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Tradicionais triciclos Piaggio no Brasil em versão elétrica

O Apé criado há mais de 70 anos pela marca italiana Piaggio, terá quatro modelos comercializados no país. As versões de motorização elétrica têm autonomia de 90 km, são regenerados durante a frenagem e podem ser recarregados em tomada comum

Apé Cargo: Compacto, ágil, boa dirigibilidade com para capacidade 557 kg (Renato Durães)
Apé Cargo: Compacto, ágil, boa dirigibilidade com para capacidade 557 kg – (Foto: Renato Durães)

O Grupo 2W Motors abre o ano com novidades. Além de representar marcas premium no segmento de motocicletas (Husqvarna e comandar as duas lojas da Royal Enfield na capital paulista) e de bicicletas (Fantic e KTM Bikes), passa a atuar também no segmento de três rodas como representante exclusiva da italiana Piaggio no Brasil com seus triciclos a gasolina. Paralelamente, lança os triciclos elétricos, modificados aqui no país, sempre com foco na mobilidade sustentável. São quatro modelos da 2W Motors que serão comercializados, por enquanto, sob encomenda: Apé Cargo, Apé Passenger, E-Cargo e E-Passenger.

Primeira versão do Piaggio Apé de 1949
Primeira versão do Piaggio Apé de 1949 – Foto: Moto Mais (Portugal)

Quem já esteve na Itália ou assistiu a filmes italianos já deve ter visto o Apé da Piaggio. Compacto e ágil, lançado em 1948, o modelo expandiu fronteiras e com o passar do tempo conquistou status charmoso de totem da cultura italiana e internacional. Se antes servia apenas para transporte de verduras e alimentos em pequenos vilarejos, grandes empresas já enxergaram há tempos que o veículo versátil, além de transporte de carga e de pessoas é uma tendência como vitrine para produtos, street foods, mototáxi, entre outros.

Apé Calessino - Utilizado para transporte de turistas pelas praias italianas na década de 1960 - Foto: Moto Mais (Portugal)
Apé Calessino – Utilizado para transporte de turistas pelas praias italianas na década de 1960 – Foto: Moto Mais (Portugal)

As negociações com a Piaggio Commercial Vehicles começaram há dois anos mas foram concretizadas no final de 2020. “Nosso foco principal neste momento é o B2B, porque envolvem volumes mais significativos do produto, mas isso não descarta o público do B2C. Estamos empolgados com as negociações neste novo nicho de mercado que a 2W Motors passa a atuar a partir de agora”, explica Raul Fernandes Jr, sócio-diretor do grupo.

Maurício e Raul Fernandes aposta certeira, agora, nos triciclos (Renato Durães)
Maurício e Raul Fernandes aposta certeira, agora, nos triciclos (Foto: Renato Durães)

De fácil dirigibilidade (ao invés de volante, guidão, por isso exige carteira de habilitação B para motos), baixo custo de aquisição e manutenção e boa capacidade de carga (até 557 kg), o 2W Motors Apé combina performance e design. Os modelos podem ser adquiridos entre R$ 35mil e R$ 40 mil. A empresa oferece, ainda, triciclos para locação para eventos.

Veja mais sobre Piaggio em Tudo de Motos

“Tantos os modelos a gasolina como os elétricos são uma ótima opção para empresas que desejam ter uma frota própria para otimizar os serviços. Para serviços de delivery, por exemplo, leva até meia tonelada, capacidade impossível para uma moto”, destaca Raul.

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Piaggio Apé Passageiro: Para até 4 pessoas, capacidade de 300 km e autonomia de 285 km (Foto: Renato Durães)
Piaggio Apé Passageiro: Para até 4 pessoas, capacidade de 300 km e autonomia de 285 km (Foto: Renato Durães)

Zero emissão de carbono – Atualmente a frota de veículos elétricos (automóveis e comerciais leves) no Brasil ultrapassou 77 mil unidades, com uma alta de 77% em 2021, em relação ao ano anterior, tendência essa que o Grupo 2W Motors já estava acompanhando para desenvolver esse novo projeto. Assim, a aposta foi certeira nos triciclos com zero emissão de carbono. A versão com motorização elétrica está sendo fabricada em parceria com a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, baseada em Santa Catarina.

Apé E-Cargo: Autonomia de 90km com bateria de íon lítio, recarga em 4h30 (Renato Durães)
Apé E-Cargo: Autonomia de 90km com bateria de íon lítio, recarga em 4h30 – (Foto: Renato Durães)

“Optamos por baterias de íon lítio que dão autonomia até 90 km e recarregam em movimento ao frear. Para uso urbano 30% do que se gasta é regenerado durante as frenagens e o veículo pode ser carregado em tomada comum em até 4h30, conforme voltagem”, finaliza Maurício Fernandes, também sócio-diretor do grupo.

Ficha técnica dos quatro modelos:

2W MOTORS APÉ CARGO
• Motor: 305cm³ -14HP a 4100rpm
• Capacidade de carga: 557kg
• Autonomia: 285 Km
• Tanque: 9.5 Litros
• Ótima dirigibilidade

2W MOTORS APÉ PASSENGER
• Motor: 230 cm³ -12HP a 4500rpm
• Capacidade de carga 300kg
• nº de passageiros (1+3)
• Autonomia: 285 km
• Tanque: 9.5 Litros
• Direção Leve

2W MOTORS APÉ E-CARGO
• Motor Elétrico: WEG -24Kw – 32CV
• Capacidade de carga 520kg
• Direção Leve
• Bateria de Íon de lítio
• Autonomia: 90km
• Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)

2W MOTORS APÉ E-PASSENGER
• Motor: 15Kw -20CV
• Capacidade de carga: 300kg
• nº de passageiros (1+3)
• Direção Leve
• Bateria de Lítio
• Autonomia: 95km
• Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)
• Direção Leve

Mais informações no site www.piaggiobrasil.com.br

Sobre a Piaggio – Com sede em Pontedera, na Itália, a Piaggio foi fundada em 1884 por Rinaldo Piaggio e passou a comercializar o Apé a partir de 1948. Atualmente são sete fábricas distribuídas entre Europa e Ásia. Os Apés surgiram após a Segunda Guerra Mundial, quando os italianos não podiam pagar pelo transporte pessoal. Em 1947, o projetista de aeronaves Corradino D’Ascanio, projetou um veículo comercial leve e simples de três rodas, que agradou a Piaggio. O primeiro modelo foi uma adaptação sem cabine da scooter de duas rodas da empresa, a Vespa, adicionando duas rodas traseiras e uma caçamba plana sobre o eixo traseiro. Os modelos iniciais apresentavam motores de 50 cm³, 125 cm³ ou 150 cm³ e, posteriormente, um motor de 175 cm³. Na época do Apé D de 1964, uma cabine foi adicionada para proteger o piloto. O Apé é produzido nas fábricas da Piaggio Pontedera (Itália) e em Baram (Índia).

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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