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Manutenção: 3 atitudes que diminuem a vida útil da sua moto

Manutenção: 3 atitudes que diminuem a vida útil da sua moto
Manutenção mais em conta. Um dos fatores para se escolher uma moto.

Mais de 26 milhões de brasileiros circulam diariamente pelas ruas das cidades em cima de uma moto. O dado da ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) aponta o número de veículos motorizados sobre duas rodas atingido em 2017.
Dentre os fatores como agilidade, preço acessível e economia de combustível, outro fator tem atraído o consumidor para esse tipo de transporte: a manutenção mais em conta.

O custo da manutenção, quando comparado com um carro,  para manter uma moto pode chegar a ser 50% menor. Entretanto, algumas atitudes comuns tomadas por donos desse transporte podem equivaler os valores na hora da manutenção. Segundo André Causs, responsável pelo desenvolvimento de produtos Wix Filters no Brasil, o número de brasileiros realizando procedimentos errados, ou não indicados pelas montadoras, tem aumentado significativamente. “Não é raro você encontrar fóruns na internet onde há discussões sobre a retirada do filtro do ar para aumentar a potência do motor, ou a retirada do filtro do óleo em casa, de maneira amadora. São atitudes que vão acelerar o desgaste do motor e diminuir seu tempo de vida útil”, afirma.

Manutenção: 3 atitudes que diminuem a vida útil da sua moto
Manutenção: 3 atitudes que diminuem a vida útil da sua moto

Com isso, Causs lista três atitudes que podem ser prejudiciais para o motor da moto. Veja:

Adaptações: Alguns mecânicos/motociclistas instalam um filtro qualquer e não aquele diretamente indicado pelos fabricantes ou em alguns casos a remoção deste. “Existem vários riscos em tal prática, desde a parada do motor até o travamento do mesmo, além da possibilidade de incêndio em caso de filtro do combustível mal instalado ou de baixa qualidade”, alerta o especialista.

Tempo excedido: Muitas vezes a troca de óleo acaba passando da quilometragem ideal e quando efetuada, os filtros saturados não são trocados, falha muito comum, mas que prejudica o funcionamento. “Não adianta colocar combustível de qualidade e um óleo de primeira linha sendo que os filtros não estão limpos. A filtragem não será feita de maneira adequada, contaminando os componentes do motor e diminuindo a vida útil do mesmo”.

Tirar o filtro de ar: Todos os filtros são usados quando o motor entra em funcionamento, mas o filtro de ar, que normalmente é mais lembrado, é quem esta mais exposto as diversas condições do clima e do tipo local que a moto esta exposta. Normalmente é ele que alguns motociclistas removem reduzindo muito a vida útil do motor. “O filtro de ar é fundamental para filtrar todo o ar que entra dentro no motor. É comum ver em fóruns os comentários de retirada desse filtro para permitir que o ar tenha maior facilidade para entrar no motor. Teoricamente, com maior vazão do ar, o resultado seria um melhor desempenho na admissão e no funcionamento do motor. Porém, qualquer partícula que entrar na câmara de combustão pode causar um enorme estrago no motor, chegando a prejudicar os anéis do pistão ou travando uma válvula no cabeçote”, finaliza o especialista.

Informações: Assessoria MANN+HUMMEL

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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