A Suzuki V-Strom 250SX foi lançada em boa parte do mercado asiático, recentemente chegou à Índia e teve seu lançamento até no Japão. Por aqui, será que irmã menor de 250 cilindradas, da série V-Strom chega? A bem da verdade é que encontraria um mercado bem disputado, mas ao mesmo tempo, bastante grande e com uma enorme expectativa de novidades! Temos bons motivos para acreditar que ela vem para o Brasil! Veja porque.
Conheça a Suzuki V-Strom 250SX
A Suzuki V-Strom 250SX está sendo lançada neste mês de agosto de 2023 no Japão. O modelo já havia sido lançado em países asiáticos como Índia, Filipinas e Indonésia, mas só agora ganha destaque em sua terra natal, Japão. Algo que normalmente não acontece. As motos de menor cilindrada da Suzuki não costumam ser lançadas no Japão. Ficam apenas nos países, como eles gostam de chamar, “emergentes”.
A V-Strom 250SX já chega com tecnologia de motorização de última geração. O motor é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas de 249cc. Seu desempenho é de 26,5 cv de potência a 9.300 rpm e torque de 2.3 kg-força por metro a 7.300 rpm. Sistema de refrigeração mista a ar e óleo.
Ela recebe o nome de V-Strom justamente pelo seu visual, parecido com os modelos maiores. No Brasil, a JTZ já oferece os modelos V-Strom 650 XT/A e V-Strom 1050 XT. Está prometida para ainda este ano a V-Strom 800DE, mas ainda não existe nenhuma data oficial, nem foi divulgado até o momento o seu preço.
É uma moto leve, apenas 164 kg em ordem de marcha. Segundo a Suzuki, com um consumo médio de cerca de 33 km/l.
A V-Strom 250SX tem um assento rebaixado a 835 mm de altura. Ou seja, a trail se adapta confortavelmente a uma variedade de altura dos pilotos.
Rodas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, juntamente com freios a disco em ambos os eixos e sistema de freio ABS.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Inovação e Tecnologia
A trail média da Suzuki apresenta também alguns de equipamentos de tecnologia embarcada. Desde a tela de LCD no painel de instrumentos até o sistema de partida Suzuki Easy Start, protetores de mãos e de motor, e até mesmo uma porta USB para carregar dispositivos eletrônicos.
Suzuki V-Strom 250 SX no Brasil
Uma informação de suma importância foi reportada pelo apresentador, jornalista e Youtuber, Bill Motoca. Segundo o vídeo, a J. Toledo, por intermédio de Fernanda Toledo, informou que não está descartada a vinda do modelo de baixa/ média cilindrada para o mercado brasileiro.
As discussões estão em andamento e, se tudo ocorrer conforme o planejado, a trail pode em breve conquistar as ruas brasileiras. Porém, absolutamente nenhuma data prévia foi fechada. Veja o vídeo completo sobre o assunto abaixo.
O Processo CKD
A Suzuki na Índia opera usando o sistema CKD, sigla para Completely Knocked Down, em que as motos são enviadas desmontadas para serem montadas nas instalações locais. Esse processo não apenas reduz custos, mas também permite a nacionalização da moto, o que resulta em menor carga tributária. No Brasil, o processo poderá seguir o mesmo caminho, mas é preciso antes adequar toda a linha de produção, algo que demanda tempo e investimento.
Concorrência e Perspectivas
A V-Strom 250SX poderia se tornar uma rival formidável para modelos como a Honda XRE 300 e a Yamaha Lander 250. O segmento trail, todo terreno já caiu no gosto dos brasileiros por sua versatilidade e capacidade de lidar com diferentes tipos de terreno. Até o momento, a Lander 250 é a moto mais buscada no país, no segmento trail.
Sr. Junior Rodrigues, sabe dizer se é a Suzuki Japan que fabrica a V Strom 250 SX com tecnologia japonesa ? Ou a Suzuki só “empresta” o nome para alguma fábrica asiática terceirizada para fazer um produto genérico…Obrigado!
Bom dia Mario, tudo certo?
Então, eu não posso afirmar, mas já vi em vários sites especializados, que realmente existe um acordo com a chinesa HaoJue, onde as motos de baixa cilindrada (até 300cc), são de responsabilidade da marca chinesa. Não tenho como dizer se isso acontece até dentro do Japão! Mas para a maior parte do mundo, inclusive no Brasil, é assim. A JToledo já trabalha com a HaoJue e seus modelos. Pra ver mais: https://tudodemotos.com.br/marcas/haojue/
ABS!