Algo inédito na história do MotoGP aconteceu em Misano na corrida de San Marino: em oito corridas, oito vencedores diferentes. Dani Pedrosa sai da oitava posição na largada para ser o oitavo vencedor.
Todos esperavam muito de Valentino Rossi correndo praticamente em casa e do surpreendente Maverick Viñales, que ganhou o último Grande Prêmio na Inglaterra e foi muito bem na classificação, largando na primeira fila, em terceiro.
O Doutor mostrou a que veio logo no início, com uma ultrapassagem ousada em cima de Lorenzo. A corrida parecia realmente dele. Mas uma nova zebra surge: Dani Pedrosa. Com uma moto equilibradíssima ele sai da oitava posição, para ser o oitavo vencedor na MotoGP. Algo inédito na história do campeonato.
Faltando 15 voltas para o final a situação era a seguinte: Rossi, Lorenzo, Pedrosa e Márquez. Pedrosa faz uma ultrapassagem impressionante em cima de Márquez e vai com tudo pra cima de Lorenzo que também não consegue segurar Dani Pedrosa. A 11 voltas do final, ele vai em busca da primeira posição de Rossi. Nesse momento as duas motos mais equilibradas são as de Rossi e Pedrosa e faltando 9 voltas do final, o duelo mais emocionante acontece entre eles. A torcida italiana fica tensa. O Doutor não tem como segurar. A 7 voltas para final Pedrosa faz uma ultrapassagem clássica, segura. É um piloto, digamos contido, mas em San Marino ele soube como aproveitar sua moto muito bem ajustada.
Absolutamente ninguém apostava em Dani Pedrosa que surpreendente consegue uma vitória espetacular depois de um jejum de 11 meses sem vitória.
O Pódio ficou assim: Dani Pedrosa, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Marc Márquez fica em quarto e comemora a liderança do campeonato. Sem dúvida foi uma corrida impecável de Dani Pedrosa, que a maior parte do campeonato ficou apático e com essa vitória passa a estar em quarto na disputa pelo título.
Em sua oitava corrida na temporada 2016 o MotoGP conhece um novo vencedor: ou seja oito vencedores diferentes em oito corrida. Algo inédito na história do MotoGP.
Vale uma observação: muito se falou quando os brasileiros vaiaram os competidores de outros países na olimpíada. Mas em San Marino, quando Jorge Lorenzo subiu ao pódio foi a mesma coisa, muitas vaias. Aplausos da multidão de amarelo somente quando Rossi apareceu.
Classificação do MotoGP
A busca pela título neste momento está assim (10 primeiros):
1) Marc Marquez 223 pontos
2) Valentino Rossi 180 pontos
3) Jorge Lorenzo 162 pontos
4) Dani Pedrosa 145 pontos
5) Maverick Viñales 136 pontos
7) Andrea Dovizioso 99 pontos
6) Andrea Iannone 96 pontos
8) Cal Crutchlow 94 pontos
9) Pol Espargaro 88 pontos
10) Hector Barbera 81 pontos
Fotos: MotoGP