Entre as “brabas” que deixaram saudade, está a Honda XLX 350R. Uma trail clássica que se ainda fosse fabricada estaria fazendo sucesso. Sem mudar o shape!
O ano era 1987, e a Honda Brasil celebrava uma década como fabricante de motocicletas no país. Nesse mesmo ano foi lançada a XLX 350R, conhecida como “XZelona”. Três décadas após o término de sua produção, essa trail continua encantando. Seria uma das mais vendidas se ainda estivesse na linha de produção, com partida elétrica, claro!
A base da XL 250R serviu como ponto de partida, mas a Honda XLX 350R foi além, adicionando potência e torque. Inspirada na XL 600RM – uma das herdeiras das vencedoras do Rally Paris-Dakar – a moto apresentava um tanque de combustível de 14 litros, em formato de vulcão, proporcionando um visual marcante. O banco envolvente completava a estética, fazendo da Honda XLX 350R uma moto moderna e com uma estética muito bonita para a época.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Potência e Modernidade
O aumento significativo de potência e torque, 30 cv e 3,0 kgf.m respectivamente, em relação à XL 250, elevou a XLX 350R a um patamar superior. Mesmo com a energia exigida para dar partida no pedal, a moto tornou-se um ícone entre os “motociclistas raiz” que apreciavam o charme da partida manual. O motor monocilindro refrigerado a ar manteve a confiabilidade característica da linha XL.
Era equipada com suspensões de longo curso e sistema Pro-Link. A Honda XLX 350R marcou o início do freio a disco na roda dianteira. Ela se destacava pela agilidade no asfalto e pela destreza off-road. Com apenas 135 kg de peso a seco, a moto era ágil e poderosa, conquistando tanto as estradas quanto os terrenos mais desafiadores.
Honda XLX 350R de 1987 a 1992
Produzida de 1987 a 1992, a XLX 350R manteve sua essência ao longo dos anos, resultando em exatas 40.436 unidades fabricadas.
A XZelona marcou história e foi substituída em 1992 pela Honda NX 350 Sahara, outra clássica que também teve inspiração em um modelo do Rally Paris-Dakar. Entre as melhorias da Sahara, estava a partida elétrica. As canelas da época agradeceram!
Até hoje, não é difícil encontrar modelos da XLX 350R em perfeito estado, testemunhando a robustez dessa trail tão admirada e cobiçada por colecionadores.