A marca inglesa Maeving está dando o que falar com motos estilo café racer elétricas. Uso estritamente urbano. Conheça um pouco mais.
Você se diz saudosista, mas não abre mão da tecnologia atual disponível? Bingo, essa pode ser para você. Os ingleses estiveram na vanguarda do motociclismo durante bastante tempo com marcas como BSA, Norton, Royal Enfield e Triumph. O declínio da dominação inglesa aconteceu com a chegada das marcas asiáticas, principalmente as japonesas nas décadas de 60 e 70.
A Triumph conseguiu se manter como uma marca, digamos com DNA britânico. Mas quanto às outras, basicamente quebraram e foram levantadas com capital estrangeiro, como é o caso da Royal Enfield, ou simplesmente deixaram de existir. Mas temos que admitir que os britânicos sempre tiveram uma força criativa muito grande. E no motociclismo não é diferente.
De uns poucos anos para cá, a marca inglesa Maeving está chamando a atenção com seus modelos RM1 e RM1S. Tratam-se de duas motos com estrutura tradicional clássica, que chamam a atenção com seu estilo café racer, mas são elétricas. Isso mesmo, não espere barulho de motor a combustão, nem cheiro de gasolina.
Maeving RM1 e RM1S
Esteticamente, as RM1 e RM1S da Maeving são inspiradas pelo design clássico das café racers e bobbers, essas motos combinam a elegância vintage com uma postura urbana contemporânea. A traseira curta acentuada por um assento flutuante clássico confere-lhes uma presença marcante nas ruas.
As motos apresentam um tanque de combustível falso que, na verdade, funciona como um compartimento de armazenamento com entrada USB. Aliás, as cores do falso tanque podem ser substituídas. São várias as opções de cores tanto para a RM1 quando para RM1S.
Além disso, os tubos habilmente projetados abrigam os fios da bateria ao controlador, simulando um sistema de escape clássico na lateral, adicionando um toque de autenticidade ao design. As baterias ficam armazenadas abaixo do tanque falso e abrem pela lateral.
Na parte tecnológica, os modelos oferecem integrações com smartphones. O painel apesar de ter um estilo clássico, redondo, é parte analógico e parte digital. A tração é feita a partir da roda traseira, onde fica o motor. Pelo que conseguimos perceber, a suspensão tem duplo amortecedor na traseira e simples na dianteira. Os freios são a disco nas duas rodas. Não temos informação se conta com sistema ABS.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Watts lança no Brasil a moto elétrica W160S, que pode chegar a 120 km/h; Veja quanto custa
Startup brasileira quer vender motos elétricas a preços mais baixos
Conheça a Cicloway: das motos gigantes Amazonas 1600 para as motos elétricas
Shineray começa a vender suas motos elétricas online, em 12 vezes sem juros!
Kymco – Parceira da Suzuki – quer Lançar Motos Elétricas com Câmbio Manual; Conheça
Detalhes Técnicos das Motos Maeving
Em termos de desempenho, a RM1 é a opção de entrada da marca. Equipada com um motor elétrico que oferece potência de 3.0 kW, equivalente em torno de 6 cv, a RM1 pode atingir uma velocidade máxima de 72 km/h. Não é muito, mas é bastante aceitável para deslocamentos urbanos.
A autonomia, segundo a marca é de 64 km (com uma bateria) a 128 km (com duas baterias). O preço inicial, sendo lançado nos Estados Unidos, é de US$ 6.495, equivalente a cerca de R$ 32 mil na conversão atual.
Já a RM1S é o modelo de topo. Com um motor mais potente que oferece 7.0kW, equivalente em torno de 9,4 cv de potência nominal e 14 cv de potência máxima, esta versão consegue brigar com motos a combustão de pequena cilindrada.
Velocidade máxima de 112 km/h e autonomia de até 128 km (já com duas baterias) em uma única carga. A RM1S é mistura o estilo café race com desempenho moderno. O preço é de US$ 8.995 de lançamento nos Estados Unidos, equivalente a cerca de R$ 45 mil, na conversão direta (março 2024), sem impostos ou frete.
As motos são comercializadas no Reino Unido, Bélgica, Holanda, Austrália e recentemente foram lançadas no mercado norte americano. Não existe previsão de uma possível vinda para o Brasil. Seria bem-vinda? Deixe nos comentários. Os comentários estão abaixo da publicidade.