A Nova Yamaha Lander 250 2025 foi apresentada no mês de outubro de 2024. Porém as vendas só deverão acontecer em dezembro, com o preço sugerido de R$ 27.490, uma diferença de R$ 1.700 em relação ao modelo 2024.
A Yamaha Brasil lançou de uma vez só 8 modelos: Nova Factor, Factor DX, Lander 250 2025, Nova Fazer FZ25, Nova Fazer FZ15, XMax 2025, NMax 2025 e a moto elétrica Neos. Vamos ver os detalhes, uma por uma. Dessa vez sobre a nova Yamaha Lander 250 2025, também chamada de Lander Connected, já que traz a conectividade como uma das suas principais novidades.
A Yamaha Lander 250 2025 chega ao mercado brasileiro com algumas mudanças estratégicas que buscam atender às novas exigências dos consumidores, tanto em termos de tecnologia quanto em visual. A moto continua a mesma em relação ao seu motor e desempenho, mas ganha destaque com um novo conjunto de iluminação em LED e um painel modernizado.
Com preço sugerido de R$ 27.490 (sem frete ou impostos), a Yamaha Lander 250 2025 será disponibilizada nas concessionárias a partir de dezembro de 2024. A palavra de ordem para este lançamento parece ser “evolução”, focando em atualizações práticas que não alteram a essência da motocicleta.
O que há de novo na Lander 250 2025?
O modelo se destaca por seu novo design, principalmente no conjunto de iluminação frontal (parecido com o da Crosser). A Yamaha Lander 250 2025 agora traz um farol com projetor de LED, luzes diurnas (DRL) e uma lanterna traseira também em LED. Os piscas, no entanto, continuam com lâmpadas halógenas.
Outro ponto de destaque é o novo painel de instrumentos, 59% maior do que o modelo anterior. Com um design “Blackout”, o painel LCD exibe informações de maneira clara e intuitiva, incluindo notificações de chamadas e mensagens, quando conectado ao smartphone. Além disso, o piloto tem acesso à tomada 12V, o que possibilita o carregamento de dispositivos eletrônicos em viagens longas.
Conectividade com o Y-Connect
O sistema Yamaha Motorcycle Connect, ou Y-Connect, é uma das maiores inovações da Yamaha Lander 250 2025. Através dele, o piloto pode emparelhar o smartphone com a moto, recebendo alertas de manutenção, status da bateria e até a localização do último estacionamento. Esse sistema expande a experiência de uso da moto, permitindo também o compartilhamento de rotas e a comparação de desempenho com outros usuários.
Essa conectividade oferece uma série de vantagens práticas, como alertas sobre falhas na motocicleta e até mesmo o registro diário do consumo de combustível. Para os entusiastas da tecnologia, o sistema Y-Connect adiciona uma camada extra de conveniência e controle ao uso diário da Yamaha Lander 250 2025.
Motor e Desempenho
Se visualmente e tecnologicamente a Yamaha Lander 250 2025 evoluiu, o motor e o chassi se mantiveram inalterados Ou melhor, com as alterações necessárias para a homologação. A motocicleta continua equipada com o motor monocilíndrico de 249 cc, com 5 velocidades, que agora atende às exigências da fase Promot 5, entregando potência de 20,9 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgfm a 6.000 rpm. No entanto, o motor deixou de ser flex, funcionando exclusivamente com gasolina.
Os freios também permanecem os mesmos. A Yamaha Lander 250 2025 mantém o sistema de freios ABS na dianteira, com disco de 245 mm, enquanto na traseira o disco tem 203 mm. A suspensão dianteira telescópica, com 220 mm de curso, e a traseira do tipo monocross, com 204 mm de curso, continuam garantindo o conforto necessário, mesmo em terrenos mais irregulares.
Cores e Disponibilidade
A Yamaha Lander 250 2025 estará disponível em quatro opções de cores: Titanium Grey (cinza fosco), Amazon Green (verde fosco), Solar Red (vermelho sólido) e Competition Blue (azul sólido). Com essas novas combinações, a marca busca agradar tanto os pilotos que preferem uma estética mais discreta quanto aqueles que optam por cores mais vibrantes.
A chegada às lojas está prevista para dezembro de 2024, como já mencionado.
FICHA TÉCNICA – YAMAHA LANDER 250 2025
MOTOR
Tipo de combustível: Gasolina
Torque (Gasolina): 2,1 kgf.m (6.000 rpm)
Taxa de compressão: 9,8 : 1
Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
Cilindros: 1
Diâmetro X curso: 74,0 mm x 58,0 mm
Potência (Gasolina): 20,9 cv (8.000 rpm)
Cilindrada: 249 cc
Alimentação: Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão dianteira: 220 mm (suspensão) / 220 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 65 mm (suspensão) / 204 mm (roda)
CÂMBIO
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
FREIOS
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
DIMENSÕES
Altura mínima do solo: 240 mm
Capacidade do tanque (reserva): 13,6L (3,3L)
Comprimento x Largura x Altura: 2150 mm X 820 mm X 1210 mm
Distância entre eixos: 1390 mm
Peso Líquido: 156 kg
Pneu dianteiro: METZELER 80/90 – 21M/C 48S TOURANCE
Pneu traseiro: METZELER 120/80 – 18M/C 62S TOURANCE
Tipo de chassi: Berço Semi-Duplo
Altura do assento: 875 mm