A Indian continua firme e forte fora do Brasil. E já está com sua linha para este ano 2024 praticamente definida. Para nós, só resta olhar de longe. Vamos conhecer a Indian FTR 1200, uma motocicleta, no estilo naked, com um quadro de treliça, rodas de alumínio e escape duplo Akrapovic. Ela deu uma nova vida para a marca Indian, nos Estados Unidos.
Lançada em 2019, a Indian FTR 1200 tem suas raízes no modelo de corrida flat track Scout FTR750. Aliás, as iniciais FTR remetem ao Flat Track. O design, a localização estratégica da caixa de ar e o distintivo escape duplo são características que compartilha com a sua predecessora.
O grupo americano Polaris, que adquiriu a Indian em 2011, demonstrou astúcia ao conquistar um público diversificado com a FTR 1200, preenchendo lacunas entre nichos de mercado. Desde o seu lançamento em 2019, a FTR1200 praticamente revitalizou a marca, garantindo uma significativa participação nas vendas.
Enquanto nos Estados Unidos a Indian FTR 1200 promete inovação, no Brasil a gente apenas olha de longe.
Com um design arrojado, a FTR 1200 realmente chama a atenção. Seu quadro de treliça proporciona não apenas uma estética única, mas também um desempenho excepcional nas estradas. As rodas de alumínio e o escape duplo Akrapovic complementam o visual ousado.
Herança Flat Track e Diferenciação no Mercado
Inspirada na lendária Indian Scout FTR750, a FTR 1200 carrega consigo uma herança distinta das pistas de flat track. Essa conexão com o mundo das corridas confere à motocicleta uma aura de autenticidade e diferenciação, tornando-a uma escolha única para os amantes de motos.
Ao se posicionar entre as cruiser americanas tradicionais e modelos europeus renomados, a FTR 1200 responde eficientemente às tendências do mercado. Sua versatilidade a coloca como uma opção atraente para um público amplo, combinando elementos clássicos e contemporâneos de maneira equilibrada.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Indian apresenta Chieftain e Roadmaster no Brasil
Indian suspende a venda de suas motos no Brasil.
Indian anuncia cinco motos que serão comercializadas no Brasil
Indian FTR 1200 2024
Uma das mudanças mais notáveis na Indian FTR 1200 é a adoção de rodas menores, agora de 17 polegadas em ambas as extremidades, equipadas com os pneus Metzeler Sportec. Esta decisão representa uma transição sutil longe das pistas flat track de terra, embora o modelo Rally ainda mantenha os pneus maiores e uma suspensão mais longa.
A altura da nova FTR foi reduzida em 3,5 cm, proporcionando uma postura mais baixa e aerodinâmica. Os modelos FTR apresentam componentes de suspensão ZF Sachs, totalmente ajustáveis, enquanto a Rally possui uma configuração fixa. A versão Carbon destaca-se com um sistema Öhlins, incluindo garfos de 43 mm e unidade traseira com reservatório ajustável, proporcionando um curso de suspensão de 120 mm em ambas as extremidades.
Motor V-Twin 1200
O coração pulsante da FTR 1200 é o seu motor V-Twin de 1.203 cm³. Em conjunto com o escape de titânio Akrapovic, ele gera uma potência máxima de 121 cv a 8.250 rpm e um torque robusto de 11,75 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão é de seis velocidades.
Os freios dianteiros e traseiros de 4 pistões da Brembo asseguram boa frenagem, proporcionando uma condução fácil e controlada. O tanque com capacidade para 13 litros de gasolina mantém a moto equilibrada, com um peso em ordem de marcha de 233 kg.
Tecnologia
A Indian FTR 1200 incorpora tecnologia de ponta com uma tela sensível ao toque LCD de 4,3”. Através dela, é possível controlar a configuração da interface com controles Bluetooth, modos de condução, controle de tração e personalização do ABS. Destaque também para a conveniência da porta de carregamento USB para telefone. Na versão Carbon, o acabamento é elevado com ornamentos em fibra de carbono, desde a tampa do tanque de combustível até o para-lama dianteiro.
A versão topo de linha é a Indian FTR x 100% R Carbon. Esse modelo tem uma parceria direta com a marca fabricante de óculos 100%. É também o modelo mais caro, com preço de US$ 18.999, em uma conversão direta, R$ 92.700, aproximadamente. Claro, estamos falando de preços sem impostos e sem taxas de frete. Mas ainda assim, perfeitamente competitivo com os preços da Harley-Davidson no Brasil.
Indian FTR 1200 por pouco estaria no Brasil
A história nós conhecemos, a Indian chegou no Brasil em 2015, já com planejamento de fábrica e enchendo os brasileiros de novidades. Porém as história não saiu como imaginavam. Em 2017 já estavam parando a produção e em 2018 parou de vez com as operações no país.
Apenas um ano depois a FTR 1200 foi lançada nos Estados Unidos. O “talvez” nunca saberemos, mas assim como lá, talvez o novo modelo contribuísse para um novo respiro na marca em terras brasileiras.