Competir no Enduro FIM representa um momento importante para o mercado motociclístico brasileiro.
Pela primeira vez uma montadora nacional coloca à prova uma moto no ISDE.
Pela primeira vez uma moto desenvolvida e montada no Brasil participou do ISDE (International Six Days Enduro): evento off-road para motocicletas mais antigo do mundo e considerado a copa do mundo do Enduro FIM.
Trata-se da moto MXF 250RXi da MXF Motors, montadora de veículos off-road com sede em Curitiba (PR). Em sua versão injetada, o veículo passará por duros testes em uma das provas mais difíceis do mundo, e para isso, ganhará grafismo exclusivo com as cores da bandeira do Brasil.
Disputado desde 1913 e reunindo equipes de várias nacionalidades, a competição deste ano aconteceu em Portugal de 11 a 16 de Novembro, na cidade de Portimão, região de Algarve, destino turístico famoso pelas costas litorâneas, povo hospitaleiro e gastronomia apurada.
Quem pilotou a moto brasileira foi o mineiro Vitor Borges Garcia, que corre pela categoria E1. Ao lado dele, correm Gustavo Pellin, Husqvarna FE 450 4T – categoria E2, Maurício Fernandes, Husqvarna FE 250 4T – categoria E1 e Jesus Fernandez, Husqvarna TE 300 2T – categoria E3.
Os pilotos brasileiros enfrentaram seis dias de provas e qualquer reparo mecânico como troca de pneus e outros itens devem ser realizados pelos próprios pilotos, tornando a disputa ainda mais complexa.
Os dois primeiros dias de provas tiveram um percurso de 290 km por dia, completando 4 voltas, chamado de “The Menhir Route”. Os dias 3 e 4 aconteceram o percurso de 310 km por dia, completando 4 voltas, no “The Monchique Challenge”. No dia 5 o “Crossing the Barrocal”, 280 km por dia, sendo 2 voltas. E completando o desafio, no sexto dia aconteceu o teste de velocidade, disputada em uma pista de motocross. O total percorrido foi de 1.500 Km.
A MXF Motors conta com o apoio da Borilli Racing, Biker Acessórios, Renova Grafix, Belparts, GaiaMX, Baterias Motobatt, Motul, Italian Braap, BMS Racing e Ferzza.
Por: Engenharia de Comunicação