Nos últimos dois dias a marca indiana, TVS Motors, foi assunto entre os principais canais de moto do Youtube no Brasil. Existem afirmações e contra afirmações de que a montadora estaria de malas prontas para chegar por aqui.
A TVS Motors pode parecer estranha a principio para os brasileiros, mas já faz parte do portfólio de motos do país há um bom tempo. Principalmente nas grandes cidades. Pelo menos um modelo, a RTR Apache, montada pela Dafra, atualmente com 200cc, mas já passou também pela versão 150cc.
Pois bem, nos últimos dias, a TVS Motors foi assunto entre dois dos grandes canais de conteúdo duas rodas do Brasil: Bill Motoka e Papo na Moto. Aliás, nossos agradecimentos a ambos, pelas informações quentes e muitas vezes certeiras!
Tudo começou há cerca de 2 meses atrás, quando Ricardo (Rick), do canal Papo na Moto, publicou um vídeo dizendo que sim, a TVS Motors viria para o Brasil em 2024, inclusive com detalhes de seu informante “indiano”.
TVS Motors pela Mottu
No caso do vídeo de Bill, houve um agradecimento ao Ricardo, que trouxe a notícia em primeira mão, mas haveria uma continuidade no assunto e com um outro informante, que no caso, seria um ex-funcionário da Mottu, a startup de aluguéis de motos, que inclusive já apareceu algumas vezes entre as motos mais vendidas no Brasil. Essa informação traz um panorama interessante sobre a possível parceria entre a Mottu e a TVS no Brasil.
Segundo o vídeo de Bill, esse ex-funcionário da Mottu compartilhou a informação de que quando trabalhava na empresa, o que circulava era que a TVS viria para o Brasil em parceria com a Mottu e não pela Dafra, utilizando a fábrica da startup para montar suas outras motos para o mercado brasileiro.
A Mottu, já possui capacidade de montagem em Manaus, e a TVS Motors seria sua primeira cliente. A expectativa era que a Mottu se tornasse uma montadora semelhante à Dafra, montando as motos da TVS e fortalecendo/ iniciando sua posição no mercado brasileiro.
A Mottu, chegou a produzir de mais de 30.000 motos neste ano de 2023, e no ano passado foi também uma das mais emplacadas. A startup já monta as TVs Sport 110, como já mostramos outras vezes.
Porém no último vídeo de Ricardo, o apresentador do canal Papo na Moto, jogou uma ducha de água fria nas informações do vídeo do Bill e no vídeo dele próprio, dizendo que o seu “contato indiano”, diretamente da TVS, desconhece a vinda da TVS Motors para o Brasil, e que não existe qualquer previsão de que isso aconteça, pelo menos nos próximos 2 anos.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
• Nova Dafra Apache RTR 200 2023 ABS a partir de R$ 18.490. Conheça agora!
• Dafra: melhor mês de produção desde 2015; parcerias com Bajaj e Royal foram fundamentais
• Novidades Dafra: Cruisym 300 e NH 300 para o Brasil
• Motos Dafra 2024: Catálogo completo Com os Preços das Motos da Linha 2024
• Cruisym 300: Dafra antecipa o lançamento do Scooter por R$ 32.490
Quem é a TVS Motors?
A TVS Motor Company, uma das principais marcas de motos na Índia, destaca-se com quatro fábricas, sendo três localizadas na Índia e uma na Indonésia. Com uma impressionante capacidade produtiva de aproximadamente 5 milhões de motocicletas por ano e parcerias tecnológicas com gigantes europeus, a empresa exporta suas motos para mais de 60 países, incluindo o Brasil.
Desde 2010, a TVS Motor Company tem uma parceria com a Dafra. O modelo Apache RTR 150 foi o precursor dessa colaboração, já bem conhecida no Brasil. A moto desde então, é produzida em regime CKD (apenas montada) na fábrica da Dafra. Em 2019, a Apache RTR 200, substituiu o modelo anterior.
Com a Mottu, conhecemos a partir de 2022, a TVs Sport 110. Um dos modelos de entrada da TVS, apesar de não ter motos de alta cilindrada. Em seu portfólio, a moto de maior porte é a Apache RTR 310 , que também recebeu uma versão carenada esportiva, a RR 310 Apache.
Além da Apache, a TVS conta com diferentes modelos de Scooters, Moped (que é um tipo de ciclomotor, parecido com antiga Mobilette), Motos Elétricas, Tuc-Tucs e claro, toda a gama de motos, sendo a maioria, modelos até 160cc.
Ficamos com aquele gostinho de decepção, mas existe um ditado bastante popular que diz que onde há fumaça, pode ter fogo. Nesse caso, algumas revelações do tal “ex-funcionário” da Mottu, foram bem detalhadas e foram de encontro ao que o próprio Ricardo afirmou há alguns meses atrás.
Vamos acompanhar com mais atenção o desenrolar dessa história toda.
Ver essa foto no Instagram