A BMW breve estará entrando no clube dos sem manete de embreagem. A marca anunciou a criação de um assistente que faz a troca de marcha automática.
A BMW está lançando um assistente de troca de marchas automatizada, batizado como Automated Shift Assistant (ASA). Na prática é uma simplificação de troca de marchas sem precisar do acionamento da embreagem manual.
Isso não quer dizer que “não exista embreagem”. Na verdade ela continua existindo, mas o seu acionamento é automático.
A Honda já conta com muitos modelos de embreagem automática ou semiautomática. O chamado DCT da marca japonesa já existe há alguns anos e de certa forma “apressou” para que esse tipo de modernização alcançasse outras marcas como Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Triumph e BMW.
A grande maioria das marcas disponibiliza a embreagem automática ou semiautomática em modelos menores ou scooters. No caso da Honda existe uma variação grande de modelos. Recentemente a nova POP 110i ES entrou para o clube dos sem manete esquerda. A sua transmissão ficou semiautomática, sendo as marchas acionadas diretamente no pedal. Mas Honda tem modelos maiores com DCT, como é o caso da Africa Twin e a NC 750, que conta com esse tipo de transmissão há alguns anos.
Veja Também:
- Nova BMW R 1300 GS já está nas lojas em todo o país. Que tal conferir de perto?
- Nova BMW F 900 GS também será produzida no Brasil; Trail estará disponível em julho de 2024
- Nova BMW R12 está confirmada para o Brasil em 2024; Saiba os Detalhes
- BMW R 1300 GS é a Moto do Ano pelo Site Americano Motorcyclist
Como funciona o Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA) da BMW
O Automated Shift Assistant (ASA) ou em bom português Troca de Marchas Automatizada, é acionado através de um botão e deverá estar localizado ao alcance do punho esquerdo. É sinalizado pelas letras “D” e “M”, com um desenho de engrenagem.
No modo de troca ‘M’, as mudanças de marcha ainda podem ser feitas através do pedal de marchas, permitindo que o piloto decida quando trocar as marchas.
No modo de troca ‘D’, o Assistente de Troca de Marchas Automatizada realmente se destaca. Os pontos de troca de marchas são automaticamente selecionados pela unidade de controle do motor. Par o piloto, basta apenas acelerar ou reduzir.
Segundo informa a BMW, em ambos os modos “M” e “D”, o piloto se beneficia de trocas de marcha perfeitamente executadas. O resultado é uma aceleração eficiente da motocicleta e um aumento na estabilidade de pilotagem.
Ao subir de marcha, por exemplo, o solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual é em grande parte eliminado, assim como o risco de contato do capacete entre piloto e passageiro.
Explicação para os mais técnicos: a embreagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da embreagem necessário, engata a embreagem ao trocar de marcha e a desengata ao parar.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Nova BMW R 1300 GS terá troca de marcha automática
A BMW Motorrad já adiantou que a nova BWM R 1300 GS será um dos primeiros modelos da marca a contar com a nova tecnologia do Assistente de Troca de Marchas Automatizada. A previsão é de acompanhe a nova versão do modelo em seu motor boxer de 2 cilindros, já no segundo semestre de 2024. Pelo menos nos modelos alemães. Não temos a informação se no Brasil isso acontecerá com a mesma velocidade.