A Honda divulgou o preço da nova XR 300L Tornado 2025. Ela deverá chegar às lojas no próximo mês de agosto custando mais que a versão de entrada da Sahara 300: R$ 27.690.
A nova Honda Tornado 300 chega ao mercado brasileiro resgatando um nome de sucesso, combinando a tecnologia atual com características clássicas que conquistaram boa parte dos motociclistas no passado. Com um motor atualizado, design robusto e um foco na versatilidade, a nova Tornado promete atender tanto ao uso urbano quanto ao off-road.
A Honda XR 300L Tornado 2025 é mais um modelo “com o nome de volta para o passado” que surge como outra aposta da marca por um modelo que alie tradição (e saudosismo) com inovação. A nova Tornado resgata um nome consagrado dos anos 2000, e traz uma série de aprimoramentos técnicos e estéticos que podem posicioná-la como uma das principais opções no segmento on-off do mercado brasileiro.
Mas na parte financeira, se havia alguma esperança de que ela ficasse mais barata que a XRE 300 Sahara, para concorrer com a Yamaha Lander 250, a Honda Brasil tratou de enterrar essa expectativa. O “preço sugerido” acabou ficando quase R$ 2 mil reais a mais que o modelo da Yamaha e exatamente igual ao modelo Rally da Sahara, que é a versão intermediária.
A nova XR 300L Tornado 2025 foi projetada para atender tanto aos “trilheiros” quanto aos que utilizam a motocicleta no dia a dia. Com um chassi derivado da Honda CRF 250F, a moto se destaca pela robustez e eficiência ciclística. Essa estrutura tubular de aço é complementada por componentes de alta especificação técnica, como suspensões de longo curso, rodas raiadas de alumínio e freios ABS.
O motor da XR 300L Tornado 2025, compartilhado com a Sahara 300, recebeu ajustes específicos para melhorar a performance, segundo a Honda. Comparado ao modelo anterior, o motor atual oferece um ganho significativo em potência e torque, mantendo-se dentro das normas ambientais. Além disso, a nova Tornado ganhou câmbio de seis velocidades, dando um desafogo para o motor.
Características Técnicas
A XR 300L Tornado 2025 se destaca pelo chassi derivado da CRF 250F, como já dissemos. Isso dá ao modelo uma melhor performance off-road. O chassi tubular de aço é acompanhado de suspensões de longo curso e rodas raiadas, com aro de alumínio de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, ideais para enfrentar terrenos acidentados.
O motor é o mesmo da XRE 300 Sahara, de 293,5 cm³, SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, que foi ajustado para otimizar a performance da Tornado 2025. Com a tecnologia FlexOne, que permite o uso de gasolina ou etanol, o motor entrega 24,8 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgf.m de torque a 5.750 rpm (etanol). A transmissão de seis marchas, equipada com embreagem deslizante e assistida, garante trocas de marcha suaves e seguras, especialmente em reduções extremas.
Design e Ergonomia
O design da XR 300L Tornado 2025 carrega toda a herança dos modelos off-road. O assento plano, que se estende até a parte posterior do tanque, facilita a movimentação do piloto em trilhas. A moto também apresenta coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira e aros com predisposição para travas de pneu, destacando sua vocação para o uso fora de estrada.
Segundo a Honda, a ergonomia foi projetada para garantir conforto tanto em uso urbano quanto off-road. O painel totalmente digital oferece diversas informações, incluindo indicador de marcha, marcador de nível de combustível e conta-giros, com cinco níveis de controle de luminosidade. A altura do banco, de 890 mm, e a elevada distância livre do solo, de 268 mm, são medidas que favorecem o desempenho em terrenos desafiadores.
Desempenho e Ciclística
A escolha do chassi tipo berço semiduplo fechado reforça a robustez e a agilidade da nova Tornado 2025. As suspensões, projetadas para uso extremo, incluem um garfo dianteiro telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso, além de uma suspensão traseira Pro-Link com conjunto mola/amortecedor regulável.
Na parte de freio, freios a disco com ABS de duplo canal, com um disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e um traseiro de 220 mm. O peso a seco da nova Tornado é de 143 kg. Isso é 4 kg mais leve que a versão de entrada da Sahara 300 e 10 kg a menos que a Yamaha Lander.
Disponibilidade e Preço
A Honda XR 300L Tornado 2025 estará disponível nas concessionárias a partir de agosto de 2024, com preço sugerido de R$ 27.690,00, sem incluir despesas de frete ou seguro. A garantia oferecida é de três anos, sem limite de quilometragem, e inclui óleo Pro Honda grátis em sete revisões.
Especificações Técnicas da Honda XR 300L Tornado 2025
Motor
Tipo: OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar.
Cilindrada: 293,5 cc
Diâmetro x curso: 77,0 x 63,0 mm
Potência máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina)/ 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina)/ 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão: 9,3: 1
Sistema de lubrificação: Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão: Seis velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida: Elétrica
Combustível: Gasolina / Etanol
Sistema elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 5 Ah
Farol: LED
Chassi
Tipo: Berço Semi Duplo
Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão traseira / curso: Pro-Link / 227 mm
Freio dianteiro / diâmetro: Disco / 256 mm
Freio traseiro / diâmetro: Disco / 220 mm
Pneu dianteiro: 90/90 21M/C (54S)
Pneu traseiro: 120/80 18M/C (62S)
Características
Comprimento x largura x altura: 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm
Distância entre eixos: 1.429 mm
Distância mínima do solo: 268 mm
Altura do assento: 890 mm
Capacidade do tanque: 13,8 litros (3,7 litros para a reserva)
Óleo do Motor: 2,0 litros (1,5 litros p/troca)
Peso seco: 143 kg