A Yamaha Vino 2024 é uma scooter cinquentinha com estilo retrô clássico. Mas o que impressiona é sua economia: autonomia de 80 km por litro.
Novo ano, Novas Cores
A Yamaha Vino já um tradicional scooter com estilão retrô no Japão. Isso não é de hoje. Inclusive vai muito bem de vendas por lá. Todo ano se espera coisa nova do modelo e neste ano a Yamaha apresentou novas cores e grafismos. A Yamaha Vino 2024 tem linhas arredondadas no seu desgn e um farol redondo na dianteira, que destaca bastante seu estilo “vintage”. Para esta temporada, a moto está disponível em três novas cores: vermelho, azul e a tricolor (bege, marrom e preto), realçando sua característica clássica.
A Vino é uma cinquentinha com motor monocilíncrico de 49cc que rende 4,5 cv a 8.000 RPM com torque de 0,42 kgfm em 6.000 RPM. O peso seco do scooter é de 81 kg. Não temos informação sobre a velocidade máxima nem a respeito do peso máximo suportado.
A pequena scooter é um modelo basicamente criado para uso urbano. Com rodas de 10 polegadas e um tanque de 4,5 litros, a Yamaha Vino 2024 é projetada para pequenos trajetos na cidade. Seu tamanho compacto e leveza a tornam ágil no trânsito urbano, proporcionando uma experiência de condução eficiente para quem enfrenta deslocamentos diários.
O preço no Japão é de 214.500 ienes, aproximadamente R$ 7,2 mil, em uma conversão direta (fevereiro de 2024), sem considerar qualquer tipo de imposto ou taxa de frete.
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Economia
Segundo a Yamaha, a Vino 2024 ostenta um consumo médio impressionante de 58,4 km/l, oferecendo quase 60 km por litro de gasolina. Agora vem a mágica: para quem mantém uma velocidade constante de 30 km/h, ela consegue chegar a 80 km/l. Basicamente uma das scooters mais econômicas do mundo, desde que você não passe de 30 km por hora!
A pequena Vino 2024 possui um espaço inteligente sob o banco, é possível armazenar o capacete com facilidade. Além disso, a presença de uma tomada para recarregamento de smartphones atende às necessidades modernas de conectividade, tornando a Vino 2024 uma scooter adaptada à vida urbana. Assista o vídeo de apresentação acima.
Vem para o Brasil?
Agora vem a parte não tão bacana. A pequena scooter é bastante popular no Japão, e ela deve ficar apenas por lá. Não há previsão de venda no Brasil. O modelo concentra-se principalmente no mercado japonês, oferecendo uma opção eficiente para as demandas locais.
Ela deverá chegar também alguns mercados asiáticos. Não vai nem para a Europa, onde teoricamente seria um excelente mercado, porque não atende às exigências do Euro 5 e consequentemente não atende ao nosso Promot 5.
Mas seria bem-vinda por aqui? Você teria uma scooter cinquentinha retrô assim? Mande nos comentários lá embaixo, depois da publicidade!