Eric chega à sua 5ª vitória na temporada. Só o piloto brasileiro e suíço Aegerter, têm chance de título na etapa final, em San Marino.
Eric Granado leva a vitória em uma verdadeira batalha em Spielberg, neste domingo (21), em uma rodada dupla válida para o 2º Grande Prêmio da Áustria de MotoE. Depois de conquistar a pole position e vencer a corrida de sábado, neste domingo Granado mais uma vez conseguiu superar um momento muito desafiador ao longo da corrida, destacando uma nova recuperação, como fez no sábado. Nas duas últimas voltas, os quatro primeiros pilotos andaram praticamente juntos alterando posições.
O brasileiro chegou à Áustria com 31,5 pontos, atrás do atual líder suíço Dominique Aegerter, e reduziu a diferença para apenas 17,5 pontos. Nas últimas corridas, de 3 a 4 de setembro, em San Marino, com 50 pontos em jogo, apenas os dois têm chance de conquistar o título.
Reeling in the #MotoE World Championship 🎣
🥇 @ericgranado makes it 2 for 2 at the #AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/3s5kh3uZWR
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 21, 2022
Sem aderência – “Foi uma corrida muito louca”, definiu o piloto da LCR E-Team. “Mais uma vez a minha moto não tinha grip (aderência) na primeira volta. E por isso perdi bastante tempo nas primeiras duas voltas”, disse Granado, que caiu da pole para terceiro na largada, chegou a andar em quinto momentaneamente devido à falta de rendimento dos pneus, mas soube administrar a situação e, na segunda volta, já superava o então segundo colocado, Matteo Ferrari, para iniciar uma caçada ao líder Mattia Casadei – ambos italianos.
“Depois das voltas iniciais eu conseguir buscar meu ritmo. Busquei os dois primeiros colocados e assumi a liderança. Tentei abrir um gap (vantagem) mas realmente estava muito apertado, todos os pilotos estavam muito rápidos e por isso só no final da prova tentei fechar a porta e não dar oportunidade de me ultrapassarem”, relata Granado, frisando o equilíbrio que dominou toda a competição, com o quarto colocado – o ex-líder Casadei – chegando a menos de meio segundo do vencedor.
Granado superou o até então ponteiro Casadei na terceira das sete voltas, mas em nenhum momento teve sossego, já que o italiano permaneceu em seu encalço durante todas as voltas, chegando inclusive a colocar a moto à sua frente.
No final, o piloto brasileiro recebeu a bandeirada a apenas 0s2 do espanhol Miquel Pons (segundo colocado) e 0s4 de Aegerter, que completou o pódio.
Confira os cinco melhores de hoje na Áustria:
1. Eric Granado (Brasil), 7 voltas em 11min54s464
2. Miquel Pons (Espanha), a 0s248
3. Dominique Aegerter (Suíça), a 0s428
4. Mattia Casadei (Itália), a 0s482
5. Alex Escrig (Espanha), a 2s641
Campeonato após 12 corridas:
1. Dominique Aegerter (Suíça), 194 pontos
2. Eric Granado (Brasil), 176,5
3. Matteo Ferrari (Itália), 121,5
4. Miquel Pons (Espanha), 115
5. Mattia Casadei (Itália), 111