A NK 150 é o primeiro lançamento de 2022 da Suzuki Haojue. E chegou para brigar com as grandes do segmento on e off-road de baixa cilindrada, como a Bros e a Crosser. Acessórios e itens de série da NK 150 entram na conta dessa disputa de mercado.
A parceria entre Suzuki e HaoJue não começou agora. Alguns modelos, principalmente os de baixa cilindrada são fruto dessa parceria, (a Intruder 125 é um exemplo) mas por uma estratégia da empresa, ficaram apenas com o selo da marca Suzuki.
A NK 150 é a primeira com selo definido pela parceria Suzuki HaoJue. Destacando a assinatura HaoJue como principal. E o modelo chega de olho em fatia grande do mercado brasileiro que é a “todo terreno” de baixa cilindrada.
Entre os ítens de série da NK 150 estão: freio ABS, painel em LCD totalmente digital com múltiplas funções, inclusive alerta de voltagem de bateria, e entrada USB, para carregar o celular.
No design, o para-lama dianteiro da trail de baixa cilindra tem o bico mais elevado, para dar um visual mais agressivo, oferecer uma melhor aerodinâmica e evitar que o farol seja atingido por areia e lama. O escapamento é posicionado mais alto para melhorar a pilotagem em terrenos alagados, e o tanque de combustível possui uma carenagem acoplada para oferecer mais proteção contra possíveis impactos e também ajuda a compor esse estilo mais agressivo.
A ergonomia da motocicleta, como já dissemos, é desenvolvida para realizar trajetos on e off-road.
Um pouco mais sobre o motor da NK 150
O motor da NK 150 não é o mesmo que acompanha os outros modelos de 150cc da Suzuki Haojue, como a Chopper Road, Master Ride e DK 150. De acordo com o diretor do departamento de engenharia da JTZ Motors, Carlos Zolin, o motor da trail foi desenvolvido a partir do projeto do motor da DR 160, porém em uma versão de 150 cm³.
A mecânica também foi alterada e conta com tecnologias avançadas para entregar um bom desempenho em altas e baixas rotações. O motor teve os seus sistemas revisados desde a tampa da válvula até o sistema de esticador da corrente de comando, o pistão e a transmissão.
Segundo Zolin, a presença de um rolamento do tipo roletado do lado direito do virabrequim “vai aguentar extrema carga, prolongar a vida útil do motor e apresentar menos ruídos”. Ele ainda complementa que esse rolamento fica do lado direito porque é o lado em que ficam a engrenagem primária, a embreagem e a transmissão, e por isso é mais sobrecarregado.
O motor da NK 150 vai então possibilitar uma melhor performance, uma resposta de aceleração mais rápida, um torque melhor distribuído em baixas rotações, maior durabilidade e menos vibrações e ruídos, sem perder o desempenho e a praticidade.
Cores da NK 150
Preço da NK 150
Preço público sugerido: R$ 17.597, 00 (sem frete incluso)
A NK 150 foi lançada no mês passado e já está disponível nas concessionárias autorizadas Suzuki Haojue.
Suzuki HaoJue NK 150 – FICHA TÉCNICA
Potência: 12 cv a 8.000 rpm
Cilindradas: 149 cm³
Torque: 1,24 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Sistema de partida: elétrico
Tipo: 4 tempos, refrigerado a ar
Nº de cilindros: 1
Tanque de combustível: 12,2 L
Comprimento/ Largura/ Altura: 2070 mm/ 825 mm/ 1165 mm
MVOM: 139 kg