InícioMarcasKawasakiKawasaki deve lançar moto a hidrogênio híbrida e 2 modelos elétricos

Kawasaki deve lançar moto a hidrogênio híbrida e 2 modelos elétricos

Moto elétrica é para os fracos! A Kawasaki está desenvolvendo uma moto que deve utilizar na combinação com elétrica, nada menos que hidrogênio. Ou seja, uma moto a hidrogênio híbrida. A revelação do protótipo foi feita na última semana no Salão de Milão. Além da Ninja a hidrogênio, a marca japonesa apresentou 2 modelos elétricos, em adiantada fase de testes.

Kawasaki:  moto híbrida e motor a hidrogênio

Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) - a moto a hidrogênio híbrida da Kawasaki e o motor ao lado. Foto: EICMA
Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) – a moto a hidrogênio híbrida da Kawasaki e o motor ao lado. Foto: EICMA

Apesar de parecer estranho, a Kawasaki não é a única marca que estuda uma forma de motor híbrido, combinando o motor elétrico com hidrogênio. A chinesa Xiaomi também aposta nessa forma de combustível até 2025.

O principal benefício desse tipo de motor é a não poluição. O  gás que sai do escapamento é praticamente vapor de água. O dióxido de carbono deve ser muito pouco ou praticamente zero.

Sobre o funcionamento, a Kawasaki revelou o seguinte: um compartimento armazena cartuchos de gás hidrogênio. Uma vez esgotado o combustível, esses componentes podem ser removidos e substituídos por outros com hidrogênio.

Os cartuchos de hidrogênio ocupariam as laterais. Ainda em estudo.
Os cartuchos de hidrogênio ocupariam as laterais. Ainda em estudo.

O processo é parecido com a troca bateria de uma motocicleta elétrica em uma estação de carregamento. Neste caso, o cartucho contém evidentemente gás hidrogênio.

O modelo de moto híbrida a hidrogênio da Kawasaki recebeu o nome de Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle). Deverá conseguir mudar de forma rápida e fácil do motor a combustão interno para o elétrico! A previsão é de que esteja disponível já em 2024.

Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) a moto a hidrogênio hibrida e motor elétrico
Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) a moto a hidrogênio hibrida e motor elétrico

Junto ao modelo híbrido, a Kawasaki apresentou um motor experimental a hidrogênio. Baseado no motor Ninja H2 Supercharged de quatro cilindros que usa injeção direta de hidrogênio comprimido como combustível. O motor a hidrogênio está atualmente sendo testado pela gigante japonesa, sendo que o passo seguinte é colocar essa tecnologia para testar em um protótipo de duas rodas.

Motor a hidrogênio da Kawasaki
Motor a hidrogênio da Kawasaki

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

As motos elétricas da Kawasaki

Kawasaki apresentou as motos elétricas Z EV (street) e a esportiva Ninja EV, que devem chegar primeiro à Europa em 2023
Kawasaki apresentou as motos elétricas Z EV (street) e a esportiva Ninja EV, que devem chegar primeiro à Europa em 2023. Fotos: Divulgação/EICMA

A Kawasaki está determinada a alcançar a neutralidade da emissão de carbono. Para isso, as grande revelações da marca se mostraram principalmente mirando um futuro próximo.

Para o ano que vem, pelo menos dois modelos de motos elétricas deverão ampliar e talvez até finalizar os testes para serem comercializadas, a princípio na Europa. O anuncio foi foi feito pelo próprio presidente da fábrica, sr. Hiroshi Ito.

Junto da  naked Z EV (Electric Vehicle), a Kawasaki também apresentou uma versão elétrica esportiva, até o momento chamada de Ninja EV. No entanto, ambos os modelos compartilham o mesmo motor elétrico que utiliza duas baterias com capacidade de 3,0 kWh.

Agora a parte da notícia que deve desanimar muita gente. A Kawasaki afirmou que as motocicletas elétricas deverão ocupar a categoria A1. Na Europa, a categoria A1 é uma licença que (assim como Brasil) a permite conduzir uma motocicleta com cilindrada entre 50 e 125 cc ou potência de até 11 kW. Ou seja, nesse primeiro momento o desempenho da primeira geração da Ninja elétrica não vai chegar nem perto das atuais esportivas da marca. Sua autonomia também precisa melhorar muito.  Até o momento, o que se sabe é que fica apenas torno de 80 km rodados!

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.