A Bajaj confirmou oficialmente a informação de alguns dias atrás, de um site indiano, onde estava certa a construção de uma fábrica no Brasil. Será a primeira fábrica da marca indiana fora da Índia. Detalhes do total de investimento não foi divulgado, porque segundo a Bajaj, ainda não foi fechado.
Bajaj fábrica no Brasil: a primeira da marca fora da Índia
Com o objetivo de atender à crescente demanda por seus produtos no Brasil, a gigante indiana está estruturando sua primeira fábrica de motocicletas fora da Índia. Essa iniciativa também faz parte do plano de expansão da rede de concessionárias da marca no Brasil.
O Brasil é reconhecido como o maior mercado de motocicletas na América Latina, com uma cultura de motociclismo bem estabelecida. A Bajaj, ciente desse potencial, almeja estreitar seus laços com os consumidores brasileiros e compreender melhor suas necessidades e preferências. A presença de uma fábrica própria no país oferecerá valiosos “insights” sobre o comportamento do consumidor e contribuirá para o fortalecimento da marca em toda a região.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.
Planta em Manaus – 20 mil unidades por ano
A Bajaj escolheu Manaus, no Amazonas, como sede de sua unidade produtiva. Essa decisão é pautada pela infraestrutura adequada da região e sua posição central, facilitando a distribuição de motocicletas para diferentes partes do país.
A nova fábrica terá capacidade produtiva inicial para produzir 20 mil unidades por ano. Essa capacidade permitirá que a empresa aumente significativamente sua oferta de motocicletas no mercado brasileiro. A ampliação da linha de produtos Bajaj proporcionará opções diversas aos consumidores, atendendo a diferentes necessidades e preferências.
Para assegurar um crescimento consistente no mercado latino-americano nos próximos anos, a fábrica contará com equipamentos de última geração. A Bajaj Auto Limited investirá em tecnologia avançada, visando aprimorar os processos produtivos e garantir a qualidade de suas motocicletas. A estrutura moderna e bem equipada possibilitará um crescimento sustentável e competitivo. O valor total do investimento ainda não está fechado.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra, fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentre nas atividades comerciais e de atendimento a clientes durante este primeiro ano de operação. “Temos uma parceria estratégica com a Dafra e esperamos continuar atuando em conjunto para complementar nossas próprias operações de montagem”, reforçou Rakesh Sharma.
A Bajaj está empenhada em concluir o projeto de construção da fábrica no Brasil dentro dos próximos 12 meses. Essa meta demonstra o compromisso da empresa em estabelecer rapidamente sua presença local e iniciar a produção nacional.
Expansão da rede de lojas
Como resultado desse foco na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias, desde o início das operações, a Bajaj do Brasil já entregou aproximadamente 2.000 motocicletas no País.
Com 8 concessionárias em funcionamento, sendo 5 no estado de São Paulo (2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André), 1 em Santa Catarina (Florianópolis), 1 no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e 1 no Distrito Federal do País (Brasília). A empresa planeja novas lojas nos próximos meses em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), e até o final do ano também chegará à região Norte.
“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado em US$ 4,13 bilhões por ano. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.