamento no clássico estilo hot rod, adicionando um toque de nostalgia e modernidade à motocicleta.
Estética de trenó de chumbo
Mantendo-se fiel à estética clássica do Lead Sled (trenó de chumbo), Yaffe priorizou dois componentes cruciais: a suspensão pneumática e os tubos laterais.
Paul e sua equipe projetaram um sofisticado tanque de ar e sistema de distribuição, bem como um chassi dedicado sob cada lado dos alforjes para acomodar componentes essenciais, incluindo os tanques de armazenamento de ar necessários, um compressor de ar considerável e todos os controles, válvulas e solenóides necessários para o suporte e operação eficazes do sistema.
O resultado final da customização da BMW R 18 Transcontinental foi revelado no MBE Show em Verona, Itália, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de janeiro de 2024.