A Honda PCX 2023 realmente mudou: em relação ao visual, alguns detalhes na aparência frontal, já na questão de motor, a scooter da Honda ganhou 20% mais potência, o que fez com que ficasse mais forte que sua principal concorrente, a Yamaha NMax 160.
A Honda PCX 2023 mantém a personalidade do modelo, mas passou por algumas mudanças no conjunto frontal. A iluminação LED foi redesenhada. O novo estilo inclui aspectos práticos importantes, como maior armazenamento sob o assento, uma entrada USB no porta-luvas e um painel “widescreen” LCD, com fundo escuro, contendo todas as informações.
Existem três versões da PCX 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Em todas há a opção da Smart Key pode ser selecionada para acionar a ignição ou a abertura do banco, além de acionar o alarme antifurto. O sistema de frenagem também dá a diferença entre as versões, CBS – Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS – Antilock Brake System – com canal.
Outra novidade de alta importância tecnológica, além do novo motor eSP+ e do chassi tubular de aço redesenhado, é a introdução do HSTC – Honda Selectable Torque Control, exclusivo das versões PCX ABS e DLX.
A capacidade do compartimento sob o banco aumentou o volume total alcançar a marca de 30 litros de capacidade, consegue abrigar um capacete grande e sobra um pouco de espaço para outros objetos.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
O porta-luvas, localizado no lado esquerdo, foi redesenhado e, além de mais espaçoso, agora conta com uma porta USB para carregar um smartphone. Outra novidade é a escotilha que cobre o tanque de combustível, agora equipada com espaço para apoiar a tampa do tanque de combustível durante o reabastecimento.
O sistema Smart Key, aciona os interruptores do guidão e da trava de partida, (também disponível na versão PCX CBS), além da abertura do assento para acesso ao compartimento do capacete, pode ativar o alarme.
Motor 160cc – Honda PCX 2023
O motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, que se vale da tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência.
Em termos de comparação, a potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Ao recorrer ao curso mais curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço para as duas válvulas adicionais no cabeçote como também foi reduzido o atrito de deslizamento no cilindro.
Já em relação à NMax 160, 15,4 cv e torque 1,4 kgm.f enquanto que a nova PCX, 16 cv e torque 1,5 kgm.f. – como já foi colocado anteriormente.
A aceleração e a velocidade máxima mudaram com o novo motor, com a nova tecnologia a autonomia passou a ser de 350km com um tanque de 8L, entre reabastecimentos.
Nas versões PCX ABS e PCX DLX, receberam o HSTC – Honda Selectable Torque Control, que limita qualquer perda de tração para os pneus traseiros em superfícies de baixa aderência.
Assim como no motor da PCX 2022, o atual eSP+ possui um viés no cilindro projetado para reduzir o atrito do contato do pistão com a parede interna do cilindro, favorecendo a transferência da energia de combustão para o virabrequim. Um novo tensor hidráulico da corrente de distribuição melhora ainda mais a eficiência do motor, reduzindo a vibração interna e melhorando a economia de combustível.
O peso total em ordem de marcha é de cerca 130 kg. Ambas as rodas trazem um novo e elegante desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14).
Os amortecedores traseiros ganharam novas molas, mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação.
Honda PCX 2023 – Preço, cores
As Honda PCX 2023 chegam às concessionárias de todo o Brasil à partir de outubro de 2022. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das três versões e seus preços sugeridos (base Distrito Federal):
A Honda PCX 2023 chega às concessionárias de todo o Brasil em outubro de 2022. Garantia de três anos sem limite de quilometragem. Preços e cores disponíveis com base no Distrito Federal:
PCX CBS: R$ 15.460,00 – Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000,00 – Branco perolizado
PCX DLX ABS: 17.400,00 – Azul metálico
Honda PCX 2023 – Ficha Técnica
MOTOR | |
Tipo | OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a liquido |
Cilindrada | 156,9 cc |
Diâmetro x Curso | 60,0 x 55,5 mm |
Potência Máxima | 16 cv a 8.500 rpm |
Torque Máximo | 1,5 kgf.m a 6.500 rpm |
Sistema de Alimentação | Injeção eletrônica PGMF-I |
Relação de Compressão | 12:6,1 |
Tanque de Combustível | 8 Litros |
Transmissão | Tipo V-Matic |
Óleo do Motor | 0,9 Litro |
Partida | Elétrica |
Combustível | Gasolina |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5 Ah |
Farol | LED |
CHASSI | |
Tipo | Monobloco (underbone) |
Suspensão Dianteira | Garfo Telescópico / 100 mm |
Suspensão Traseira | Dois amortecedores / 100 mm |
Freio Diant. / Diâmetro | A disco / 220 mm |
Freio Tras. / Diâmetro | CBS – A tambor – 130 mm / ABS – A disco 220 mm |
Pneu Dianteiro | 110/70-14M/C 50P |
Pneu Traseiro | 130/70-13M/C 63P |
CARACTERÍSTICAS | |
Comprimento x Largura x Altura | 1935 x 742 x 1108 mm |
Distância entre Eixos | 1313 mm |
Distância Mínima do Solo | 134 mm |
Altura do Assento | 764 mm |
Peso Seco | 124kg (CBS) / 126 kg (ABS/DLX) |
O engraçado q na loja não é este preço de $17.400..
Se tem loja q vende por este preço peço por favor avise nos..