A Ducati apresentou nessa sexta, 07/10 em Curitiba (PR), no evento Brasil Motorcycle Show, a nova Multistrada 1200 Enduro, um modelo que exemplifica bem o conceito de “multi motocicleta”, introduzido pela marca em 2010. Modelo estará nas concessionárias da marca no mês de novembro.
“-Me desculpem pelo meu portugués ruim” – A apresentação da Multistrada 1200 Enduro foi feita por Antonino Labate, o italiano que assumiu a direção da Ducati no Brasil em maio de 2015. Antes disso, essa mesma moto foi destaque na World Ducati Week em julho deste ano e apenas 3 meses depois, é lançada por aqui. A presença do CEO da Ducati brasileira reforça a importância desse lançamento no país.
De certa forma, algo inesperado dadas as proporções da nossa crise, mas perfeitamente explicado quando se trata do segmento alta cilindrada e/ou luxo. As vendas para esses tipos de carros e motos continuam na contramão da crise brasileira. Estima-se um crescimento de 20% nesse segmento, segundo publicação do jornal Gazeta Mercantil.
Vamos ao que interessa: Multistrada 1200 Enduro
A Multistrada 1200 foi apresentada ao Brasil no Salão Duas Rodas do ano passado. Praticamente um ano depois uma nova versão chega por aqui com modificações que inclusive saltam aos olhos, como as rodas raiadas (na versão Enduro as rodas da frente são maiores: 19″ e na traseira 17″), a proteção reforçada no motor (embaixo), um aumento na carenagem de proteção do motor nas laterais, os faróis e o alongamento do bico na dianteira. Tudo isso fora claro, os baús laterais. Eles estão incluídos na nova versão.
Veja as duas lado a lado:
A Multistrada 1200 Enduro vem equipada com um imponente tanque de combustível de 30 litros, o que permite ultrapassar 450 quilômetros de autonomia. O modelo traz de fábrica um conjunto completo de itens de série, como: rodas raiadas de 19’’ na frente e 17’’ na traseira, suspensão eletrônica semi-ativa Sachs (dianteira e traseira), ABS para curvas, luzes de curva (DCL), controle de tração Ducati (DTC), controle de elevação da roda (DWC), sistema semi-ativo de suspensão Ducati skyhook (DSS) evolution com 200 mm de curso da roda e manoplas aquecidas de montagem rápida. Este conjunto de acessórios faz da Multistrada 1200 Enduro um dos modelos mais bem equipados do mercado na sua categoria.
Outros recursos de fábrica incluem o controle de velocidade eletrônico e o módulo de Bluetooth. Este último permite que o piloto conecte a moto a um smartphone por meio do Sistema Multimídia Ducati (DMS) e gerencie funções multimídia (como recebimento de chamadas, mensagens de texto, música), com o controle de marcha e informações de exibição no painel TFT.
Além disso, graças à conexão Bluetooth o novo Multistrada Link App – disponível para o iOS e em breve também para o Android – permitirá conectar o smartphone e registrar dados da moto e itinerários de estrada. Dados como velocidade, ângulo de inclinação, potência e consumo podem ser exibidos diretamente no mapa e na pilotagem diária.
A Multistrada 1200 Enduro é o primeiro modelo Ducati que recebeu o Controle de Parada do Veículo (VHC). O sistema foi desenvolvido para auxiliar o piloto ao dar a partida em subidas e ladeiras. O pacote de componentes eletrônicos, devido à Unidade de Medição Inercial (IMU) desenvolvida pela Bosch, mede dinamicamente os ângulos de guinada e rolagem e a aceleração nos 3 eixos, elevando ainda mais os padrões de desempenho e segurança.
Testada e desenvolvida sob condições radicais de uso, a Multistrada 1200 Enduro apresenta um quadro extremamente resistente ao desgaste da Multistrada 1200 junto com um novo braço oscilante bilateral. A moto é movida pelo testado e reconhecido motor de 160 hp Ducati Testastretta DVT (Distribuição Desmodrômica Variável) com homologação do modelo EURO 4, agora equipado com um novo sistema de escapamento. A Multistrada 1200 Enduro oferece, numa única motocicleta, o espírito de pilotagem de quatro modelos diferentes (Enduro, Turismo, Esportivo e Urbano).
Alta tecnologia aliada ao constante investimento em qualidade – garantido pelo design, materiais avançados e engenharia de ponta – permitiu que a Ducati reduzisse as exigências de manutenção programada. Os intervalos de manutenção foram ampliados para 15.000 km ou um ano, e o ajuste de sincronização de válvulas para 30.000 km.
A previsão é de que o novo modelo estará nas concessionárias Ducati em todo o Brasil no final do mês de novembro, somente na cor Phantom Grey (nas fotos).
A Ducati Multistrada Enduro 1200 terá valor especial de lançamento de R$89.900,00. Este preço promocional será garantido para os 50 primeiros clientes que adquirirem o novo modelo até o final do ano. *valor promocional válido até o dia 31/12/2016.
Em relação às outras cores que já existem no mesmo modelo em mercados internacionais, Antonino Labate desconversa: “-vamos ver mais pra frente, quem sabe“.
Com informações: Max Mídia Comunicação
Assista o vídeo oficial de divulgação: