A nova Honda CRF 1100L Africa Twin 2023 chega no final de janeiro de 2023, nas concessionárias Honda em todo o Brasil. Os destaques são a nova cor preto fosco, e a opção de câmbio DCT, especialmente fabricado em Manaus para a Africa Twin.
Desde o seu lançamento no Brasil em 2017, a Africa Twin deu uma guinada no que diz respeito à big trail da Honda. Algo de certa forma deixado de lado pela marca japonesa no Brasil, até então.
Segundo a Honda, o conceito da Africa Twin é “True Adventure”, uma nova geração que devolve a mobilidade e a capacidade de enfrentar todos os terrenos com excelente performance, tecnologia e conforto.
Novas versões da CRF 1100L Africa Twin 2023
A CRF 1100L Africa Twin 2023 estará disponível em quatro versões, dependendo da capacidade do tanque e tipo de transmissão, convencional ou DCT, tecnologia exclusiva da Honda (veja mais abaixo), antes feita exclusivamente no Japão, começa a ser fabricada na planta de Manaus-AM, confirmando assim o elevado padrão tecnológico alcançado pela Moto Honda da Amazônia.
As versões da CRF 1100L Africa Twin 2023 são as seguintes: Honda CRF 1100L Africa Twin (versão de entrada), Honda CRF 1100L Africa Twin DCT, Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES e Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT.
Na versão de entrada, tanque de 18,8 litros e ganho de agilidade decorrente de seu baixo peso. Para 2023 será oferecida tanto com câmbio convencional como DCT. Novas cores e grafismos e como equipamento de série um robusto bagageiro traseiro em alumínio, com encaixe pronto para o baú (opcional). A nível técnico, a única alteração está em relação à nova transmissão DCT, otimizando a 1ª e 2ª marchas para proporcionar uma progressão mais suave em saídas à partir da imobilidade e em baixas velocidades.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Na versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Eletronic Suspension), o tanque é de 24,8 litros. Ou seja, uma autonomia bem maior. Também traz novas cores e grafismos na versão 2023, assim como o novo ajuste no sistema DCT. Além disso, o para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado, está 110 mm menor na altura, porém oferecendo a mesma proteção contra o vento e intempéries. Novas também são as proteções das carenagens laterais, em alumínio anodizado em preto, assim como o bagageiro.
Motor da CRF 1100L Africa Twin 2023
Bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e refrigerado a líquido. Tem 1.084 cm3 de capacidade, 99,3 cv a 7.500 rpm de potência e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é por cárter semi-seco e a alimentação PGM-FI tem corpos de injeção de Ø 46 mm.
Chassis de aço com construção de berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio, o mesmo material usado nas balanças da suspensão traseira. Suspensão dianteira Showa invertida com 230 mm de curso e tubos de 45 mmØ que são ajustáveis para pré-carga da mola, para extensão e compressão.
O amortecedor traseiro Showa oferece 220 mm de curso, com pré-carga da mola ajustável por meio de um controle no corpo do amortecedor. Os amortecimentos de recuperação e compressão são totalmente ajustáveis.
As Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES tem suspensões de controle eletrônico Showa EERATM que atuam eletronicamente ajustando em tempo real a capacidade de amortecimento.
Todas as versões possuem faróis duplos de LED, luzes diurnas (DRL) com ajuste automático da intensidade da luz. Painel colorido sensível ao toque com tela TFT de 6,5 polegadas. Aplicativos Apple e Android que podem se conectar ao capacete com fones e microfone Bluetooth.
Outro dispositivo tecnológico da Honda, é o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona os piscas dianteiros e traseiros durante uma frenagem de emergência em velocidades acima de 50 km/h.
As rodas são raiadas com aros de alumínio. A dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18. Freios ABS com a função que ajusta o comportamento dos freios em caso de curvas. Peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 215 kg seco, a versão Adventure Sports pesa 221 kg seco. As versões equipadas com câmbio DCT tem 10 kg suplementares.
Como funciona o câmbio DCT
DCT significa transmissão de dupla embreagem, em inglês. Como uma transmissão manual convencional, o sistema DCT possui marchas em constante movimento, mas com uma grande diferença: este sistema possui duas embreagens, e não uma, que permanecem engatadas, como se estivessem “em standby”, prontas para engatar a qualquer momento. Rápido quando necessário.
Além disso, o sistema é automático, sem alavancas de câmbio ou embreagem. Para proporcionar maior versatilidade ao piloto, as trocas de marcha podem ser feitas manualmente, controladas por botões no guidão, ou podem ser programadas para funcionar de forma totalmente automática, garantindo trocas suaves e uma pilotagem agradável.
Preços e cores da CRF 1100L Africa Twin 2023
• Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100,00
• Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100,00
• Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130,00
• Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130,00
A disponibilidade na rede de concessionários Honda está prevista para final de janeiro. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. Preços base DF.